Como usar granola na alimentação?
Granola é uma combinação de cereais, como aveia e outros grãos, muitas vezes com nozes/oleaginosas e outras frutas secas. Uma boa fonte de proteínas, carboidratos e fibras, granola é um excelente alimento que dá energia, mas também pode ser adicionado a sobremesas, massas, pães e as mais diversas receitas.
Evite a granola industrializada
Observe que algumas marcas comerciais podem ter gorduras e açúcares adicionados, tornando-se ricas em calorias. Você pode fazer sua própria granola ou olhar para as variedades mais saudáveis, preferencialmente as orgânicas. Este é o cuidado inicial para acrescentar a granola na sua dieta e garantir que o incremento não tenha um grande impacto sobre seu peso ou saúde.
Leia também
Granola nos lanches
Granola pode ser comida pura como um crocante e doce lanche ou como uma mistura cheia de energia. Você pode adicionar frutas secas extras, como tâmaras, passas, damascos e maçãs com granola, bem como nozes e/ou amêndoas. Alguns tipos de granolas industrializadas podem já ter estes ingredientes saudáveis.
Uma combinação interessante a uma dieta vegana é acrescentar a granola em smoothies, sucos e vitaminas, mas limite-se a uma quantidade entre 2-3 colheres de sopa. Você pode combinar a granola com receitas salgadas, tais como cobertura de saladas, complementos para molhos e sopas.
Granola no Café da Manhã
Granola contém aveia e outros cereais integrais, bem como frutas secas e nozes. Esta combinação rica em nutrientes dos ingredientes faz da granola um cereal saudável para seu café da manhã. Adicione leite de coco, leite de amêndoas ou leite de soja a uma tigela de granola e desfrute deste delicioso prato no café da manhã.
Fazer um mingau e acrescentar a granola pode ser também uma ótima opção no café da manhã ou mistura-la em iogurtes veganos para uma dose de probióticos com fibras. Ambas são opções saudáveis para crianças e adultos.

Faça sua própria receita de granola e combine diferentes ingredientes para fazer dessa mistura ainda mais saudável. (Foto: www.eatingbirdfood.com)
Granola nas sobremesas
Faça um delicioso e saudável iogurte vegano com granola como uma sobremesa. Coloque frutas frescas, como fatias de pêssegos, framboesas ou morangos em um copo. Em seguida, adicione uma colher de iogurte vegano e uma colher de granola. Continue camadas estes ingredientes até que o vidro é tão completo como desejado. Para a sobremesa mais calórica, você pode usar sorvete vegano em vez de iogurte.
Granola com pães e massas
Você pode adicionar granola no seu cookie favorito, muffin, receita de bolo, pães e qualquer tipo de massa que queira fazer. A combinação de frutas secas, nozes e cereais integrais como aveia e cevada adicionam fibras e proteínas para sua receita, dando também mais volume e ajudando que as receitas feitas com granola te entreguem uma sensação de saciedade melhor.
Considerações Finais
A quantidade ideal de granola diária na sua dieta deve ser combinada com seu nutricionista, de forma a não acrescentar calorias demais na sua dieta. Geralmente, um máximo de 5 colheres de granola diariamente já é mais do que o suficiente, mas seu nutricionista pode acabar usando a granola para compensar a falta de alguns nutrientes.
Como você usa a granola na sua dieta? Compartilhe nos comentários!
Sobre o autor
André já teve cachorros, gatos, chinchilas, hamsters, e peixes de estimação. Além dos animais de estimação, já passou pela obesidade e procurou diferentes dietas e rotinas de saúde para melhorar sua alimentação. Encontrou no veganismo e no vegetarianismo receitas deliciosas, dicas para uma vida vegana e vegetariana saudável, e mais respeito aos animais. Escreve sobre o veganismo e vegetarianismo desde 2012.
Veja também

3 receitas de doces veganos fitness!

Como fazer leite de amêndoas?

5 receitas de comida vegana para crianças

5 pratos vegetarianos que toda criança vai gostar
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.