O Falafel é uma receita deliciosa de ser feita. E trabalhei bastante para encontrar a melhor e mais saborosa receita para nossos leitores saborearem. É vegan, sem glúten, e repleta de ingredientes saudáveis. Antes de dar a receita, vale contar uma breve história de como cheguei até esta combinação de ingredientes.

Comecei com a couve, uma folha verde que eu estava completamente familiarizado antes desta receita. Em seguida eu adicionei os grãos, sal marinho, pimenta, alho, suco de limão fresco e tahine. O engraçado é que eu estava me apontando para mais um “bolinho vegetariano” do que o falafel, também conhecido como bolinho de grão de bico.

Como sempre, os ingredientes são simples e direto ao ponto e equipamentos mínimos são necessários: processador de alimentos e uma panela. Eles também são reunidos e limpos em cerca de 30 minutos, o que dá uma praticidade especial à esta receita, principalmente para a fast food vegana e saudável.

Os pequenos bolinhos de resultado final são incríveis, e eu não uso essa palavra de ânimo leve! Estou tão surpreso com o quão saudável e simples que eles são, além do quão cheios de sabor que são. Eles são crocantes e saborosos do lado de fora, macios por dentro, e carregados com toques de limão, alho e tahine em cada mordida. Eu recomendo servi-los com a húmus fresco (uma das minhas receitas caseiras favoritas) ou você pode comer por conta própria.

Falafel para veganos

O Falafel ainda pode ser combinado com mais receitas para pratos completos e nutritivos. (Foto: www.restaurantcacher.com)

Receita de Falafel Vegano

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de cozimento: 10 minutos

Tempo total: 20 minutos

Porções: 4

Ingredientes

  • 4 xícaras de couve rasgada ou acelga cozidas no vapor;
  • 450 g de grão de bico cozido, lavado e escorrido;
  • 3 dentes de alho médios a grande, picados;
  • 1,5 colheres de sopa de tahine;
  • 1,5 colheres de sopa de suco de limão fresco;
  • 1/4 colher de chá de cominho;
  • Sal marinho e pimenta preta à gosto;
  • 3-4 colheres de sopa de farinha de aveia (procure por versões sem glúten);
  • 4 colheres de sopa de semente de uva ou azeite para cozinhar.

Modo de Preparo

Adicione a couve, grão de bico, alho, tahine, suco de limão, cominho e uma pitada saudável cada sal e pimenta a um processador de alimentos e misture. você também pode fazer isso à mão, mas vai dar um pouco mais de trabalho. Uma vez bem constituída, transfira para uma tigela e misture a farinha de aveia (1 colher de sopa de cada vez) até a mistura ficar espessa o suficiente para lidar com (cerca de 3-4 colheres de sopa). Prove e ajuste os temperos, se necessário. Eu adiciono mais sal, pimenta e suco de limão e um toque a mais de tahine.

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio para fogo médio-alto e adicione 2 colheres de sopa de óleo de cada vez. Agite a panela para cobrir toda a superfície com o óleo. Adicione 4 falafels para a panela de cada vez na forma de bolinhos feitos com uma colher ou com as mãos.. Confira na marca de 1-2 minutos para garantir que eles não estão dourando muito rapidamente. Se eles estão dourando corretamente, ligeiramente reduza o calor.

Uma vez que ficam na cor marrom dourado profundo (cerca de 3-4 minutos), vire os bolinhos de grão de bico. Cozinhe até que a parte inferior esteja dourada também. Sirva imediatamente com húmus e páprica. Você pode armazenar na geladeira, em camadas com papel manteiga em um recipiente hermético, por vários dias. Congele para manter por mais tempo.

Como ficou a sua receita? O que você fez de diferente? Comente abaixo e ajude mais pessoas a fazerem modificações deliciosas nessa receita!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

10 comentários para “Falafel – Receita original e assado! Bolinho de grão de bico!”

  1. Heleny Zuin

    Vou experimentar, gosto muito e só comi 1 vez, em um restaurante árabe!

    Responder
  2. Mauroterapeutaq

    Simplesmente nutritivo e saboroso…

    Responder
  3. Christina

    Gostei muito das receitas com grão de bico, vou experimentar todas. Humnnmm

    Responder
  4. Lauzinha

    Que maravilha! Vou experimentar todas as receitas árabes
    Devem ser muito saborosas

    Responder
  5. Lauzinha

    Que maravilha! Vou experimentar todas receitas árabes mencionadas
    Hum…,, já estou com água na boca!

    Responder
  6. Vandira

    Adorei os bolinhos de grão de bico, vou fazer para as minhas visitas.

    Responder
  7. Vandira

    Adorei os bolinhos de grão de bico, vou oferecer para as visitas

    Responder
  8. Maria Elenir Lacerda Kuntz

    Porque meu falafel se desmanchou na hora que estava fritando?
    O grão de bico tem que ser cozido?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      O grão de bico tem que ser cozido Maria.

      Responder
  9. Ana Cardoso

    É possivel assar em forno convencional? Ou somente frito em oleo?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)