O que um artigo sobre ovo frito e cozido está fazendo em um site sobre veganismo e vegetarianismo? Existem muitas pessoas que antes de se tornarem veganas ou vegetarianas que passam por uma dieta de consumo de ovos, leite e derivados. São os ovolactovegetarianos. Estas pessoas, em muitos casos, querem viver uma vida mais saudável, e precisam de um período de transição para cortar alimentos animais de uma vez por todas. Nutricionistas responsáveis, inclusive, recomendam a transição gradual, e saber como preparar ovos no microondas pode acabar facilitando às pessoas a fazerem uma transição com mais tranquilidade, tendo em mãos uma receita simples de fazer.

Ovos cozidos em microondas dentro da casca vão explodir

Mesmo fora da casca, os ovos podem e podem explodir no microondas, porque o aquecimento rápido provoca um acúmulo de vapor. Sempre use um palito ou a ponta de uma faca para quebrar a membrana da gema de um ovo intacto antes de usar o microondas para permitir que o vapor escape.

Ao cobrir recipientes de cozinha com uma tampa você incentiva mais ainda cozinhar e (se você esqueceu de picar as gemas) ajuda a limitar a explosão.

Existem alguns itens que você pode comprar especificamente para cozinhar e fritar ovos nos microondas, mas não são extremamente necessários.

Como fazer ovos fritos no microondas?

Quebre um (1) ovo em um copo/xícara levemente untado com óleo, manteiga ou margarina. Você pode optar por um vasilhame de tortas, mas fica ao seu critério. Você pode dividir a gema e a clara em dois recipientes, caso prefira não misturar.

Gentilmente fure a gema com ponta de faca ou palito. Cubra com uma tampa.

Cozinhe em 50% da potência do microondas apenas até que o ovo esteja no quase desejado cozimento por cerca de 2 a 3 minutos.

Deixe descansar, cubra até que os brancos estejam completamente formados e as gemas de começam a engrossar, mas não são tão duras.

Produtos para cozinhar ovos no microondas

Vaso queira cozinhar com maior praticidade no microondas, vasilhas como esta da foto ajudam bastante na tarefa. (Foto: www.muscleandstrength.com)

Como fazer ovos cozidos no microondas?

Separe as gemas e claras de ovos em duas vasilhas levemente untadas com algum óleo ou pequenas tigelas. Misture as gemas com um garfo e cubra cada recipiente com tampa.

Cozinhe separadamente em 50% ou 30% de potência, agite uma vez ou duas vezes, permitindo cerca de 20 a 30 segundos por gema e cerca de 30 segundos a 1 minuto e para as claras. Retire quando ligeiramente mal passado.

Deixar repousar, coberto, por cerca de 2 minutos. Assim que estiver frio o suficiente, pique até que esteja pronto para cortar.

Como fazer ovo poché no microondas?

Despeje 1/3 de xícara de água em um copo untado com óleo ou tigela de pequena profundidade. Quebre dois ovos. Gentilmente fure as gemas com ponta de faca ou palito e cubra com tampa.

Cozinhe em potência total por cerca de 1:30 a 2 minutos. Se necessário, deixe repousar, coberto, até que os brancos são completamente definidos e gemas começam a engrossar, mas não são duras, por cerca de 1 a 2 minutos. Retire os ovos com uma escumadeira e sirva.

Para 4 ovos, utilize 2/3 de xícara de água em uma tigela de 1-litro ou assadeira. Cozinhe 1:30 a 3 minutos e deixe em repouso como acima.

Como fazer ovos mexidos no microondas?

Em um copo ou xícara bata 2 ovos, 2 colheres de sopa de leite com sal e pimenta a gosto, se desejar, até misturar bem. Cozinhe em potência máxima, mexendo uma ou duas vezes, até quase definido o branco, o que dá cerca de 1 a 1:30 minuto. Mexa. Se necessário, cubra com tampa e deixe descansar até que os ovos são engrossados e nenhum ovo líquido visível permanece, o que pode ser cerca de 1 minuto.

NOTA: Todos os tempos de cozedura microondas são baseados em uma potência total de 600 a 700 watts. Para um forno de menor potência, permita mais tempo.

Os ovos são uma das melhores formas de começar a ir a uma dieta vegetariana sem carne ou até uma dieta vegana. Você pode, gradualmente, ir substituindo os ovos em diversas receitas até conseguir acabar com eles de seu cardápio. Tenha paciência.

Esperamos ter ajudado com estas formas saudáveis de fazer ovos no microondas. Se ficou ainda alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Ovo cozido e ovo frito no microondas! Dá pra fazer?”

  1. Estefania Menezes

    Veganos que comem ovo?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Na verdade, ovolactovegetarianos.

      Responder
  2. Wakka

    O ovo também pode explodir se cozido na água. Aconteceu-me quando já estava na mesa e fui cortar o ovo.

    Responder
  3. Eramir S. Coelho

    Fiz o mexido, temperei com sal de ervas( sal, manjericão, orégano e alecrim, moidos em partes iguais ), cozinhei por 1 minuto( 1 ovo ). Perfeito!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)