Tanto novatos quanto os mais experientes na cozinha vegana podem estar à procura de substituições parar usar nas receitas não veganas. Para todos os ingredientes não veganos, existe pelo menos um par de substitutos veganos.

Lista de produtos veganos: leite vegano

É muito fácil substituir o leite de vaca em uma receita. Você pode usar leite de soja, leite de arroz, leite de aveia, leite de coco, ou leite de amêndoas.

Lista de compras vegana: queijo

Leia o rótulo com atenção, já que alguns queijos vegetarianos contém caseína, que não é vegana.

No lugar do queijo cottage ou ricota , você pode usar o tofu, mas lembre-se que ele não vai derreter ou ter a mesma consistência cremosa que você esperaria do cottage ou ricota. Você pode precisar de combiná-lo com ervas e adicionar um pouco de sal para que ele funcione em sua receita.

Substitutos de ovos na dieta vegana

Um ótimo substituto para ovos mexidos é tofu mexido. Você pode fazer sua receita ou comprar uma receita pronta. Outro substituto para o ovo é o gel da linhaça. Basta deixar a linhaça de molho em água de um dia para o outro, e usar o líquido gelatinoso. Nesse caso, o gel é usado para dar liga para massas, funcionando como a clara do ovo. Bananas amassadas, em receitas doces, também servem para dar liga, e ficam deliciosas como substitutas aos ovos.

Substitutos de ovos na dieta vegana

Mesmo o ovo pode ser substituído em uma dieta vegana por sementes de linhaça. A semente de linhaça, ao ser deixada de molho, produz um gel que pode ser usado para dar liga a massas e outras receitas que usariam a clara do ovo. (Foto: comaorganico.com)

 

Substituto de caldo de carne ou caldo de galinha na dieta vegana

Substitua esses caldos com o caldo de legumes. Ou use cubos de caldo de vegetais, facilmente encontrados em qualquer supermercado. Verifique os ingredientes, no entanto.

 Alimentos veganos industrializados: manteiga

Há margarinas veganas no mercado que funcionam bem em substituição à manteigas veganas. Leia bem os rótulos porque nem todas as margarinas são veganas. Você também pode querer considerar o uso de óleos como canola, girassol, azeite ou de milho em vez de manteiga ou margarina.

Iogurte vegano

Várias empresas já estão fabricando iogurte de soja ou coco, e disponíveis em vários sabores

Substituto vegano para maionese

Existem alguns substitutos veganos para a maionese no mercado. Você pode usar a maionese vegana exatamente como usaria a maionese não vegana. Dá pra fazer uma receita de maionese vegana caseira, sem muita dificuldade também.

Substituto vegano para a gelatina

Se você precisa substituir a gelatina em uma receita, use agar. Existem empresas que fazem um produto de gelatina de frutas vegano, apesar de poder ser um  pouco mais difícil encontrar.

Substitutos veganos para o mel

Há muitos adoçantes líquidos no mercado que você pode usar em suas receitas em vez do mel. No entanto, todos eles variam na consistência e doçura, fazendo da substituição uma questão de ensaio e erro, pelo menos inicialmente. Xarope de bordo, geralmente, é o substituto que muitos escolhem, mas existe o xarope de milho, melaço, e muitas outras opções.

Substituto vegano para o açúcar

Muitos veganos não comem açúcar porque alguns são refinados usando ossos de animais. Outros se opõem ao uso de açúcar simplesmente porque não é tão saudável como outros adoçantes, muitas vezes porque são cheios de pesticidas, e os trabalhadores das plantações de açúcar nem sempre são muito bem tratados. Quem quer substituir o açúcar refina em uma receita, tem a alternativa saudável dos açúcares orgânicos, como o açúcar mascavo, o açúcar de beterraba, e os açúcares que passam por menos processos de refinamento. Vale a pena dar uma chance.

Substituto vegano para o chocolate

Não existem substitutos veganos ao chocolate apenas feitos de leite de soja. São centenas de opções, cada uma mais saborosa que a outra. Devemos lembrar que a base do chocolate, o cacau, é um vegetal.

Substitutos veganos para a carne

Se você deseja que os seus alimentos tenham um sabor semelhante e textura à carne, muitas empresas estão industrializando produtos veganos com textura e sabor de carne para agradar aos não veganos. Existem receitas para aqueles que estão em uma dieta de transição, que podem ajudar bastante a adaptar o organismo ao gosto dos novos ingredientes na dieta vegana.

Substituto vegano do sorvete

Existem pós prontos preparados de sorvete veganos para você levar para casa. É possível também comprar sorvetes veganos prontos em muitas lojas especializadas, ou até fazer seu sorvete vegano em casa. A banana é uma boa base para qualquer sorvete vegano, basta congelar!

Esquecemos de algum substituto vegano que você gostaria de saber? Deixe nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)