Para você que busca argumentos que o convençam a se tornar vegetariano, aí vão 25 bons motivos para a prática do vegetarianismo. Confira!

  1. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos riscos de doenças cardiovasculares.
  2. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos riscos de câncer.
  3. É comprovado que vegetarianos correm menos riscos de diabetes.
  4. Vegetarianos tem 20% a menos de colesterol que as pessoas que comem carne, além de irem a hospitais 22% a menos que os carnívoros.
  5. A carne contém substâncias como hormônios, pesticidas e antibióticos que são dados aos animais em cativeiro. Estas substâncias são 15 vezes mais concentradas na carne que nos alimentos vegetais.

    25 motivos a favor do vegetarianismo

    25 argumentos para virar vegetariano

  6. O sofrimento infringido aos animais que são criados em cativeiros e destinados ao abate não encontra justificação racional quando podemos nos nutrir de outros alimentos. Os animais não devem ser tratados como meios, serem explorados e mortos em função de nossos desejos e hábitos. Nos EUA, a cada hora meio milhão de animais são abatidos.
  7. Casos de envenenamento por comida são em sua maioria causados pela carne.
  8. Podemos obter através de uma dieta vegetariana equilibrada todas as vitaminas, proteínas e minerais necessários à sobrevivência. A carne não é indispensável.
  9. Os embutidos, como as salsichas, são feitos de restos de carne animal, dentre esses restos os intestinos. Quem garante que estes intestinos estão limpos e livres de coliformes fecais quando utilizados?
  10. Com uma alimentação vegetariana a fome seria imediatamente eliminada. 100 acres de terra produzem carne para 20 pessoas, enquanto produzem grãos para 240 pessoas!
  11. A concorrência entre os frigoríficos barateia a carne e cria sistemas de criação e abate cada vez mais cruéis.
  12. A poluição de lagos e de lençóis freáticos acontece principalmente devido à liberação de excrementos da criação de animais em larga escala. Somente a criação de animais nos EUA produz 39000 kg de excrementos por segundo!
  13. Metade da poluição das águas do mundo acontece devido a criação de animais. Igualmente o consumo de água para a criação de animais é alarmante: para produzir 1 kilo de carne são necessários de 20000 a 3000 litros de água, enquanto que para produzir 1 kilo de trigo são necessários somente 150 litros de água.
  14. Cerca de 80% das áreas cultiváveis no mundo são utilizadas para pasto e criação de animais! Enquanto em 1 hectare de terra 22500 kg de batata podem ser colhidos, a mesma área somente 185 kg de carne são produzidos.
  15. 90% do desmatamento de florestas tropicais é decorrente da criação de animais e mais de 1000 espécies são extintas com o desmatamento.
  16. A plantação de soja, grande responsável pelo desmatamento, serve principalmente para produzir rações para a criação de animais. A soja utilizada na alimentação humana é uma porcentagem ínfima frente à produzida para a alimentação dos animais em cativeiro.
  17.  Em uma vida inteira uma pessoa consome 36 porcos, 36 bois e 750 frangos e perus! É muita morte para uma pessoa só, não acha?
  18. Uma alimentação vegetariana é muito mais rica e criativa que a alimentação carnívora, geralmente restrita à carne como alimento principal.
  19. A digestão da carne é uma digestão difícil, que consome energia e causa cansaço após sua ingestão. A alimentação vegetariana é leve e não sobrecarrega o organismo.
  20. A alimentação vegetariana é mais barata e econômica. Com o dinheiro de 1 kilo de carne você pode fazer um sacolão de legumes e verduras.
  21. A carne causa o envelhecimento prematuro das células do corpo.
  22. A dieta vegetariana é rica em fibras e proporciona a saúde do intestino impedindo a prisão de ventre.
  23. Animais são amigos, não comida! Se você não come uns, porque come outros?
  24. Segundo as religiões orientais, o sofrimento que causamos ao outro, seja humanos, animais ou à terra, retorna para todos nós na forma de mais sofrimento.
  25. Porque o vegetarianismo é a dieta mais coerente com a atual situação do planeta, que necessita de sustentabilidade.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

10 comentários para “25 razões para ser vegetariano!”

  1. Alberto Langer

    Exelente materia, não sou vegetariano, mas tenho consumo reduzido de carne, a diferenca e que moro no intrior e produzo mesmo a carne que comsumo.porem conheco o sistema de criacão em confinamento tanto de aves e animais.onde a base da alimentacão e racão recheada de hormonios e antibioticos. Quando comparo os habitos alimentares de decadas atras com os de hoje, não tenho duvidas que o surgimento de tantas doencas que praticamente não existiam e hoje estão ali, e com frequencia cada vez maior, tem a ver com os habitos alimentares das pessoas

    Responder
  2. Maria de Lourdes Batista

    Amei será uma nova etapa para mim mesmo já comendo o mínimo do mínimo de carne.

    Responder
    • Maria de Lourdes Batista

      Não entendi mais tudo bem.matéria ótima e parabéns.

      Responder
  3. Jéssica Dutra

    Tenho muita vontade de ser vegetariana, só que acontece que não gosto de verduras. A única coisa que eu gosto é batata e tomate. Da p substituir as verduras por outra coisa?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Jéssica, tente algumas receitas diferentes com os legumes e verduras. Nosso site tem várias delas. Viver sem esses importantes alimentos é quase impossível.

      Responder
    • Roberta

      Você pode optar pelos grãos, entretanto, o consumo e legumes e verduras é essencial.

      Responder
    • Cássia Maria

      Tem legumes que eu odeio, mas geralmente minha mãe pega esses legumes e faz uma receita bem deliciosa, e eu como sem nem perceber aue aquele legume “horroroso” está no meio daquela receita deliciosa kkkkk

      Responder
    • João Guerra

      Você pode substituir a carne por soja (que é super gostosa e pode ser misturada com diversos alimentos), por grão de bico, diferentes tipos de castanhas, linhaça, ovo e vários outros alimentos! Dica: risoto de soja com verduras picotadinhas fica delicioso, pois nem dá para sentir o gosto das verduras. Obrigado!

      Responder
  4. Nayara

    Muito boa a matéria, já sou vegetariana, peguei varias dicas legais.

    Responder
  5. Sheila Santos

    Amei a matéria, ainda não sou vegetariana, mas nunca gostei tanto assim de carnes vermelhas, sempre prefiro brancas, mas ultimamente, estou pensando seriamente em tirar do meu cardápio qualquer carne, enfim estou em busca de receitas e dicas de como ser vegetariana!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)