O espinafre é um dos vegetais mais nutritivos que você pode colocar em sua nutrição. Principalmente quem é vegano pode usar ainda o espinafre como uma ótima opção à massas e outros ingredientes não veganos na sua dieta. Que tal então ainda combinar o espinafre com receitas deliciosas, que vamos dar pra vocês?

Receitas veganas rápidas: espinafre picante com sementes de girassol

Dois ingredientes saudáveis combinados em uma deliciosa receita, que serve até 8 pessoas com folga. Com um tempo aproximado de 30 minutos para ficar pronta, é ainda rápida para atender visitas de última hora e emergências.

Ingredientes

  • ½ xícara cru sementes de girassol
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de tempero de sua escolha
  • 900 gramas de espinafre
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture sementes de girassol, 2 colheres de chá de azeite e 2 colheres de chá de tempero em uma tigela pequena. Espalhe sobre uma assadeira e asse 5 a 7 minutos, ou até ficar marrom claro. Separe

Aqueça as 2 colheres de sopa de azeite restantes em uma panela grande ou forno holandês em fogo médio-alto. Adicione 1 colher de sopade tempero e cozinhe por 30 segundos. Adicionar folhas de espinafre em 3 ou 4 partes, mexendo até murchar uniformemente. Deixe cozinhar 1 minuto e, em seguida, retire a panela do fogo, misture o vinagre, e tempere com sal e pimenta, se desejar. Polvilhe com sementes de girassol pouco antes de servir.

Receitas de espinafre veganas

Uma deliciosa sopa de espinafre, com molho branco vegano. O que acha dessa? (Foto: www.seriouseats.com)

Receitas veganas salgadas: espinafre com grão de bico

30 minutos de preparo total, para render 4 porções. Nada mal para atender às necessidades de cozinha vegana rápida, ou aquela visita vegana que não avisou com antecedência que viria para o jantar.

Ingredientes

  • Azeite extra virgem
  • 1 cabeça de alho (12 dentes)
  • 3 colheres de sopa de páprica doce
  • 6 xícaras de espinafre (250 g)
  • 1/2 xícara de água (125 ml)
  • 3 xícaras e 1/2 de grão de bico cozido (650 g)
  • Sal (opcional)

Modo de preparo

Coloque o grão de bico para cozinhar em uma panela de pressão em fogo alto. Cozinhe o alho (picado) em uma panela com um pouco de azeite extra-virgem em fogo médio até dourar. Adicione a páprica, mexa e adicione o espinafre (picado. Adicione a água e sal a gosto (opcional) e cozinhe por cerca de 5 minutos. Você pode usar o óleo em vez de água para cozinhar o espinafre.

Drene o grão de bico da panela de pressão após 20 minutos, e adicione à mistura, cozinhando por mais 5 minutos.

Receitas veganas com espinafre

Tomate e espinafre: uma combinação que fica bonita e altamente saborosa! (Foto: recipes.saladmaster.com)

Substituto vegano para macarrão: espinafre com tomate

O espinafre assume uma textura semelhante ao do macarrão quando cozido. Misturado ao tomate, é um perfeito substituto vegano para o macarrão. 25 minutos de preparo, servindo até 2 pessoas.

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola pequena

2 dentes de alho

4 tomates pequenos (ou 1 lata de tomate picado)

2 colheres de sopa de molho de tomate

3-4 colheres de sopa de iogurte  vegano

400 g de espinafre fresco

1 colher de chá de alho ou soja crocante

1 colher de chá de orégano seco

1 colher de chá de manjericão seco

Flocos de pimenta vermelha (opcional)

Pimenta a gosto

1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo

Prepare o espinafre ao vapor, em uma panela com um pouco de água. Em outra panela, adicione as colheres de sopa de azeite de oliva. Pique a cebola e esmague ou rale o alho, colocando na panela.

O próximo passo é adicionar uma lata de tomate picado. Você pode usar 4 tomates frescos. Se deixar o tomate repousando nessa panela de um dia por outro, ele fica mais cremoso, ideal para esta receita.

Adicione o orégano, manjericão, flocos de pimenta vermelha, sal e um pouco de pimenta ralada. Adicione o tomate e o iogurte grego. Mexa até que ambos esteja dissolvidos no molho. Agora adicione o alho/soja crocante.

Adicione o espinafre fresco, mexa, prove, e ajuste os temperos à gosto.

Tem uma receita de torta de espinafre vegana que fica uma delícia também. Espia só no vídeo abaixo:

Sopa de espinafre vegana

Uma receita bem versátil, pode ser combinada com vários molhos veganos. Serve 4 a 6 pessoas, demora 60 minutos para ser preparada, mas pode ser congelada para consumo.

Ingredientes

  • 1 cabeça de alho
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1/4 xícara de cebolas brancas picadas
  • 1 xícara de cebola roxa cortada em rodelas
  • Sal a gosto
  • 1/4 xícara de aipo picado
  • 1 xícara de abobrinha em cubos
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • 4 xícaras de caldo de legumes
  • 2 xícaras de espinafre
  • 1/4 xícara de amêndoas cruas ou castanha de caju

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Corte a parte superior da cabeça de alho, embrulhe o bulbo em papel alumínio e asse em uma assadeira por 30 a 40 minutos, até ficar macio. Permita a cabeça de alho esfriar e esprema a polpa de alho. Isso deve render 2 colheres de sopa ou mais de alho torrado. Separe.

Aqueça o óleo em fogo médio-alto em uma panela grande. Adicione a cebola branca, cebola roxa e 1/4 colher de chá de sal e refogue por 5 minutos, até que as cebolas fiquem transparentes. Adicione o aipo, abobrinha, e salsa e refogue por mais 5 minutos.

Junte o alho e o caldo de legumes. Aumente o fogo alto ate a fervura. Reduza o fogo para médio e cozinhe por 10 minutos. Adicione o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos, até que as folhas fiquem macias. Retire a panela do fogo e deixe a sopa esfriar um pouco. Misture as nozes ou castanha de caju.

Despeje a sopa em seu liquidificador em partes e bate em velocidade alta por 1 a 2 minutos, até ficar homogêneo e cremoso. Volte a sopa para a panela e ferva, em fogo médio-baixo. Tempere a gosto com sal e pimenta e sirva. Misture com o molho de sua preferência, caso queira.

Tem mais receitas com espinafre? Compartilhe nos comentários! Diga-nos também como ficaram suas receitas veganas com espinafre!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)