Se você está procurando maneiras de tornar a sua refeição do feriado muito mais interessante, não procure mais. Estas receitas vegetarianas e veganas não são apenas gourmet mas a maioria é bastante simples de fazer. Juramos que mesmo o comedor de carne mais firme vai voltar para o segundo ou até terceiro prato. Portanto, mãos à obra!

  • Entrada

Ricota Gnocchi com manteiga dourada, Sage

2 xícaras de ricota fresca
1 ovo
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de farinha
1 pedaço de manteiga
Folhas frescas de sálvia

Mistura a ricota, o queijo parmesão e o ovo em uma tigela. Ferva seis xícaras de água salgada levemente (separadamente). Adicione gradualmente a farinha na mistura até obter uma mistura não muito grudenta. Faça pequenas bolinhas com a mistura. Coloque as bolinhas em uma superfície lisa e não grudenta. Deixe as bolinhas secarem um pouco enquanto coloca a manteiga para esquentar em uma frigideira grande. Coloque suavemente as bolinhas na frigideira e quando começar a dourar, reduza o fogo e coloque as folhas de sálvia. Coloque-os na água salgada e quando eles flutuarem, estão prontos. Siva-os em tigelas com manteiga derretida e algumas folhas de sálvia.

Receita de Ricota Ginocchi

Pela aparência, dá pra saber: é uma delícia! (Foto: divulgação)

  • Entrée

Sopa de batata com alho-poró

2 alho-poró grandes
10 xícaras de água
2 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 kg de batata, em cubos
5 xícaras de caldo de legumes
1 colher de chá de endro fresco picado
1/4 colher de chá de pimenta branca
1/4 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de creme de leite, opcional

Retire do alho-poró a raiz e a pele exterior dura, reduzindo-o pela metade longitudinalmente. Mergulhe em duas xícaras de água com 2 colheres de sopa de vinagre branco por 30 minutos. Enxágue bem e pique. Derreta a manteiga em uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione os alhos picados, cozinhe até suavizar. Adicione os ingredientes restantes. Cozinhe em fogo médio-baixo até que as batatas amoleçam (cerca de 1 hora). Retire do fogo. Usando um liquidificador, faça purê com a espessura desejada e adicione o creme de leite, caso desejar.

Receita de sopa de batata com alho poró

Quem resiste a essa tentação? (Foto: mnn.com)

  • Prato Principal

Pimentões recheados com purê de batata

Sempre esteja à procura de maneiras diferentes para encher um pimentão e deixá-lo mais saboroso ainda. Por isso, esta receita pode te ajudar a dar um gostinho especial para essa verdura deliciosa

2 pimentões
3 batatas grandes cozidas (cerca de 1 kg e 1/2), em cubos
1/2 xícara de soro de leite
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de tomilho
1/2 xícara de queijo Gouda ralado
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Leve uma panela grande de água salgada para ferver e adicione as batatas. Cozinhe até ficarem macias. Coe as batatas, reservando a água, e adicione-as a uma tigela grande, juntamente com a manteiga, alho, parmesão, tomilho, sal e pimenta. Amasse as batatas, use um pouco da água reservada, se necessário. Sal e a pimenta a gosto. Uma vez que estamos a assar o purê de batatas no pimentão, você pode querer usar mais sal do que você faz normalmente. Corte seu pimentão no meio. Encha-os com o purê de batatas. Uma vez que uma metade do pimentão é recheado, coloque-o em uma assadeira e cubra com um pouco do queijo Gouda ralado. Seja generoso com o queijo. Pré-aqueça o forno e coloque a assadeira cheia de pimentões recheados na prateleira inferior. Cozinhe até que o queijo Gouda ficar derretido e só começar a dourar.

Receita de pimentão recheado com purê de batata

Receita deliciosa para agradar a gregos e troianos. (Foto: mnn.com)

  • Sobremesa

Maçã cozida recheada com gengibre cristalizado e amêndoas

4 maçãs grandes
1/3 xícara de gengibre cristalizado, picado
3/4 xícara de amêndoas, torradas e picadas
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de mel
1 1/2 colheres de chá de raspas de limão
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de cravo
Água, para o prato do cozimento

Pré-aqueça o forno.Combine o açúcar mascavo, baunilha e mel e misture bem. Misture o gengibre, amêndoas, canela, cravo e raspas de limão. Deixe repousar. Tenha o cuidado de remover todo o caule e sementes da maçã. Se for necessário, corte o fundo da maçã, de modo que elas fiquem em pé. Coloque as maçãs na posição vertical em uma assadeira. Colha o recheio na cavidade de cada maçã. Encha a assadeira com água suficiente para formar uma piscina de 1,2 cm em torno das maçãs. Leve ao forno por 1 hora e 15 minutos ou até que as maçãs estejam macias. Transfira as maçãs para um prato de servir. Despeje o líquido da assadeira em uma panela pequena. Cozinhe em fogo médio-alto até que se torne viscoso, por cerca de 15 minutos. despeje com cuidado o xarope sobre a parte superior de cada maçã.

Receita de maçã recheada

Para completar sua ceia com chave de ouro! (Foto: treehugger.com)

Você pode mudar cada uma destas receitas à vontade, deixando-as com seu toque particular. Vegans podem substituir os derivados de animais por opções veganas, como o tofu. Além disso, você também pode pegar uma de nossas receitas em nosso blog para incrementar ainda mais sua ceia de natal. Se você for do tipo de pessoa que estará recebendo convidados vegetarianos, já fizemos um guia sobre como recebê-los em sua casa. Faça um bom proveito de sua ceia e saboreie as refeições com bastante gosto e todo o prazer deste momento mágico do final do ano!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)