Comer mais frutas e vegetais é uma exigência para todos os que buscam uma vida mais saudável. Mas quando você compra mais produtos frescos, você acaba jogando fora mais do que você come? Você não está sozinho, mesmo sendo um vegetariano consciente de seu impacto no ambiente.

De acordo com pesquisas, as pessoas jogam fora cerca de 31,6 milhões de toneladas de alimentos a cada ano. Além de isso ser um grande desperdício de comida, também significa um grande desperdício financeiro. Imagine se cada 1 kg dessas toneladas correspondessem a R$5. Viu o prejuízo? Portanto, é importante desenvolver habilidades de armazenamento de alimentos de forma a otimizar sua utilização dos alimentos e assim, minimizar o desperdício.

Armazenar produtos frescos não é tão fácil quando parece!

Armazenar produtos frescos é um pouco mais complicado do que você imagina. Se você quiser evitar a deterioração, certos alimentos não devem ser armazenados juntos , enquanto outros que comumente são mantidos na geladeira devem realmente serem deixados em armários. Para manter a sua produção de forma otimizada e fresca (reduzindo o desperdício de alimentos, este guia prático vai te ajudar bastante.

Dicas de armazenamento em armários e na bancada

Não há nada tão convidativo como uma grande tigela de maçãs nítidas sobre o balcão da cozinha. Para manter essas maçãs visíveis e bem armazenadas em uma bancada de produtos frescos, guarde-as longe da luz solar direta, seja diretamente sobre a bancada, numa tigela descoberta, ou dentro de um saco de plástico perfurado. Isso vale para todos aqueles produtos frescos que você tanto gosta também.

Armazenar comida corretamente

Na foto, temperaturas para o armazenamento correto dos alimentos. Um bom guia para ajudar na hora de guardar a comida! (Foto: divulgação)

Dicas de armazenamento na geladeira ou no freezer

Para os produtos que são melhores armazenados na geladeira, lembre-se das seguintes diretrizes.

  • Mantenha produtos em sacos plásticos perfurados na gaveta de produtos da geladeira;
  • Mantenha frutas e produtos hortícolas em diferentes gavetas, porque etileno pode acumular-se na geladeira, causando a deterioração;
  • Ao armazenar ervas (aspargos também), corte as pontas, guarde na posição vertical em um copo de água (como flores em um vaso) e cubra com um saco plástico.

Mais informações sobre o Etileno

Frutas e vegetais emitem um gás inodoro, inofensivo e insípido chamado etileno depois de serem colhidos. Todas as frutas e vegetais o produzem, mas alguns alimentos o fazem em maior quantidade. Quando os alimentos que produzem etileno são mantidos em estreita proximidade com os alimentos sensíveis ao etileno, especialmente em um espaço confinado (como uma bolsa ou gaveta), o gás irá acelerar o processo de amadurecimento do outro produto. Use isso a seu favor, se você quiser acelerar o processo de amadurecimento de uma fruta verde, por exemplo, colocando uma maçã em um saco com um abacate verde. Mas se você quiser que os seus alimentos já maduros durem mais tempo, lembre-se de mantê-los longe de alimentos que estão fazendo a produção de etileno.

Considerações Finais

A comida é cara e a maioria das pessoas não pode dar ao luxo de desperdiçá-la. Imprima este gráfico de temperaturas útil para manter em sua cozinha para que você possa consultá-la após cada viagem de compras. Então você vai ser capaz de seguir com suas boas intenções para comer as suas 5-9 porções por dia, em vez de deixar toda sua alimentação saudável e fresca ir para o lixo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)