Se você está à procura de um argumento convincente para se tornar vegano, vegetariano ou apenas quer assistir a belos contos, esta lista de 10 filmes irá ajudá-lo a se informar melhor sobre este mundo e se manter firme e forte nessa dieta ou se motivar a começá-la ainda mais.

Forks Over Knives

Este documentário de alimentos centra-se na pesquisa pioneira de T. Colin Campbell, PhD, e Caldwell Esselstyn Jr., MD. Com um olho para uma vida mais saudável através de uma alimentação saudável, “Garfos sobre facas” (que também pode ser traduzido como “Garfos ao invés de Facas”) segue Campbell e Esselstyn em suas jornadas semelhantes para colocar a ideia de que a comida é o melhor remédio. Este é um ótimo começo para veganos e vegetarianos preocupados com a saúde.

Super Size Me

Morgan Spurlock assume a dieta de comer apenas no McDonald’s por 30 dias e documenta os efeitos físicos e psicológicos drásticos. A exploração em profundidade da indústria de fast-food e os alimentos que promovem é o suficiente para afastá-lo do fast-food para sempre. Assistindo Spurlock ganhar peso, ter alterações de humor e descobrir que seu fígado começou a acumular gordura é completamente chocante.

Earthlings (Terráqueos)

Já foi apelidado de “o fabricante de veganos” por conta de suas filmagens convincente de fábricas de filhotes, abatedouros, eventos esportivos e muito mais. Terráqueos é narrado por Joaquin Phoenix e apresenta músicas de Moby, ambos ativistas da causa vegetariana/vegana. Este documentário traz a luz sobre todas as facetas do sofrimento animal na produção de alimentos alimentos, moda, estimação, entretenimento e produtos médicos.

Babe, o porquinho atrapalhado

Amado por crianças e adultos, a liderança carismática de Babe tem feito muitos mudarem suas dietas, incluindo o ator principal do filme, James Cromwell. Um porco bonito criado por cães, que, então, aprende a pastorear ovelhas através de meios pacíficos? Não é difícil se apaixonar. Minha mãe foi uma que parou de criar porcos na roça por conta de achá-los muito “bonitinhos”.

Filmes vegetarianos e veganos

Procurando Nemo é outro filme que pode te ajudar bastante a evitar comer os belos peixinhos. Aliás, boa parte de filmes da Disney vão te motivar a dietas sem carne, até Bambi e Dumbo! (Foto: veg4planet.blogspot.com)

A Menina e o Porquinho (Charlotte’s Web)

Assista a este em conjunto com Babe e sua afeição para suínos e outros animais de fazenda vai quadruplicar. Se é sua primeira vez a ver o desenho ou o filme mais recente, tenha alguns lenços prontos para esta clássica história.

May I Be Frank? (Posso ser Franco? – Uma brincadeira com as palavras e o nome Frank, figura principal no filme)

Uma história emocionalmente convincente de um homem que percebe que seu físico e saúde estão impedindo-o de realizar seus sonhos de vida, May I Be Frank é certo como fonte para te inspirar. Frank Ferrante, um homem deprimido, viciado e obeso, assume uma transformação de 42 dias com a ajuda dos funcionários de uma cadeia de restaurantes veganos Café Gratitude, na Califórnia. Comendo somente alimentos crus, praticando a gratidão, Ferrante experimenta uma revisão de vida incrível.

The Cove

Este documentário ganhador do Oscar segue os ativistas, cineastas e mergulhadores em uma viagem secreta para descobrir os horrores da caça aos golfinhos. Situado na cidade japonesa de Taiji, The Cove expõe os espectadores a impactos ecológicos negativos de uma indústria, práticas cruéis e encobrimento pelos políticos.

Year of the Dog

Não é sempre que veganos fictícios aparecem na telona, então se você está procurando um não-documentário para desfrutar, esta é a sua melhor aposta. A história de uma mulher socialmente desajeitada que prematuramente perde seu cão e se joga no ativismo animal e se torna vegana, Year of the Dog é uma comédia de humor negro que vai fazer você rir bastante.

A Raposa e o Cão (The Fox and the Hound)

Este é um verdadeiro clássico da Disney sobre dois amigos que estão dilacerados devido às expectativas da sociedade. Sim, os animais não sofrem do que os seres humanos consideram certo e errado. Você vai desejar que a caça nunca tenha existido e que os cães bonitos e raposas podem ser melhores amigos para sempre depois de ver este filme.

Food, Inc.

O filme provocou um grande burburinho, fez pais e crianças lotarem as filas de cinema e convenceu um monte de onívoros a mudar ao vegetarianismo/veganismo, apresenta entrevistas com especialistas em alimentos, tais como Eric Schlosser, do filme Fast Food Nation, e o autor Michael Pollan. Food, Inc. revela uma riqueza de informações sobre a indústria de alimentos dos Estados Unidos e é perfeito para assistir com aqueles que estão considerando o estilo de vida com vegetais.

Você tem mais recomendações de filmes veganos e vegetarianos que recomendaria a outros assistirem? Qual filme te tocou e por que?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “10 filmes para começar uma dieta vegan/vegetariana!”

  1. Virginia Abreu de Paula

    Adorei a lista. Informo que me tornei vegetariana graças ao Porquinho Atrapalhado. E conheço um rapaz que foi convencido após ver Terráqueos. Sugestão: A fuga das galinhas. Eles fogem por que? Para não serem comidas. Eu já era vegetariana quando vi o filme, mas se não fosse eu com certeza deixaria de comer frangos.

    Responder
  2. Thaís Imbassahy

    Tem outros dois muito bons:
    Blackfish – que já está causando frisson por aí;

    Muito além do peso – não é exatamente a favor do vegetatianismo/veganismo, mas sim um alerta a busca de uma dieta saudável. Foca na dieta de crianças brasileiras, mas serve para todas as idades.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)