Tofu é ótimo em várias receitas e fácil de fazer. Ao longo do caminho de fazer tofu em casa, você também irá obter como subprodutos leite de soja e okara, que é basicamente apenas polpa dos grãos de soja, mas é ótima em pães, hambúrgueres ou cookies. Vamos então à receita de tofu caseiro?

Como se faz tofu caseiro: ingredientes e equipamento

Para fazer o tofu caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Água
  • 3 xícaras de grãos de soja seco
  • 2 colheres de sopa de sal de Epsom
  • Como alternativa ao Sal Epsom, você pode usar 75 ml de suco de limão.

O equipamento necessário para fazer o tofu caseiro é o seguinte:

  • Processador de alimentos ou liquidificador
  • 2 panelas grandes
  • 1 colher
  • 1 filtro
  • 1 saco de malha ou algumas camadas de tecido para queijos.

Receita de tofu caseiro

O primeiro passo para fazer o tofu caseiro é embeber e misturar Isso se faz colocando em imersão de água as 3 xícaras de grãos de soja seco durante a noite na geladeira. No outro dia, lave os grãos encharcados e descarte quaisquer descoloridos se detectar algum. Misture um pouco de cada vez com água suficiente para cobrir os grãos. Adicione os grãos processados ​​a sua maior panela com 12 xícaras de água. Mexa freqüentemente e cozinhe por cerca de 20 minutos. Isso vai espumar um pouco, então tenha cuidado para não deixar a mistura ferver, não confundindo a espuma com a mistura fervendo.

Receita de tofu

O queijo tofu caseiro é uma ótima maneira de manter sua dieta vegana com baixo custo e garantindo um queijo cheio de sabor e bom gosto. (Foto: LowCarb Vegan)

Como fazer tofu de soja caseiro: eliminando o leite

Derrame o conteúdo da primeira panela na sua segunda. Use uma colher para pressionar o máximo de leite que puder da primeira. O líquido é leite de soja. Os sólidos são okara. Normalmente, você vai conseguir retirar um jarro ou dois de leite de soja nesse ponto..

Cogulando para fazer o tofu

Aqueça o leite de soja de volta para cerca de 85 graus. É bom ter um termômetro de cozinha nesses momentos Dissolva 2 colheres de sal de Epsom em 1 xícara e 1/2 de água morna.
Alternativamente, você pode usar 75 ml de suco de limão. Retire do fogo e misture suavemente. Em cerca de 5 a 10 minutos, os coalhos serão separados.

Moldando seu queijo tofu

Uma malha ou um pano fazem um excelente molde. Descasque as coalhas e despeje no molde. Pressione com uma pequena placa e um objeto pesado. Deixe por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, você ficará com uma linda placa de tofu, um pouco de leite de soja e um pouco de okara.

Você pode misturar ervas e sal ao tofu quando ainda estiver coalho, para deixar o queijo com o gosto que você deseja. E não se esqueça de compartilhar seus experimentos com o tofu nos comentários abaixo! Queremos saber as delícias que vocês estão criando!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)