A proteína vegetal texturizada, também conhecida como proteína de soja texturizada, é um substituto saudável para a carne, uma vez que não contém gorduras saturadas ou colesterol. Preparado a partir de farinha de soja desengordurada, a soja texturizada não contém aromatizantes ou corantes adicionados e pode ser armazenada em um recipiente hermético por tempo indeterminado.

Soja texturizada: como preparar?

Antes de ser consumida ou acrescentada a qualquer receita, a soja texturizada seca deve ser hidratada em água antes do uso. Como referência, 1 xícara de soja texturizada seca rende o equivalente a 2 xícaras de carne, após ser adicionado uma xícara de água. Simples assim.

Soja texturizada: benefícios

A soja texturizada tem uma tabela nutricional que não leva em consideração todos os benefícios que ela pode trazer. Mas nós, que queremos ajudar nossos leitores, reunimos as informações nutricionais da soja texturizada destacando os benefícios que cada elemento traz.

Excelente fonte de proteína magra

A porção de 1/4 de xícara de soja texturizada seca contém cerca de 11 gramas de proteína. Este montante pode fornecer a uma mulher, 24 por cento de sua necessidade diária de proteína e para um homem 19 por cento das suas necessidades de proteína por dia. Diferentemente da maioria dos outras fontes vegetais de proteína, a soja texturizada é uma proteína completa, ou seja, contém todos os aminoácidos que seu corpo necessita. Usando a soja texturizada em vez de carne vermelha como fonte de proteína em sua dieta pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Proteína de soja sem glúten

A proteína texturizada de soja deve ser consumida com moderação para assim, maximizar seus benefícios. (Foto: divulgação)

Ricos em fibra alimentar

A proteína de soja tem 57 calorias em uma porção de 1/4 de xícara de proteína de soja, 24 destas calorias vem de 6 gramas de carboidratos. A maioria dos carboidratos (4 gramas no total), são fornecidos por fibra dietética. Uma porção de soja texturizada cumpriria quase 12 por cento da exigência de fibra por dia para os homens entre 19 e 30 anos de idade, 13 por cento da quantidade necessária para homens com idades entre 31 a 50 e 14 por cento da recomendação para homens com mais de 51. Mulheres até a idade de 30 anos podem obter 14 por cento de suas necessidades de fibra por dia a partir de uma porção de 28 g de proteína de soja texturizada, enquanto as mulheres mais velhas, com idades entre 31 a 50, recebem 16 por cento das suas necessidades. Mulheres com mais de 51 receberiam 18 por cento de sua exigência de fibra a partir de 1/4 de xícara de soja texturizada.

Baixo teor de sódio, rica em potássio

A soja texturizada é extremamente baixa em sódio. Cada porção de 1/4 de xícara de soja texturizada seca contém apenas 3 miligramas de sódio, o que é bem menos de 1 por cento do limite de sódio recomendado por dia até mesmo para as pessoas que estão em uma dieta com restrição de sódio. Mas a soja texturizada tem uma alta concentração de minerais que a maioria dos americanos precisa, incluindo potássio. Algumas marcas comerciais de proteína de soja texturizada podem ter até 540 miligramas de potássio em uma porção 1/4 xícara ou mais de 11 por cento dos 4.700 miligramas diários recomendados para adultos saudáveis. A soja texturizada é também uma boa fonte de cálcio, fósforo e ferro.

Rica em folato

Seu corpo precisa de vitaminas como folato ou vitamina B-9, para apoiar a saúde do seu sistema nervoso, para ajudar na síntese de células vermelhas do sangue e ajudá-lo a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas para a energia. Sem o suficiente, você pode ser mais propenso a desenvolver doença cardíaca ou um problema neurológico, como a depressão. Os adultos devem ter 400 microgramas de ácido fólico por dia. Uma porção de soja texturizada contém 64 microgramas de folato, uma quantia que pode fornecer 16 por cento da dose diária recomendada para um adulto.

Soja texturizada engorda?

Aos ser consumida em excesso e em uma dieta não balanceada e não acompanhada por um nutricionista ou médico, a soja pode acabar engordando sim. Porém, com o consumo correto, ela terá pouca influência sobre seu peso, atuando como um substituto magro para a carne. A soja texturizada e musculação andam juntas, principalmente para quem quer construir massa magra.

Soja texturizada: receitas

Você pode substituir a soja texturizada em praticamente qualquer prato que leva carne. Para alguns pratos, como bifes por exemplo, você pode precisar de algum tipo de óleo ou substituto do ovo para dar “liga” a soja texturizada, o que é bem simples. Incremente as receitas da forma que bem entender e faça sua dieta mais saudável com a soja.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar e responder a todas as suas dúvidas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

7 comentários para “Soja texturizada – Receitas e benefícios!”

  1. Danielle Aguiar

    A proteína texturizada de soja quando preparada cozinhada com óleo vegetal pode ser consumida todos os dias?

    Responder
  2. Ione Silva

    Posso comer soja todos os dias substituindo a carne e frango?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Pode, Ione. Mas se você estiver começando a transição para uma dieta vegetariana ou vegana, é melhor fazer essas trocas alternadamente.

      Responder
  3. Hudson

    Como ela crua mesmo 50gramas por dia. Pois malho muito. Faz algum mau?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Se for dentro de uma dieta saudável, não há problema algum.

      Responder
  4. Vera

    Como ela crua com cereais, misturado ao iogurte. Tem algum priblema?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Não tem problema Vera.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)