A suplementação vitamínica na dieta vegetariana não deve ser feita aleatoriamente ou sem necessidade. Somente se constatada carência de algum nutriente no organismo é que a suplementação deve ser feita, com as doses indicadas por um médico especialista. Isso porque se o nível de vitaminas está adequado, a suplementação será supérflua e sem resultados, um gasto de dinheiro e de planejamento. Mas quando constatada a carência de vitaminas, é absolutamente necessário algum tipo de reposição nutricional, pois as consequências desse tipo de deficiência podem ser desastrosas.

Carência de vitaminas vegetarianos

Suplementos vitamínicos para vegetarianos

As vitaminas do complexo B, e principalmente a vitamina B12 são as mais difíceis de serem conseguidas em uma dieta vegetariana, e por isso são as mais procuradas como suplementos nutricionais. Pode ser administrada em comprimidos e em injeções, primeiramente para elevar o nível e depois para mantê-lo, com a dosagem a depender da taxa da vitamina nos exames de sangue. Geralmente a injeção é utilizada para elevar o nível, e os comprimidos para mantê-lo. Acima dos 50 anos é indicado que todos os indivíduos, vegetarianos ou não, façam suplementação da vitamina B12, pois sua absorção pelo organismo tende a diminuir. O nível de vitamina B12 no sangue deve estar acima de 350 pg/ml, abaixo disso a suplementação é necessária.

Carência de vitamina B12

Reposição de vitamina B12 para vegetarianos

A suplementação nutricional para vegetarianos também deve ser feita em indivíduos específicos. Gestantes e lactantes devem necessariamente fazer a suplementação de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Crianças vegetarianas devem receber suplementação de ferro e vitamina B12 dos 6 meses aos 2 anos de idade.

Com uma dieta equilibrada e variada o vegetariano facilmente consegue todos os outros nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Basicamente somente a vitamina B12 é suplementada. Certos alimentos, ainda que tenham o nível de B12 inferior ao da carne, podem ser consumidos para minimizarem a sua deficiência. Temos aqui uma receita de um suplemento alimentar a base de cereais, que promete cobrir a carência das vitaminas B1 à B13. Pode ser feita em casa e consumida diariamente.

Ingredientes:

  • Gergelim
  • Linhaça
  • Semente de Girassol
  • Castanha do pará

Bata estes ingredientes no liquidificador e misture com:

  • Farelo de trigo
  • Gérmen de trigo
  • Farelo de aveia

Use a mesma quantidade de cada ingrediente para fazer o suplemento. Exemplo: 1 colher de sopa de cada ingrediente. Você pode comê-lo com banana, com iogurte e vitaminas de frutas em geral.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)