Como fazer linguiça vegetariana?
A linguiça vegana é uma receita que pode ser usada e saboreada em churrascos, aniversários, ou mesmo em uma boa feijoada vegana para deixar qualquer um com água na boca. Para agradar gregos e troianos, listamos 3 receitas diferentes de linguiças veganas, com o modo completo de preparo e todos os ingredientes.
Uma das dificuldades na maioria das receitas de linguiça vegetariana é, geralmente, mantê-las inteiras durante o preparo, principalmente quando feitas em churrasqueira. Isso é fácil de resolver: basta embrulhar em papel alumínio. Existem “capas” de linguiça feitas com materiais veganos, como algas, que podem ser encontrados em lojas especializadas, e serem preenchidos com os ingredientes de sua preferência. Nada impede que você use o papel alumínio, no entanto, ok?
Leia também
Linguiça vegana italiana
Para deixar qualquer um com água na boca.
Ingredientes
- 450 gramas de seitan
- 2 dentes de alho prensados
- 1/2 de chá de alho em pó ou em flocos
- 2 colheres de chá de sementes de funcho moído
- 1/2 colher de chá de páprica doce
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 1/4 de caldo de legumes
Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 180º C. Enquanto o forno aquece, misture todas as especiarias ao seitan, formando uma massa homogênea e amassando durante algum tempo. Divida em duas partes, amassando separadamente, apertando, esticando, e alongando em formato de linguiça. Não se preocupe muito com o formado, por enquanto.
Pegue um pedaço de papel alumínio e enrole ao redor da massa, deixando uma ponta no fim de cada extremo da linguiça. Role e torça as extremidades, como se fosse fazer um embrulho de bala. Coloque a linguiça no forno, em uma assadeira.
Enquanto a linguiça está no forno, no fogão, prepare o caldo de legumes em fogo baixo.
Passados 15 minutos ou até as linguiças conseguirem manter sua forma, remova as salsichas do papel alumínio e jogue no caldo, cozinhando por mais 15 a 20 minutos até ficar firme e elástica. Sirva ou embrulhe em papel alumínio e congele para servir depois.

Que tal uma receita diferente de linguiça vegana para agradar seu paladar? Petisco, almoço, jantar, churrasco: é só escolher! (Foto: leafycauldron.net)
Linguiça vegana gourmet (linguiça Andoullie)
Como sempre, gostamos de dar uma opção mais complexa aos nossos leitores, com mais ingredientes, para agradar aos paladares mais exigentes.
Ingredientes
- 1/2 xícara de grão de bico lavado, escorrido e hidratado
- 1 xícara de caldo de legumes
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de molho shoyu
- 1 e 1/4 de xícara de glúten de trigo
- 1/4 xícara de levedura nutricional (pode ser vegana)
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 e 1/2 colher de chá de alho em pó ou em flocos
- 1 colher de chá de cebola em pó
- 2 folhas de louro picadas bem finas
- 1 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 colher de chá de sálvia
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta moída
Modo de preparo
Deixe pronto sua panela de preparo a vapor, com a água fervendo, e deixe 4 folhas de papel alumínio já separadas.
Em uma tigela grande, bata o grão de bico até que não haja mais nenhum inteiro. Jogue todos os outros ingredientes na ordem listada acima e misture com um garfo. Misture cerca de 5 minutos até ficar bem firme.
Divida a massa em 4 partes iguais, e coloque uma parte de massa em folha de estanho e molde em forma de linguiça do tamanho de um palmo. Embrulhe a massa em papel alumínio. Não se preocupe muito com moldar a forma, ele se encaixará enquanto ele estiver cozinhando. Coloque salsichas envoltas em vapor deixe durante 45 minutos. Retire e deixe esfriar em papel alumínio até estar pronto para usar.

A salsicha vegana combina muito bem com saladas e molhos. (Foto: blog.unicasport.com)
Linguiça vegana recheada com tomate seco
Uma receita criativa de linguiça, que esperamos agradar aos paladares mais exóticos.
Ingredientes
- 1/2 cebola cortada bem fino
- 3 dentes de alho em fatias finas
- 2 pimentas chili
- 1/2 colher de flocos de pimenta
- 6 tomates secos, picados
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
- Suco de 1/2 limão
- 1 colher de chá de orégano
- 1 colher de chá de coentro em pó
- 1 colher de chá de colorau
- 1 colher de chá de cominho
- 1/2 colher de chá de pimenta em pó
- 1/2 colher de chá de pimenta caiena
- Pimenta do reino a gosto
- 2 xícaras de feijão cozido amassado
- 1 xícara de farinha de grão de bico
- 1/4 de xícara de farinha de quinoa ou trigo integral
- 1/2 colher de sopa de gel de linhaça (ou outro substituto de clara de ovo)
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180º C e unte uma assadeira com azeite ou manteiga vegana. Cozinhe a farinha de quinoa ou trigo integral, colocando uma xícara de água e deixando ferver, cozinhando por 4 minutos, mexendo constantemente. Desligue o fogo e reserve.
Em outra panela, adicione 2 colheres de sopa de água e refogue em fogo médio, adicionando a cebola, o alho, p pimentão picado, o tomate seco e cozinhe por 2 minutos antes de adicionar a polpa de tomate, flocos de pimenta, orégano, coentro, páprica, cominho, pimenta pó, pimenta de caiena e pimenta do reino. Mexa tudo isso junto, cozinhe por 2 minutos e, em seguida, transfira isso para um processador de alimentos e misture até formar uma pasta. Acrescente o suco de vinagre e o limão e reserve.
Em uma panela grande, misture o feijão, a farinha e adicione a pasta reservada anteriormente. Em seguida, adicione o gel de linhaça e mexa tudo isso junto até ficar completamente combinado. Agora umedeça as mãos e agarrar um punhado decente da mistura (cerca de 3 colheres de sopa vale) e molde em uma bola, rolando entre as palmas das mãos até que esteja em uma forma de linguiça. Coloque em um tabuleiro e deixe no forno por 20 a 25 minutos.
Lembrando que todas as receitas podem também ser feitas na churrasqueira, ok?
O que acharam? Como vocês fizeram essas receitas? Deram alguma modificada nas receitas originais?
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também

Receitas de sopas veganas!

5 receitas para massa de bolo vegano

5 receitas de almoço vegano rápido

Salsicha vegetariana é saudável? Pratos e receitas!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.