As pessoas celebram a natureza em muitos aspectos. Alguns limpam seu parque local, outros trabalham em esforços educacionais ou mesmo doam para a ONG ambiental favorita. Mas aqui está uma nova maneira de ajudar a saúde do planeta e ao mesmo tempo dar a sua própria saúde um impulso.

Se você está crescendo algumas ervas no parapeito da janela de seu apartamento ou na criação de linhas de vegetais em seu quintal, cultivar o seu próprio alimento é uma ótima maneira de reduzir a sua pegada de carbono, reduzir a carga de agrotóxicos e incentivando a dieta natural e mais saudável.

Você pode crescer um monte de produtos saborosos em um pequeno espaço, se você for cuidadoso sobre escolher as plantas certas e dando-lhes as condições adequadas. Uma boa regra de ouro é que você pode crescer cerca de meio quilo de legumes em um espaço de 1 cm x 1 cm. Portanto, um vegetariano ou vegano que se inclina ao cultivo em casa também pode garantir que não houve nenhum maltrato de animais durante o processo de cultivo, colheita e processamento dos seus alimentos.

Intrigado? Leia para as nossas dicas sobre o cultivo do jardim saudável e mais bem-sucedido.

Uso do solo e de fertilizantes orgânicos

O que você colocar no seu solo entra em sua comida e, eventualmente, o seu corpo. A adubação ajuda a manter a planta saudável e incentiva-a a produzir mais alimentos, sendo especialmente importante em recipientes, porque o solo não está sendo percorrido por minhocas e bactérias benéficas na forma como a terra esta. Você também pode usar uma emulsão rica em micronutrientes cada vez ou todas as outras vezes que você aguar a planta.

Palha/Serragem

Use pelo menos um centímetro de cobertura em todos os recipientes para ajudar a manter a umidade do solo e adicionar nutrientes, o que é especialmente importante durante o verão e em um telhado.

Conheça o seu sol

Plantas frutíferas precisam de luz solar direta para produzir frutos, pelo menos de seis a oito horas por dia. Quanto mais sol , melhor. Outras precisam de menos, algo entre quatro e cinco horas. Mas se você está plantando dentro de casa, considere obstruções ao sol: uma persiana fora da janela pode reduzir a exposição ao sol, por exemplo.

Conservando alimentos

Você pode cultivar sua comida e fazer compotas em conserva para durar o ano inteiro! Tudo isso, de forma natural e sem agrotóxicos! (Foto: ediblegarden.blogspot.com)

Água e frutas

Pense sobre a fruta que você come: é principalmente água, certo? Isso significa que você tem que manter suas plantas frutíferas especialmente bem regadas. Plantas frutíferas precisam de água todos os dias, embora elas possam precisar dela duas vezes por dia durante o auge do verão. Verificando o solo diariamente é a melhor maneira de saber se sua planta está recebendo água suficiente. O solo deve se sentir macio e levemente úmido.

Vive na cidade? Tente canteiros ou outros recipientes

Faça o uso de canteiros ou recipientes para o plantio de comestíveis, devido aos vestígios de restos de chumbo, construção e produtos químicos no solo. Para um quintal urbano, você vai querer começar com um teste do solo para se certificar de que não há tóxicos. Se você receber um atestado de boa saúde do solo, você pode plantar qualquer coisa muito bonita e saborosa.

Pense fora da caixa (ou do Jardim)

Já vi pessoas crescendo plantas em aquários. Pense em obstáculos como desafios e assim, você vai conseguir encontrar soluções com mais facilidade.

Cultive verduras

Se você cultivar couve e outras folhas de mostarda terá verduras rapidamente e poderá  aproveitá-las sempre. Muitas vezes, tudo o que é necessário para se livrar dos pulgões é um spray duro de água da mangueira . Também o jardineiro da casa está em uma posição para incentivar insetos benéficos e evitando a monocultura tão prevalente na agricultura comercial.

Escolha alimentos que você pode preservar

Alimentos que fazem boas compotas, como picles ou ficam bem congelados são ótimas opções para ajudar a alimentá-lo durante todo o ano . E é fácil encontrar variedades que produzem em grandes quantidades. Tomemos, por exemplo, morangos: morangos frescos totalmente amadurecidos são incrivelmente deliciosos e perfumados. Hoje podemos pode selecionar variedades que tem uma grande colheita de uma só vez para fazer geleia ou congelar. Você pode sair para o jardim todas as manhãs de verão uma garoa e deixar cair algumas frutas em sua tigela de café da manhã.

Ficou alguma dúvida? Deixe ela nos comentários abaixo e iremos respondê-la o mais rápido possível!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)