Os grãos integrais são parte essencial de uma dieta saudável. Eles compõem a parte inferior da pirâmida alimentar que você estudou na escola. Mas se você acredita que apenas o arroz e o feijão caem na parte saudável nesta categoria, é hora de descobrir novos horizontes. Os seguintes cinco grãos e grãos alternativos são todos ricos em sabor e antioxidantes nutritivos, se tornando trocas saudáveis ​​ideais para arroz e o feijão no seu prato.

O que pode substituir o arroz e feijão na dieta? Que tal a quinoa?

Embora a quinoa seja um superalimento bem estabelecido sendo tão nutritivo quanto o leite e, apesar de ser um vegetal, sendo uma proteína completa, ele nem sempre teve o mesmo alcance mundial de outros grãos.

Isso ocorre porque ele prospera acima de 11.000 pés de altura e é cultivado principalmente no Equador, na Bolívia e no Peru. Mas enquanto o negócio de quinoa está crescendo agora, o aumento de popularidade poderia ter efeitos negativos a longo prazo para os agricultores que o cultivam, a menos que boas práticas de agricultura sustentável sejam adotadas.

O sabor ligeiramente de nozes e o tempo de cozimento mais rápido do que o arroz fazem da quinoa uma opção rápida e saudável em receitas.

Como substituir feijão e arroz

O amaranto e a quinoa são boas substituições ao feijão e ao arroz, sendo ambos muito eficientes, saborosos, e nutritivos. (Foto: Fit Body Center)

Posso substituir arroz e feijão por linhaça

Parece que a linhaça está em todos os lugares todos os dias. Cientistas promovem a linhaça devido a sua riqueza em ácidos graxos ômega-3 e por suas propriedades de combate ao câncer. Comer as sementes inteiras não farão nada por você, no entanto: tente hidratar as sementes para adicionar as saladas, cereais e massa de pão, ou escolha um óleo de linhaça líquido ou linhaça moída na hora para toda a nutrição. Uma opção saborosa inclui peito de frango marinado com molho de manteiga vegetariana com linhaça.

Substituir arroz e feijão por trigo sarraceno

Não é tecnicamente um grão. No entanto, muitas vezes é usado no lugar dos grãos, e é uma boa alternativa para os alimentos para quem tem alergia ao trigo ou ao glúten. As dietas ricas em trigo sarraceno foram associadas com níveis mais baixos de colesterol e números mais baixos de pressão arterial, em parte porque o trigo sarraceno contém rutina, que é um antioxidante. Ao comprar, você tem a opção do trigo sarraceno assado e não assado ​​(esta versão tem um gosto menos terroso) e como farinha moída. Experimente a farinha em receitas como panquecas ou massas para experimentos culinários deliciosos.

Espelta para substituir feijão e arroz

Embora a espelta seja parte da família do trigo, está tão distanciada que algumas pessoas com alergia ao glúten podem comer sem problemas. Graças ao seu sabor, é uma escolha cada vez mais popular para massa de pão, biscoitos, crosta de pizza e macarrão. Também é mais resistente do que o trigo e cresce bem sem fertilizantes adicionados, sendo um bom aliado às práticas de cultivo orgânico. Escolha a espelta sobre grãos tradicionais para um aumento adicional de vitamina B2, manganês e niacina em pratos diversos.

Substituir o feijão e o arroz pelo amaranto

Como o trigo sarraceno, o amaranto não é um grão. Mas o amaranto também pode ser cultivado em forma de grão, com sementes contendo muita proteína, cálcio e ferro. Estas sementes versáteis aparecem em todos os tipos de receitas: você pode germiná-las, estourá-las, cozinhá-las a fogo com manjericão e azeite, ou assar com farinha de amaranto moída para substituir o trigo..

Quais substituições vocês fazem para o arroz e o feijão? Que dicas dariam para quem quer fazer essas trocas?

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