Maionese é um dos ingredientes mais populares pra quaisquer receitas. O problema é que as receitas tradicionais usam vários ingredientes que vem de animais, e as receitas veganas nem sempre agradam a todos os paladares.

Talvez haja um explicação: o problema da maionese vegana não está na receita em si, mas no uso da maionese. Cada tipo receita de maionese vegana combina com diferentes pratos e ingredientes, realçando sabores específicos, aguçando seus sentidos. Tem a questão também do seu próprio paladar, que se adapta melhor a uma outra combinação.

Tendo isso em mente e sabendo, principalmente dos diferentes gostos e sabores que as pessoas gostam de ter como opções em seus livros de receitas veganas, decidimos 3 receitas diferentes de maioneses veganas. Ao final, vamos também incluir o motivo pelo qual escolhemos cada uma dessas receitas.

Uma observação importante: todos os leites de soja podem ser substituídos por leite de coco, leite de amêndoas, ou leite vegetal de outros tipos.

 

Receita de maionese vegana

Maioneses veganas são ótimas opções para conquistar o paladar de quem está em uma dieta de transição, combinando com vários aperitivos veganos e alguns molhos. (Foto: cleangreensimple.com)

Receita de maionese vegana com leite de soja e óleo de canola

Simples e de preparo rápido, fica pronta em 10 minutinhos. Ótima para servir aos convidados em visitas surpresa.

Ingredientes

  • 1 xícara de óleo de canola
  • 1/2 xícara de leite de soja
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • Sal e mostarda em pó a gosto

Modo de preparo

Combine o leite de soja e o suco de limão no liquidificador ou com um misturador por cerca de 30 segundos. Enquanto faz a mistura, adicione lentamente o óleo até a mistura engrossar. Adicione o sal e mostarda e misture. Prove e ajuste o tempero, se necessário.

Maionese vegana com leite de soja e azeite

 

Muda um pouco em relação a receita acima. Essencialmente, listamos essa receita porque tem muita gente que não gosta do óleo de canola ou não encontra para comprar. O tempo de preparo é o mesmo, 10 minutos.

 

Ingredientes

  • 3/4 de copo de leite de soja
  • 1 colher e 1/2 de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 3/4 de xícara de azeite
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Combine o leite de soja, o sumo de limão e a mostarda em um misturador ou um misture com muita intensidade por cerca de 30 segundos. Enquanto faz a mistura, adicione lentamente no óleo até engrossar, acrescentando o sal e pimenta logo depois. Prove e ajuste o tempero se necessário.

Receita de maionese vegana

A maionese vegana ainda dá pra guardar nem potinhos na geladeira por algum tempo, para você usar em lanches e outras receitas. (Foto: www.homesweetjones.com)

Maionese vegana com tofu e óleo vegetal

Diferente do tradicional, essa receita tem um toque especial com o tofu. Também, 10 minutos para o preparo, ótima para sua lista de receitas veganas fáceis de fazer.

 

Ingredientes

  • 115 gramas de tofu
  • 2 colheres de chá de suxo de limão
  • 2 colheres de chá de mostarda Dijon
  • 1 xícara de óleo vegetal
  • Sal

Modo de preparo

Combine o tofu, o suco de limão e a mostarda em um liquidificador ou misturando com intensidade por 30 segundos ou até que o tofu fique bem suave.

Enquanto prepara a mistura, adicione lentamente o óleo até a mistura engrossa, colocando o sal. Ajuste o tempero, se necessário

Como usar essas receitas de maionese vegana?

A receita que lhe dará a coisa mais próxima da”real” maionese (ou seja, a versão para enganar seus amigos não vegetarianos) é a opção com tofu. Esta opção terá a mesma textura grossa e um sabor semelhante à maionese não vegana.

A primeira receita, que apela para o óleo de canola, tem maior suavidade. Será necessário misturar no liquidificador novamente nos dias seguintes à receita pronta. É ótima para usar imediatamente para umedecer um sanduíche ou como uma base para algo que peça maionese.

A segunda receita, que usa partes iguais azeite e leite de soja, é mais espessa e não se separa. Ele mantém-se melhor por mais tempo, e é ótima para usar em sanduíches e como uma base para várias receitas. Ela tem um sabor ligeiramente mais doce do que as outras duas e é excelente com outros ingredientes picantes.

E aí, o que vocês acharam? Fizeram alguma mudança nas receitas? Deixem nos comentários seus experimentos na cozinha vegana e compartilhem suas ideias deliciosas!

 

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Receita de maionese vegana caseira!”

  1. Edinalva

    É muito bom as receitas

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)