O que acontece quando você tem convidados para o jantar e eles são ou vegans ou vegetarianos? Alguma preparação com antecedência pode garantir que o seus convidados especiais desfrutem do evento tanto quanto os outros convidados.

Comece perguntando se eles têm alguma restrição alimentar quando enviar um convite para uma refeição. Ao discutir o assunto, pergunte se eles estão dispostos a comer gelatina, ovos, laticínios, mel, ou outros produtos de origem animal.

Conheça as diferenças para evitar erros estranhos ou esforços desnecessários da sua parte. Existem diferentes tipos de vegetarianos. Não tenha medo de fazer perguntas específicas para saber quais são as opções seguras a serem servidas.

  • Lacto-vegetarianos comem produtos que não provém da carne de animais, como laticínios (leite, gelatina livre de iogurte, manteiga, queijo coalho etc) e mel, mas nenhum peixe, carne ou frango;
  • Ovo-lacto-vegetarianos comem ovos, além de produtos lácteos, mas nenhum peixe, carne, frango ou outros produtos que tenham algum ingrediente de origem animal;
  • Vegans evitam ovos, laticínios, mel, carne e qualquer produto de origem animal;
  • Piscitarianos não são vegetarianos, mas podem comer uma dieta principalmente vegetariana. Eles vão comer frutos do mar. Alguns comem mais do que outros ou tipos específicos de frutos do mar.
Convidados vegetarianos em sua casa

Não é só de verduras que um vegetariano vive. Por isso, pesquise bastante antes de tomar decisões sobre o que irá servir aos seus convidados. (Foto: farmersalmanac.com)

Verifique os ingredientes das receitas que você estava pensando em servir. Algumas receitas podem já ser aceitáveis, ou podem ser facilmente adaptadas (por exemplo, utilizando-se o leite de soja em vez de leite de vaca para fazer uma sobremesa vegan). Ao comprar produtos, olhe para os ingredientes de origem animal escondidos nos produtos produtos tais como caldos de carne, gelatinas, caseína ou soro de leite, lactose, manteiga, queijo, etc.

Considere ter seu amigo vegetariano com você na hora de escolher as receitas. Você pode aprender muito sobre cozinha vegetariana dessa forma. Pergunte-lhes sobre uma receita especial e tente fazê-la junto a eles.

Não assuma que os vegetarianos vão escolher os vegetais de um prato de carne, ou comer batatas fritas ou pratos que foram cozinhados no mesmo óleo que carnes ou peixes. Prepare um prato sem carne separada para eles, sem usar os mesmos utensílios utilizados no preparo dos pratos não-vegetarianos. Certifique-se de que a quantidade e a qualidade da comida servida a todos os convidados é semelhante. Não espere um hóspede vegetariano se sentir satisfeito com uma salada de alface ou macarrão no chato molho de tomate, básico, enquanto todo mundo tem uma refeição completa. É um erro comum em restaurantes também, e é uma maneira infalível para garantir que eles não queiram voltar.

Inclua pratos que encham como massas, arroz ou batatas, bem como frutas e legumes. Não se esqueça de incluir a proteína, caso contrário, sua visita ainda vai estar com fome. Boas fontes de proteína são sopa de lentilha vegetariana ou chili (feito com feijão).

Pesquisar as receitas na internet ou encomende-as prontas. É muito fácil achar em sua cidade um restaurante que faça ótimas receitas ou tenha já congelado algumas receitas vegetarianas ou vegan com qualidade. Se não quiser trabalhar muito, você pode se ater às receitas simples, sem problema algum, não se esquecendo das sobremesas e de que outros convidados podem querer experimentar as receitas vegetarianas também.

Lembre-se que muitos dos alimentos que você come podem já ser vegetarianos ou facilmente convertidos em versões vegetarianas. Quando você não tiver certeza sobre as receitas ou limitações de dieta de um convidado, não exite em perguntar para não cometer uma gafe, como preparar um prato apenas e somente para o convidado vegan ou vegetariano. As opções tem que estar disponíveis para todos.

Algo muito comum e que você nunca deve fazer é mentir para seus convidados e afirmar que os pratos são vegetarianos quando eles não são. Isso pode muito bem estar a violar as convicções éticas e/ou religiosas da pessoa, uma violação muito grande de confiança e amizade. Se descobrirem que você mentiu, o que é provável, eles vão sentir que não podem mais confiar em você. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas graves para os ingredientes de origem animal que você está tentando fazer com que eles comam. Muitos vegetarianos e vegans vão ficar doentes depois de comer produtos de origem animal, já que seus corpos não estão acostumados a consumí-los. Então, novamente, quem é alérgico a algum tipo de alimento deve notificar bem suas restrições alimentícias.

O conforto de um lar

Faça com que seus convidados vegan e/ou vegetarianos sintam-se à vontade em seu lar, como se fossem parte da família e não seres tratados à parte. (Foto: examiner.com)

Não brinque sobre os alimentos que o seu hóspede gosta, ao menos que você saiba que vai se sentir confortável com suas piadas. Não brinque com o convidado ser um “hippie”, “abraçador de árvores” ou qualquer coisa do tipo. É mais ou menos como ficar provocando um amigo do time rival em uma mesa de jantar, algo desagradável e completamente desnecessário.

Não gaste toda a refeição pedindo que o vegan/vegetariano convidado explique por que eles são assim. Não conte-lhes histórias de terror sobre como você conhece alguém que tem um parente que encontrou alguém cujo vizinho era um vegetariano, mas ficou tão doente que quase morreu.

A maioria das lojas de alimentos saudáveis oferecem alimentos vegetarianos de alta qualidade e tem uma equipe especializada. Isso geralmente resulta em preços mais altos repassados para o consumidor. Pretende gastar mais quando as compras lojas especializadas ou na seção de comida saúde de seus melhores lojas de supermercado. Pode ser sua ajuda final de última hora, caso não tenha se planejado corretamente para esse momento.

Pode parecer difícil receber um vegetariano ou vegan em sua casa, mas não é. É algo simples e que demanda apenas um pouco mais de preparo de sua parte.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)