Você pode cultivar legumes e verduras em vasos de plantas. A maioria dos vegetais plantados em vasos lidam melhor com pelo menos 6 horas de sol direto por dia, além de locais com boa circulação de ar para evitar doenças nas plantas e possíveis pestes. Se você vive em um clima frio, você pode dar o seu jardim de vegetais vegetal uma vantagem, colocando os vasos perto de uma parede virada para sul.

Se você mora em uma parte mais quente do país, seja cauteloso sobre a configuração de seus jardins vegetais em uma base de cimento, que pode ficar muito quente para o crescimento saudável das plantas. Coloque recipientes maiores em suportes móveis para que você possa movê-los dependendo das condições climáticas.

Como plantar horta em vasos: elementos essenciais

A maioria dos vegetais não são exigentes sobre o tipo de jardim onde estão crescendo. As únicas exigências básicas é que o jardim vegetal em vasos seja grande o suficiente para manter a planta e que tenha orifícios de drenagem para que o excesso de água possa escapar.

Quando se trata de tamanho, quanto maior o pote for, melhor, especialmente para iniciantes. A razão para isso é que vasilhas grandes seguram mais solo e portanto, mantém a umidade mais tempo para que você não tenha que aguar tanto.

Procure por vasos que tenham pelo menos 25 cm de largura e 30 centímetros de profundidade. Vale lembrar que alguns vegetais precisam de potes particularmente grandes para crescer em um jardim vegetal plantado em vasos. Tomates de tamanho padrão e culturas de vinha, como pepinos, se dão melhor em recipientes de 50 cm ou mais. Pimentas se dão bem em potes com pelo menos 40 cm de diâmetro.

Se o seu jardim recipiente vegetal não tem furos de drenagem, você precisará adicionar vários. Use uma broca de 1/4-inch para criar buracos na parte inferior ou ao longo dos lados perto da parte inferior. Linha do fundo do pote com tela ou pano de paisagem para evitar que o solo derrame fora dos buracos.

As plantas que crescem altas ou produzem videiras, tais como tomates e pepinos, serão mais produtivas se crescerem com um suporte. Uma gaiola de arame, inserida no recipiente no momento do plantio, servirá para esta finalidade. Use recipientes maiores e mais pesados ​​para plantas treliçadas para minimizar o risco de derrubar as plantas.

Como cultivar horta em vasos

Vegetais podem ser cultivados com sucesso em uma horta em vasos, bastando tomar alguns cuidados simples no plantio e cultivo. (Foto: SAUWS Environment)

Como plantar hortaliças em vasos: os tipos de vasos

Em geral, vasos de terracota (argila) precisam de mais atenção à rega do que outros tipos de materiais devido à natureza porosa da terracota. Pense também na cor. Vasos com cores escuras absorvem o calor e assim, podem fazer o solo quente demais para algumas espécies de vegetais no verão, especialmente em áreas quentes. E evite vasos feitos de madeira tratada, como ela pode conter compostos químicos que podem ser absorvidos por seus vegetais.

Que tipos de solo usar em uma horta de vasos?

Enquanto seus vegetais não são exigentes sobre o tipo de pote em que eles estão, eles se preocupam com o solo de seu vaso de plantas. Uma horta em vasos terá melhores chances em misturas de envasamento feitas para vasos. Você pode perguntar à uma loja de sementes, agropecuária, ou floricultura sobre o melhor solo para plantio de sua horta.

Porém, uma mistura bem sucedida é a seguinte: partes iguais de musgo ou húmus, mistura orgânica para solos, e vermiculita ou areia limpa. Encha os recipientes até um dedo da borda. Várias lojas especializadas, inclusive agropecuárias, vendem misturas prontas, que facilitam seu trabalho.

Como plantar hortaliças em vasos: legumes e verduras

Dependendo de que tipos de vegetais que você quer cultivar, você pode iniciar sementes nos próprios recipientes, crescer sementes em um berçário ou usar mudas de outros jardins.

Uma dica: cultive diretamente no recipiente vegetais como feijão, milho, cenoura, rabanetes e espinafre.

