Você quer reduzir a quantidade de carne que você come, você é vegetariano ou está indo para uma dieta vegana? Se assim for, os cogumelos são uma parte valiosa de sua dieta diária. Assim como a carne, eles são salgados e isso os torna um ingrediente favorito em receitas vegetarianas e veganas. Vegetarianos e veganos em construção que não querem comer carne todos os dias vão achar que substituir a carne com cogumelos é fácil. Os vegetarianos são aconselhados a tomar a sua ingestão nutricional em conta, já que a carne é uma importante fonte de proteínas, vitamina B12 e ferro. Mas os cogumelos não estão muito longe nos níveis desses nutrientes.

Vamos te dar algumas informações importantes sobre os cogumelos e a proteína na dieta vegetariana e vegana.

Proteínas nos cogumelos

Cogumelos contêm mais de duas vezes a quantidade de proteína que outros vegetais. No entanto, em uma média de proteína 20 gramas por 100 gramas de carne, a carne contém mais proteína. Substituir carne com cogumelos pode dar-lhe mais proteínas do que apenas comer vegetais sozinho, mas isso não vai ser tanta proteína quanto a carne dá. Isso realmente não importa como média na dieta diária de hoje, mesmo que de um vegetariano ou vegano, pois uma dieta feita por um nutricionista geralmente contém muito mais proteína do que você realmente precisa.

Proteína vegetal e proteína animal

As proteínas contêm aminoácidos, os blocos de construção para todas as células do seu corpo. Alguns aminoácidos são produzidos pelo próprio corpo. Outros, chamados de “aminoácidos essenciais”, devem entrar no corpo através dos alimentos. Os vegetarianos podem facilmente aumentar a qualidade das proteínas que consomem através da combinação de proteínas vegetais de cogumelos e fungos comestíveis, pão, arroz, massas, legumes e nozes.

Substituindo o peixe com cogumelo

Se você gosta de comida japonesa, um ótimo substituto do peixe é o cogumelo. Garanto que vai ficar uma delícia! (Foto: www.blueapocalypse.com)

Vitamina B12

A vitamina B12 tem muitas funções importantes para o corpo, como ajudar a fabricar as células vermelhas do sangue, manter o sistema imunológico saudável e ajudar a liberar energia a partir dos alimentos que comemos. Se você nunca come carne ou peixe, é importante encontrar a vitamina B12 a partir de outras fontes, em particular ovos e produtos lácteos, como o queijo. Os vegetarianos são aconselhados a combinar regularmente esses alimentos com cogumelos. Já os veganos devem buscar por substitutos do leite e a combinação com os cogumelos ou até com suplementos vitamínicos para uma saúde completa.

Ferro

O ferro é essencial para o transporte de oxigênio pelo seu corpo. Cogumelos contêm menos ferro do que a carne, e por isso eles sempre precisam ser combinados com outros alimentos para atingir o requisito de ferro diário. Estes alimentos incluem pão integral, arroz integral, vegetais, legumes e ovos. Alguns alimentos contêm substâncias que tornam mais difícil para o organismo absorver o ferro, mas porque os cogumelos contém menos destas substâncias, o ferro em cogumelos é absorvido de forma mais eficiente do que é de outros vegetais.

Como você pode estimular a absorção de ferro? Combine-o com alimentos ricos em vitamina C, como vegetais, frutas ou suco de frutas que contenham vitamina C.

Uma dieta vegetariana/vegana saudável – uma boa ideia!

Uma dieta saudável é uma dieta variada. E se você substituir regularmente carne com cogumelos, é sábio para variar a sua dieta para se certificar de que você tem ferro e vitamina B12 suficiente de outras fontes. Você também pode combinar cogumelos com outros substitutos da carne, como ovos, nozes, legumes, tofu ou tempeh. Agora, isso é muito saudável! Pense em um refogado com uma omelete ou quiche com cogumelos. Outros substitutos da carne (para cada 100 g) são 2 ovos, 100 gramas de tofu ou tempeh, 75 gramas de pulsos cozidos ou 40 gramas de nozes.

Tem mais sugestões para substituir a carne na dieta? Deixe nos comentários e ajude mais pessoas a adotarem uma dieta vegetariana/vegana saudável!

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Um comentário para “Cogumelos e proteínas na dieta vegetariana!”

  1. Deonizia B Nogueira

    Adorei as informações

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