O objetivo de manter uma despensa rica em produtos vegetarianos e veganos é sempre ter uma grande quantidade de ingredientes chave em mãos, possibilitando que você crie uma grande variedade de pratos saudáveis e eficientes na nutrição. Sua lista de compras vai variar dependendo do tamanho de sua casa e suas comidas favoritas, mas você sempre precisará de uma combinação de ingredientes principais e temperos que realcem os sabores, além de alguns ingredientes essenciais para a cozinha.

Nossa lista foi selecionada não apenas pelos valores nutricionais e seus papéis na cozinha vegana ou vegetariana, mas também porque eles são os ingredientes mais comuns nas receitas de dietas que não envolvem carne ou derivados de animais. Além destes itens básicos para sua despensa, você provavelmente vai querer estocar alguns “lanchinhos”, como pães integrais, hambúrgueres vegan, soja ou queijo, condimentos, cereal para o café da manhã. molho de salada, frutas frescas, pipoca, batatinhas entre outros. É interessante também ter algumas tortilhas para fazer um sanduíche enrolado ou um burrito.

Produtos enlatados ou desidratados são opções que podem ser preparados de muitas formas diferentes. Portanto, escolha alguns para ter sempre em mãos. Mantenha um estoque de macarrão e arroz, preferencialmente integrais, para um ganho nutricional extra. Feijão, lentilhas e outros grãos como quinoa, milho, cevada e PVT (proteína vegetal texturizada) também devem estar em sua pequena lista de compras.

Mais opções para sua casa

Quanto melhor você fizer sua lista de compras, mais opções de receitas, temperos e incrementos você terá em sua casa, além de uma vida muito mais saudável e nutritiva. (Foto: tekatun.com)

Se você está tentando cortar o açúcar refinado de suas receitas, um adoçante líquido é essencial. Existem também no mercado, produtos que substituem os ovos. Eles são necessários para aqueles que estão tentando tornar-se veganos ou apenas querem abandonar o consumo de ovos. Fermento em pó, bicarbonato de sódio, baunilha e cacau em pó são necessários para muitas das sobremesas vegan ou vegetarianas.

Molho de soja, margarina de soja, caldo de legumes, azeite de oliva, vinagre balsâmico, vinagre de arroz e pasta de amendoim são itens que, na sua dispensa e geladeira, irão complementar os principais pratos e receitas de sua casa.

Os temperos, na verdade, fazem toda a diferença nas receitas. Porém, nem todos os temperos agradam todo mundo. Experimente diferentes combinações e quais você mais utiliza para ter um estoque satisfatório destes itens. Pimenta preta, pimenta do reino, cominho, curry, alho, gengibre, cebolas, orégano, pimenta vermelha, sal, salsa, temperos desidratados, entre muitos outros são só exemplos do que sua cozinha precisa para ficar mais completa.

Vegetais são mais complicados para a lista de compras vegan ou vegetariana. Isso porque as compras tem de ser diárias ou, pelo menos, semanais. Cebola e alho são exceções, assim como alguns outros quando bem armazenados. O que boa parte das pessoas faz é cozinhar os vegetais e armazenar no congelador. Mesmo com uma perda pequena de nutrientes, é uma boa forma de sempre ter em mãos alimentos saudáveis. As opções de vegetais são muitas e variam muito de acordo com o gosto de cada um. É apenas necessário que você tenha uma dieta bem colorida, garantindo que tenha o máximo de nutrientes e vitaminas em sua dieta.

Para complementar, não esqueça de ter frutas em abundância em casa para sobremesas menos calóricas e mais energéticas. Um iogurte para começar o dia pode ser bem estimulante para um bom apetite e regulação dos intestinos e estômago. Algumas vitaminas e barras de cereais também podem ser uma boa opção de energia entre refeições. Faça sua lista incluindo os ingredientes aqui citados e suas opções pessoais que garantimos, você não irá se decepcionar.

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