Lista de ingredientes não veganos no rótulo de alimentos! Cuidado!
Você saberia ler o rótulo de um alimento e me dizer, de cor, quais são os ingredientes listados que vieram de fontes animais? Todos eles? Muitos ingredientes de alimentos considerados veganos ou vegetarianos são, na verdade, derivados de animais. Por isso, quem tem uma dieta mais restrita não pode se descuidar, e tem que ler sempre o rótulo dos ingredientes. Só que como é possível descobrir esses ingredientes que vem de animais? Como se proteger disso?
Alimentos veganos e vegetarianos: liste sempre os naturais primeiro
A primeira linha de defesa para uma dieta vegana ou vegetariana consiste na compra para alimentos naturais, evitando quaisquer alimentos industrializados ou processados tanto quanto possível. Se você pegar uma berinjela no mercado ela só contém berinjela. Quanto mais você pode usar alimentos integrais e naturais para cozinhar, menores serão as chances que você tem de consumir acidentalmente produtos animais escondidos.
Leia também
- 10 marcas veganas populares! Cosméticos e comida!
- Substituições de gelatina e ovos e mel na dieta vegetariana
O que um vegano não pode comer ou melhor dizendo: aprenda a ler os rótulos dos produtos!
Aprenda a ler rótulos dos produtos antes de comprar. Quer ver um exemplo de descuido comum? Muitas sopas de legumes industrializadas contém Massas contém ovos. Batatas fritas congeladas podem contem banha e leite. Arroz instantâneo pode conter gorduras e proteínas ainimais. Marshmallows e balas de goma contém gelatina. A lista é longa e infinitamente surpreendente. Mesmo produtos vendidos como veganos podem conter ingredientes vindos de animais.
Lista de ingredientes não veganos nos rótulos dos alimentos
Existem famílias de produtos escondidas em vários alimentos, sendo estes usados como ingredientes, reativos, ou estabilizadores do alimento.
Laticínios – É a família de produtos derivada de animais que você mais vai encontrar em rótulos. Não estamos falando apenas de leite e queijo, mas de ingredientes não muito conhecidos e que são derivados do leite. A lista inclui a caseína, caseinato, soro de leite, lactalbumina, lactoferrina lactoglobulina, lactose, lactulose, nougat, Recaldent, oughee e paneer.
Coalho – Para herbívoros que ainda não tenham deixado os laticínios para trás, o coalho é uma fonte potencial de ingestão de ingredientes derivados de animais. O coalho é um agente coagulante usado para fazer queijo, geralmente de origem bacteriana e que pode ter sua origem do estômago de animais. Pode ser que você encontre na lista de ingredientes o nome da bactéria, e a partir do nome da pra pesquisar a origem (se é animal ou vegetal).
Gelatina – A gelatina é um ingrediente que vem de cascos, pele, e tendões de vários animais. Comumente encontrada em marshmallows, chicletes, balas de goma, e até na cápsula de revestimento de certos medicamentos.
Açúcar – O açúcar integral, açúcar orgânico, açúcar de beterraba, e o açúcar mascavo não são processados com pedaços de animais. Alguns açúcar de cana refinados (brancos), no entanto, são filtrados através de ossos de animais queimados afim de branqueá-los. Não é o consumo direto de ingredientes animais, mas é tão ruim quanto.
Aspartame – Durante a fabricação de aspartame, parte das recções químicas dependem de uma enzima que vem dos rins dos porcos. Alimentos que tem esse tipo de ingrediente incluem refrigerantes, adoçantes de baixas calorias, gomas de mascar, xarope, doces e geleias, barras nutricionais, bebidas e sucos, em geral.
Álcool – açúcar, como, muitos tipos de bebidas alcoólicas, cerveja e vinho são feitos com vários materiais desagradáveis. Como ingredientes para a produção são usados as proteínas do leite, gelatina, ossos, proteínas do ovo e ictiocola (feito de bexigas de peixe). Outros ingredientes de origem animal podem ainda serem incluídos na receita.
Vitaminas – Quase todas as vitaminas tem mais de uma fonte. Geralmente, para poupar recursos, as empresas obtém de onde é mais barato, ou seja, de fontes animais. Atenção especial para as vitaminas A, vitaminas do complexo B, e vitaminas D na lista de ingredientes em um rótulo.
Luteína – É um corante de alimentos, que pode ser obtido de fontes animais ou vegetais. Procure-o principalmente em alimentos da cor amarela.
Pesquise os ingredientes que você está comendo
Cada vez que você comprar um alimento, pesquise cada ingrediente. Nossa lista pegou os ingredientes não veganos principais que ficam “escondidos” nos rótulos de produtos, mas existem muitos outros. Ser vegano ou vegetariano não é uma tarefa fácil. Só que fazendo dessa forma, em pouco tempo você terá uma lista de produtos e ingredientes de origem animal que não pode comer, e saberá controlar muito melhor sua dieta. Comece sua lista e compartilhe nos comentários abaixo. Os veganos e vegetarianos agradecem sua colaboração!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também
O que servir a convidados vegetarianos?
Quais as desvantagens em se tornar vegano/vegetariano?
Ovo-Lacto-Vegetarianos! Explicando este conceito!
Dieta sem glúten no veganismo: como começar?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.