Após termos escrito sobre as desvantagens de ser vegetariano, e a maioria dos outros posts que enfatizam suas vantagens, faremos uma lista didática dos prós e contras do vegetarianismo, algo de fácil visibilidade e entendimento para os que estão ponderando sobre a adesão à dieta vegetariana. Como a maioria das coisas, existem vantagens e desvantagens no vegetarianismo. Mas uma coisa é certa: ao dizer dos prós e contras, das vantagens e desvantagens, devemos pensar não só na nossa situação, mas na situação de todos os seres implicados em nossas escolhas. Não é algo simples: o que muitas vezes é desvantajoso para nós pode, no entanto, ser o mais ético. O que nos traz prazer pode não ser o mais correto. Algo pode ser vantajoso para mim e desvantajoso para o outro. Fica a dica para a avaliação!

Prós do vegetarianismo:

  • A dieta vegetariana diminui a ocorrência de muitas doenças, como problemas cardíacos, câncer, diabetes e outras.
  • Os casos de osteoporose em vegetarianos é reduzido, pois perdem menos cálcio pela urina do que aqueles que ingerem carne.
  • A dieta vegetariana é do ponto de vista ético a mais correta, pois é contra a matança e exploração animal que não se justifica racionalmente como uma verdadeira necessidade. Num mundo com abundância de outros alimentos a matança de animais para consumo é injustificada.
  • Os vegetarianos têm uma alimentação mais variada, prezam e buscam conhecer os alimentos disponíveis pois não ficam presos ao cardápio tradicional que gira em torno da carne.
  •  As funções intestinais são melhores nos vegetarianos pela ingestão de fibras presentes nos vegetais.
  • O vegetarianismo é uma postura que vai na contracorrente do individualismo e descaso com o meio ambiente, uma postura urgente para os tempos atuais.
  • Segundo uma comunidade do Orkut: “Vegetarianos trepam melhor”.
Vantagens e desvantagens de ser vegetariano

Aspectos positivos e negativos do vegetarianismo

Contras do vegetarianismo:

  • É difícil para o vegetariano viver em uma sociedade predominantemente carnívora. Se você não se preparar pode não ter o que comer em ocasiões sociais!
  • A todo momento as pessoas querem saber por que você é vegetariano e você precisa repetir a todo momento as suas razões para tal.
  • Você tem que escutar argumentos idiotas como “Mas a alface também é um ser vivo!”, ou piadas bestas como “Pelo menos a vaca tem chance de correr, o pé de couve não!”
  • A atenção com a alimentação deve ser redobrada para que não aconteça nenhuma carência nutricional. Será uma preocupação a mais com sua saúde.
  • Se você não gosta de cozinhar o vegetarianismo pode ser uma pedra no sapato. Você será obrigado a aprender receitas básicas para a sua sobrevivência.
  • Ao viajar você pode passar alguns apertos, a não ser que siga essas dicas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

5 comentários para “Vegetarianismo: prós e contras!”

  1. André Luiz Rodrigues Prado

    Eu acho que cada um de nos comemos o queremos e o que gostamos, até que o calo aperte, daí tem muita gente queria ser vegetariana mais tem coragem, acha dificil largar os vicios da alimentaçaão, para uma vida melhor e saudável.

    Responder
  2. Shirley Toledo

    Achei maravilhoso os artigos e as receitas bem explicadas.São dicas que eu vou colocar na minha casa.Obrigada.

    Responder
  3. Luiza Lina

    Parabéns eu amei as dicas!

    Responder
  4. Ju

    Sou universitária, trabalho e sou casada, mas mesmo com a vida corrida encontro tempo para fazer as comprar no mercado e cozinhar, na verdade cozinhar acaba que é até mais rápido pois legumes são mais rapidos no cozimento que as carnes, essa que não para de comer carne por não ter tempo está por fora!

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Oi Ju,

      Arrumar tempo para cozinhar realmente é difícl para algumas pessoas. Em todo caso precisamos admitir que muitas pessoas usam o tempo como desculpa para não se alimentar bem!
      Nisso você tem razão!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)