Embora você possa armazenar trigo por mais de 30 anos nas condições corretas, a vida de prateleira do fermento é de aproximadamente um ano antes de começar a perder a validade e tornar-se altamente ineficaz. Assim, ao menos que você goste de comer pão seco e sem volume, ter um estoque de fermento nutritivo e natural vai te ajudar a sempre fazer um pão saboroso.

Por que fazer fermento natural?

A receita de fermento natural te dá um controle maior dos ingredientes de sua receita de pão caseiro com fermento natural. Assim, você tem uma forma de fugir de alimentos industrializados e processados, como é o caso do fermento disponível para venda em supermercados, produzido com compostos químicos. Como bônus, ao aprender fazer sua própria receita de fermento natural, você pode acabar economizando um bom dinheiro com fermento natural.

Cultive seu próprio fermento com frutas e vegetais

Para o recipiente da foto começar a produzir as levedura,s basta adicionar água e deixar no sol ou calor por 3 dias. (Foto: divulgação)

O que é o fermento caseiro?

A receita de fermento caseiro é simples. Mais do que você imagina. O que é mais interessante sobre o fermento é que ele é composto de levedura, um fungo comestível. Este fungo se reproduz e faz as massas crescerem. E sabe a parte boa do fermento natural? Ele ocorre naturalmente na casca de frutas secas ou frescas, vegetais e até ervas encontradas na natureza, como o hortelã. Basta apenas que você faça o cultivo do fungo para fermento biológico para ter o fermento natural em casa.

Como fazer fermento caseiro?

Para fazer o fermento natural para pão caseiro, encha uma jarra de vidro até um quarto ou metade com uma fruta cortada, vegetais ou ervas. Se você estiver usando frutas (maçã ou uvas são ambos excelentes para tentar primeiro) ou legumes, não remova a casca do alimento.

Encha o resto do frasco com água até que você tenha cerca de 3/4 do recipiente cheio. Feche o frasco e deixe em uma área quente (ao sol ou dentro de um fogão) por cerca de 3 dias ou até uma boa quantidade de bolhas se formarem (as bolhas indicam que a levedura está reagindo com os hidratos de carbono em sua fruta, vegetal etc), mais ou menos semelhante a um processo de hidratação de sementes, só que adicionando o elemento do calor.

Guarde a água com a levedura e use-a no lugar da água que você normalmente usaria pra a receita de pão caseiro. Amasse o seu pão como de costume e deixe-o descansar, e a mágica dos fungos das leveduras vai acontecer, crescendo sua massa. Bastará só assar seu pão, como normal, e pronto!

Armazene o fermento natural por, no máximo, uma semana. Preferencialmente, faça a quantidade que você precisa exatamente para as suas necessidades de receita, deixando pronto uma nova leva cada vez que você usar uma.

Considerações Finais

Experimente nossa receita caseira de levedura e deixe nos comentários suas receitas, dicas para criar leveduras e para o armazenamento. Deixe também suas dicas das melhores frutas, vegetais e ervas, até as combinações entre eles, que melhor funcionaram na sua receita caseira de fermento. Aguardamos ansiosos pela sua participação!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Receita de fermento natural para pão caseiro”

  1. Adriana

    Muito obrigada pela receita. O que eu posso fazer com a fruta depois de utilizar a água para o pão? Pode ser usada tipo como kimchi?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Sim, Adriana.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)