O vegetarianismo é uma dieta que proporciona saúde e equilíbrio quando bem administrada, e que pode auxiliar muito bem nas intenções de emagrecimento. Mas informamos desde já que se a intenção for unicamente a de emagrecer, e não relacionada a outras questões como a saúde em sentido amplo e o direito dos animais, a dieta vegetariana não é a mais indicada. Isso porque não é necessário deixar de comer carne para emagrecer, mas é necessário deixar de comer principalmente carboidratos e alimentos calóricos, que não são exclusivamente provenientes da carne.

Dieta vegetariana para emagrecer

Vegetarianismo é a melhor dieta para emagrecer?

Dietas que visam a diminuição da ingestão de massas podem ser mais eficientes que a dieta vegetariana, que tem em seus princípios a abolição da carne mas não a abolição de massas, doces e outros alimentos calóricos. Dependendo do tipo de alimentos privilegiados um vegetariano pode inclusive engordar, se focar a sua alimentação em alimentos calóricos e ricos em carboidratos. É o que acontece com pessoas que se tornam vegetarianas sem um planejamento, e sem saber que a substituição adequada deve ser feita também com legumes, verduras e frutas. Vegetarianos jovens caem nessa armadilha, e passam a se alimentar somente de salgados, pães, macarrão e lasanhas, inevitavelmente aumentando seu peso.

Portanto, a conclusão a que chegamos é a seguinte: se a intenção é unicamente emagrecer, e não questionar os princípios da alimentação carnívora, não há porque se tornar vegetariano. Será um sacrifício desnecessário que pode ser evitado com dietas menos restritivas, tão ou mais eficazes na busca pelo emagrecimento. Além disso, o emagrecimento é conseguido não só com alimentação, mas também com exercícios físicos. O recado também vale de maneira inversa para os vegetarianos, pois também pode ser questionável uma dieta que visa a libertação animal mas que negligencia a saúde humana. Existe algo muito errado quando a dieta vegetariana leva à obesidade. O grau de desnutrição com certeza será diretamente proporcional ao ganho de peso!

 

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)