O tofu é composto de três ingredientes: soja, água e um coagulante, geralmente o nigari (cloreto de magnésio) ou gypsum (sulfato de cálcio). O leite de soja, preparado com soja e água, é o precursor do tofu como o leite é o precursor do queijo. Um coagulante é adicionado ao leite de soja para criar coalhada e soro, semelhante à forma como o queijo é feito. Tofu é uma espécie de queijo à base de plantas. Quando feito e preparado corretamente, é tão bom quanto o queijo não vegano. Quando não é bem feito, temos em mãos um bloco albino sem sabor.

Como fazer tofu?

Para fazer tofu, você precisa de muitas ferramentas e pratos, mas não muitos ingredientes. Como fazer queijo, muito do processo de fabricação de tofu se resume ao tempo, mas requer muito menos. De fato, depois de ter feito o leite de soja, você pode fazer tofu em menos de uma hora.

A receita que se segue se desenvolveu a partir de muita leitura e tentativa e erro. O único ingrediente que realmente mudará seu resultado final é o coagulante. Nigari, que tem um gosto ligeiramente amargo que muitas pessoas gostam, costuma ser usado para fazer essa receita. Se isso não for do seu agrado, resultados de gypsum tem um sabor menos amargo e criam um tofu suave como o nigari (e ele adiciona uma grande quantidade de cálcio para o seu tofu, também). Algumas receitas recomendam o uso do sal Epsom, que parece bom porque está amplamente disponível, mas resulta em um tofu granulado que não é tenro nem firme.

Antes de começar, faça uma pausa e coloque as coisas em ordem, especialmente se você for o tipo de cozinheiro que está propenso a entrar em pânico no momento exato em que um pote começa a ferver. Coloque seu pano para o queijo e todos os seus utensílios em uma mesa ou balcão antes de começar, e esteja preparado para ficar em pé e olhar para uma panela por cerca de 15 minutos ao adicionar o coagulante. Você também deve estar preparado para fazer uma bagunça pois como muitos projetos de culinária, sua mesa parecerá que você fez muito mais do que apenas um bloco de tofu quando terminar.

Seja criativo e use o que você tem para fazer isso acontecer. Você pode usar qualquer coisa como um molde para tofu, então sinta-se livre para ser criativo.

Como fazer o leite de soja?

Primeiro de tudo, você precisa fazer o seu leite de soja. Pegue um pouco de soja desidratada não transgênica de uma loja de produtos naturais em mercearia ou mercado. Você precisará de cerca de 3 xícaras para fazer um bloco de tofu.

Coloque 3 xícaras de soja secas em uma tigela média. Cubra com água por cerca de 2 centímetros. Deixe de molho durante a noite. De manhã, escorra e prepare-se para fazer leite de soja. Separe os seguintes itens

  • Um liquidificador
  • Um copo de medição para produtos secos
  • Um copo de medição para líquidos
  • Um grande pote
  • Uma colher de pau
  • Uma tigela
  • Pano para queijo
  • Um coador de malha fina

Coloque a soja embebida em um liquidificador com 8 xícaras de água. Misture até ficar bem cremoso e espumoso. Despeje o líquido em uma panela grande e coloque em fogo médio no fogão. Cozinhe, mexendo sempre removendo e descartando qualquer espuma que se forme, até que o vapor comece a subir da superfície do líquido, mas o líquido não ferve.

Tome cuidado para não queimar o seu leite aqui e não se esqueça de raspar constantemente o fundo da panela com a sua colher de madeira. Se o leite de soja queima no fundo, seu tofu não terá um bom gosto. Se você queimá-lo, jogue fora o seu lote e comece de novo.

Uma vez que o leite de soja começa a ficar seriamente espumoso (como cerveja) e sobe pelos lados da panela, retire-o imediatamente do fogo e não deixe ferver. Coloque o filtro fino sobre uma tigela (o coador deve caber no topo da tigela, mas não toque na parte inferior). Alinhe o coador com pano, e deixe bastante pendurado nas bordas.

Despeje o leite de soja cozido no coador alinhado ao pano. Deixe esfriar por pelo menos uma hora ou duas ou até esfriar o suficiente para aguentar.

Receitas de tofu

Faça sua própria receita de tofu para deixar com seu gosto e toque especial. (Foto: LowCarb Vegan)

Uma vez que seu leite de soja estiver frio, junte as laterais da gaze em suas mãos, formando um saco. Pressione o leite de soja restante dos sólidos. Uma vez que todo o leite tenha sido espremido do saco, você deve ter cerca de 8 xícaras de leite de soja. Transfira o leite de soja de volta para a panela e descarte ou salve os sólidos, chamado de okara, para usar na cozinha.

Cozinhe o leite de soja uma segunda vez, novamente em fogo médio. Mexa frequentemente para evitar queimar. Quando o vapor se formar na superfície do leite de soja, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Agora você está pronto para fazer tofu.

Antes de preparar seu tofu, certifique-se de que seus suprimentos estejam prontos e prontos, separando

  • 1 colher de sopa de coagulante
  • Um copo de medição líquido cheio com ½ xícara de água
  • Uma colher de pau
  • Uma tampa bem ajustada para a panela
  • Pano de queijo
  • Molde de tofu (ou um molde real ou um equipamento caseiro), forrado com várias camadas de pano
  • Uma tigela
  • Cerca de 1,5 kg de pesos

Receita de queijo tofu

Mexa o leite de soja várias vezes e retire a pele que se formou (você pode comê-la ou descartá-la). Desligue o fogo e combine o coagulante com a água, misturando para dissolver. Mexa o leite de soja vigorosamente por 10 segundos e em seguida, adicione 1/4 da mistura de coagulante, mexendo várias vezes mais e, em seguida, levante delicadamente a colher para fora da panela.

Polvilhe outro 1/4 do coagulante por cima do leite de soja, cubra a panela e deixe descansar por 3 minutos. Mexa apenas a superfície do leite de soja por alguns segundos e, em seguida, polvilhe o próximo 1/4 do coagulante sobre a superfície do leite de soja. Cubra o pote novamente por 3 a 5 minutos. Mexa delicadamente o leite de soja e adicione o último 1/4 de coagulante. Cubra e deixe descansar por mais 3 minutos.

Até agora, o leite de soja não deve mais parecer leite de soja você deve ter um pote amarelo pálido e coalhada esbranquiçada.

É aqui que as coisas ficam confusas. Com seu molde de tofu forrado com pano ou equipamento caseiro próximo e também a sua tigela, comece a separar o soro da coalhada. Pressione o coador de malha fina pequena na mistura, pressionando a coalhada sólida e permitindo que o soro preencha a xícara. Use sua concha para recolher o soro e transfira-o para a tigela. Continue fazendo isso até que a coalhada esteja firme contra a parte de trás do filtro e não haja mais soro suficiente para que você retire o pote.

Transfira a coalhada para o molde preparado, cubra com uma ou duas camadas de pano, coloque a parte superior do molde no topo e coloque os pesos em cima disso para pressioná-lo. Deixe o seu tofu descansar por 15 a 25 minutos para uma firma extra-firme.

O que fazer com o tofu?

Refrigere o seu tofu na geladeira até ficar firme o suficiente para cortar, depois corte em cubos e asse, frite ou cozinhe. Se você quiser esperar alguns dias, coloque-o em água fresca e fria por até três dias. Ou você pode adicionar um pouco de sal e pimenta e servi-lo imediatamente com arroz e legumes. É um pouco quebradiço, mas ainda assim cheio do sabor fresco de um trabalho bem feito.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar no preparo do tofu!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)