Aqueles que não tem disciplina devem desistir o quanto antes de dietas vegan ou vegetarianas, por mais que sua ética dite o contrário. Sem disciplina, você nunca vai ter uma dieta saudável sem a ingestão de nutrientes animais. Pode perguntar para qualquer médico ou nutricionista e eles te dirão a mesma coisa.

Adotar uma dieta vegan ou vegetariana está virando uma certa moda entre os jovens atuais, que se envolvem muito com as causas éticas e a proteção animal. Porém, estes mesmos jovens raramente se disciplinam para organizar uma rotina de alimentação que proporcione os nutrientes diários que eles precisam e a ingestão calórica suficiente para um funcionamento perfeito do organismo. O resultado são jovens anêmicos, com imunidade baixa e vários outros problemas de saúde decorrentes de uma má alimentação.

O que estes jovens não sabem é que organizar uma rotina de alimentação vegan ou vegetariana é bem fácil.

Pegue um papel ou calendário e faça um cardápio semanal. Separe seu sábado/domingo para fazer as compras e um tempo diário para preparar sua comida. Você pode congelar alguns pratos também, se tiver pouco tempo para cozinhar durante a semana. Mas você tem que preparar sua própria comida se quiser mais nutrientes.

Disciplina para alimentação

Se você pensa como a personagem do quadrinho, precisará de muito disciplina para não tornar a ingestão de derivados animais uma obrigação em sua dieta. (Foto: gobblegreen.com)

Em uma agenda, anote os horários em que você deve comer. Geralmente, eles tem que estar espaçados de 3 em 3 horas. As primeiras semanas são as mais difíceis, uma vez que ter horário certo para comer é raro para a maior parte das pessoas.

Prepare lanchinhos para levar com você e utilizá-los como fonte de energias. Barras de cereais são bons substitutos, em casos de emergência.

Este cardápio e essa agenda podem também serem feitos junto ao seu nutricionistas, que também irá sugerir receitas de acordo com seus gostos pessoais e sua rotina diária. Não tente criar uma rotina muito fora de seus padrões: se você conseguir pelo menos fazer as 3 refeições principais do dia durante uma semana, já é uma grande vitória.

Nunca pule refeições e nunca deixe que algo ou alguém te impeça de se alimentar na hora certa. Seu organismo no processo e adaptação a uma nova dieta irá exigir muito mais de seu corpo e te deixará com fome muito rapidamente. Quanto mais disciplina, mais fácil ficará de mudar seus hábitos alimentares.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)