Um dos grandes problemas dos veganos e vegetarianos está em encontrar receitas adaptadas para o paladar daqueles que não comem produtos de origem animal. Muitas vezes, apenas usar substitutos faz com que a receita perca o sabor e a essência original. Mas e se chefs renomados se propusessem a adaptar receitas para o paladar dessas pessoas? Será que seria bom o resultado?

Molho à bolonhesa vegano e vegetariano

Sim. E nossa receita de molho à bolonhesa para vegetarianos e veganos foi feita especialmente para não perder sua essência e a personalidade deste molho que combina bem com muitas das receitas italianas. Perfeito para dietas vegetarianas e veganas e um ótimo prato para todos os amigos carnívoros!

Ingredientes

  • Óleo vegetal (azeite ou girassol recomendados);
  • 1 cebola grande bem picadinha;
  • 1 pimentão de qualquer cor, finamente picado;
  • 300 g de legumes misturados, finamente picados (por exemplo, cenoura, cogumelos, alho-poró, aipo);
  • 2-4 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de chá de orégano seco;
  • Boa pitada de sal e pimenta
  • 400 g de tomates picados;
  • 400 g de lentilhas cozidas drenadas;
  • Substituto de queijo ralado (à gosto).
Molho vegano de bolonhesa

Combinando melhor com massas, o molho bolonhesa vegano é uma delícia para qualquer paladar! (Foto: www.cookingsgood.com)

Modo de Preparo

Coloque o óleo em uma panela e deixe cozinhar suavemente a cebola até dourar bem, mexendo regularmente. Adicione a pimenta e legumes para a panela; continue a cozinhar suavemente durante 5 minutos, ainda mexendo regularmente. Adicione o alho e orégano; tempere e mexa por 1 minuto, em seguida, adicione os tomates. Leve para ferver em fogo baixo, tampe e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando e adicionando um pouco de água se ele começa a ferver demais. Adicione as lentilhas, cozinhe por mais 5 minutos e sirva com queijo vegano para os convidados se servirem.

Dica do Chef

Os italianos sempre misturam o molho com massas, jogando-o bem para revestir a massa uniformemente. Embora bom com espaguete, este estilo molho bolonhesa vai bem com tubos de massas, como rigatoni ou conchas, que detêm o melhor o molho de espaguete.

Acompanhamentos

Adicione as verduras cozidas, feijão, mais de tomates maduros. Transforme as sobras em um molho de pimenta mexicana para nachos, ou adicione pasta de curry e sirva com arroz.

Variações para a receita

Troque os vegetais misturados para 300 g de cogumelos fatiados. Ou use berinjelas para um prato mais leve de verão.

Conselho para congelar

Para melhores resultados, esfrie rapidamente (de preferência dentro de uma hora), divida em porções, coloque em um recipiente hermético, e, em seguida, coloque no congelador. Descongele na geladeira, de preferência durante a noite, e use dentro de 24 horas após o descongelamento. Aqueça no microondas ou coberto de papel alumínio no forno.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Molho à Bolonhesa para vegetarianos e veganos!”

  1. Cristine Siebert Fontoura

    Muito bom, vou receber visita vegana, consegui ver as receitas, uma otima e gostosa opção.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)