Muita gente acha que o sushi é um tipo de comida japonesa que necessariamente contém peixe cru. Estas pessoas estão enganadas, pois o sushi pode ter como recheio os vegetais, frutas e outras adaptações como o tofu. O sushi nada mais é que um arroz especial temperado com vinagre, açucar e sal, os outros ingredientes que são o recheio, e as folhas de alga que envolvem o arroz e o recheio. Nas imagens você pode ver isso claramente. A única coisa que muda quando o sushi é vegano é justamente o “recheio” do sushi, ao invés de peixe utiliza-se vegetais… e a criatividade!

Receita de sushi vegano

Diferenças do sushi vegano

Dos “sushis oficiais” da culinária japonesa, um deles é 100% vegetariano, é o Kappa Maki, o famoso sushi de pepino. Vamos aprender como fazê-lo. O mais complicadinho é o arroz, que necessita de certos cuidados especiais. Primeiramente, compre o arroz próprio para sushi, pois somente ele fornece a consistência adequada. O próximo ingrediente é a folha de alga, chamada de alga nori, pode ser encontrada nos grandes supermercados. O recheio é exclusivamente o pepino, mas saiba desde já que ele pode ser substituído por qualquer outro legume ou fruta. Os instrumentos necessários são uma faca afiada e uma esteira para a confecção do sushi.

O preparo do arroz exige:

  • 2 xícaras de arroz
  • 3 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de vinagre

Modo de fazer: O arroz e a água devem ser misturados em uma panela e deixados com o fogo baixo por 15 minutos. Após este período, desligue o fogo e com a panela fechada deixe por mais 15 minutos. Depois de cozido espalhe o arroz em uma bandeja e abane-o com um leque por 10 minutos. Misture em uma vasilha separada o açúcar, o vinagre e o sal até dissolvê-los. Despeje a mistura pro igual sobre o arroz e continue abanando com o leque. Quando o arroz estiver frio e o recheio pronto você pode finalmente montá-lo!

Como fazer Kappa Maki

Receita de Kappa Maki ou Sushi de pepino

O recheio: Bastam os legumes cortados em tiras finas e compridas. Neste caso, o pepino.

A montagem do sushi: Parte a folha de alga nori ao meio. Coloque-a na esteira com a parte rugosa para cima. Encha a folha com uma camada fina de arroz, deixando um centímetro da folha sem cobrir. No meio da folha coloque as tiras de pepino. Com a ajuda da esteirinha enrole o sushi e sele suas extremidades (a parte não coberta com arroz) com um pouquinho de água. O rolinho está pronto e é só cortar em pedaços de mais ou menos 2 cm’s e servir!

O sushi deve ser acompanhado de molho shoyo e wasabi (raíz forte).

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Sushi vegano: o que muda?”

  1. Luana

    Preciso deixar o arroz, depois de cozido, descansar por 15 ANOS?
    Ah, deixa prá lá…já desisti!

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Oi Luana,
      Corrigimos para 15 minutos.
      E confere lá se ainda dá pra usar o seu arroz. :)
      Muito obrigado por informar nosso erro.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)