Independentemente de você plantar sementes ou mudas, regue completamente o recipiente antes de plantar. Embeba a mistura de envasamento completamente e, em seguida, permita que o recipiente fique sente por algumas horas para drenar o excesso de água.

Plante as sementes de acordo com as instruções da embalagem. Como nem todas as sementes irão germinar, plante mais do que você precisa e em seguida, dilua o excesso mais tarde.

Coloque as mudas no mesmo nível que eles estavam crescendo antes, exceto para os tomates, que você pode retirar as folhas mais baixas e plantá-los mais profundamente no recipiente.

Após o plantio, regue suavemente mas completamente para alimentar as sementes ou mudas. Mantenha o solo em sua horta úmido para não secar tão rápido usando palha, composto, folha, musgo, ou alguma cobertura semelhante.

Cuidados com a horta plantada em vasos

Regar é a coisa mais importante para fazer em seu jardim vegetal. Portanto, inspecione seus vegetais regularmente para se certificar de que a mistura de envasamento não secou. Você pode instalar um sistema de irrigação por gotejamento, facilitando seu serviço.

Começando cerca de um mês após o plantio, alimente seus vegetais uma vez por semana com um fertilizante solúvel em água, seguindo as instruções da embalagem. Também seja vigilante quanto a ervas daninhas e outras pragas. Enquanto as plantas em recipientes geralmente não são tão suscetíveis a doenças quanto as variedades cultivadas no solo, você ainda vai querer observar os problemas. Remova ou trate quaisquer plantas que apresentem sinais de doença ou danos causados ​​por insetos.

Dicas para a colheita de hortas envasadas

A colheita é o passo mais gratificante, e tudo que é preciso é algumas dicas ara fazê-la direito. Colha suas plantas logo que elas atinjam um tamanho onde você vai apreciar o alimento da sua horta. A maioria dos vegetais são mais produtivos se você colhe cedo e frequentemente.

No final da temporada, adicione o solo dos vasos colhidos para sua pilha de compostagem. A reutilização de solo de ano para ano pode disseminar infecções e infestações de insetos. Esfregue completamente o recipiente para remover todo o solo. Enxague com uma solução de água sanitária ou cloro diluída em 10 partes de água, lave com água limpa depois e armazene em local seco.

As melhores plantas para hortas em vasos

Abaixo estão alguns dos legumes e plantas ideais para cultivo em vasos, inclusive a capacidade de cada vaso para cada diferente vegetal.

Beterraba: em um vaso entre 8 e 20 litros

Brócolis: uma muda por recipiente de 20 litros

Repolho: uma muda por recipiente de 20 litros ou para variedades pequenas, uma muda por recipiente de 4 litros

Cenouras: vasos de 8 a 20 litros, com espaço de 3 dedos entre cada semente

Pepino: duas mudas em vaso de 20 litros, com treliça ou gaiola

Berinjela: uma muda por recipiente de 20 litros

Feijão: semente diretamente plantada em vaso de 20 litros

Couve: semente direta em um recipiente de 20 litros, até 3 plantas

Alface: sementes diretas ou muda em um recipiente de 4 litros ou maior

Cebola: sementes diretas em um recipiente grande de pelo menos 4 litros. Espace 2 dedos entre as plantas

Ervilhas: semente para um recipiente de 20 litros. Cultive variedades mais altas em uma treliça

Pimenta: duas mudas por recipiente de 20 litros

Rabanetes: uma semente para um recipiente de 8 litros ou maior, com 3 dedos de distância entre elas

Espinafre: semente direta em um recipiente de 4 litros ou maior, com 3 dedos de distância.

Abobrinha: sementes diretas ou mudas, duas plantas por recipiente de 20 litros

Acelga: muda ou semente direta, com quatro plantas por recipiente de 20 litros

Tomates: muda de uma planta por recipiente de 20 litros

Tem alguma outra sugestão de planta para horta? Deixe nos comentários suas sugestões e ajude mais pessoas que queiram criar hortas dentro de casa!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)