Comida queimada nem sempre está condenada ao lixo ou para alimentar seus bichinhos de estimação. Alimentos queimados durante o cozimento no forno muitas vezes podem ser “consertados”, tornando-os comestíveis e com um bom gosto. Quanto mais cedo você reconhecer que um prato está queimando, melhores são suas chances que você tem de salvá-lo. Alimentos líquidos queimados, tais como sopas, são mais fáceis de salvar. Alimentos cozidos ou fritos que são queimados pode ser mais difícil para salvar porque essas queimaduras geralmente tem mais fumaça envolvida.

Você vai precisar de alguns itens para tirar o gosto de queimado dos alimentos.

O que você precisa para salvar os alimentos queimados?

Você vai precisar de:

  • Luvas de cozinha
  • Pia
  • Água fria
  • Concha
  • Travessa de alimentos
  • Esponjas de cozinha
Recuperando alimentos queimados

Tirar o gosto de queimado de alimentos que ficaram um tempinho a mais no forno dá muito certo, e é possível fazer isso com facilidade. (Foto: www.reference.com)

Como tirar gosto de queimado da comida?

Retire a panela contendo a comida queimada da fonte de calor o mais rápido possível, usando as luvas com proteção. Isso ajudará a manter o sabor queimado longe do resto do prato que está sendo preparado. Desligue a fonte de calor.

Acione a pia da cozinha, tampe o ralo, e ligue a água fria para que a pia se encha de água o suficiente para cobrir os lados da panela. Coloque a panela na água, com cuidado para não deixar a água entrar na panela. Se não há risco de derramar o conteúdo da panela, você também pode acionar a torneira e deixar a água correndo por cima e pelos lados.

Avalie a quantidade de alimento que está preso ou queimado na panela. Não mexa ou raspe qualquer coisa fora da panela. Sem mexer nas partes queimadas, transfira a comida restante para um prato com uma concha.

Teste o gosto da comida que foi transferida para o prato. Se ainda houver um sabor de queimado ou de fumaça, fumado ou queimado, cubra com um pano úmido por 30 minutos. Prove novamente e determine, a partir deste ponto, se o sabor é palatável ou além do qualquer reparo.

Como tirar gosto de queimado da sopa?

Se a solução acima não funcionou, a estratégia que você tem que usar é mascarar o gosto da sopa. Adicione molho extra, temperos, creme de leite, em pequenas quantidades até você mascarar o gosto o máximo possível. Se você perceber que o gosto não sai, pode ser uma boa ideia mudar o tipo de sopa que você estava fazendo, usando ingredientes diferentes.

Como tirar gosto de queimado do molho?

Para tirar o gosto de queimado de um molho, depois de trocar a panela do molho você pode usar um pouquinho de açúcar para tirar e aliviar o gosto de queimado do molho.

Como tirar gosto de queimado do feijão?

Depois de transferir o feijão da panela, acrescente água o suficiente para cobrir o feijão. Coloque uma cebola média inteira ou meia cebola na nova panela. Deixe ferver por mais um tempinho e estará pronto.

Como tirar gosto de queimado do arroz?

Antes de transferir o arroz de uma panela para outra, coloque um pão francês dentro da panela. Depois remova o pão e passe para uma nova panela. Depois de transferir o arroz para uma nova panela, coloque alguns pedaços de cebola na panela para tirar um pouco do gosto de queimado do arroz.

Dicas gerais para tirar gosto de queimado da comida

Depois de tirar a panela do fogão e a comida que foi salvável da panela, você pode usar temperos, molhos, a cebola e o pão para tirar o gosto de queimado. Se você não conseguir tirar o gosto, você pode pelo menos reduzir o gosto o suficiente para conseguir comer a comida.

Como você faz para tirar gosto de queimado da comida? Como você faz para tirar esse gosto dos seus preparos?

 

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)