O seitan, ou carne de glúten, é uma preparação derivada da proteína do trigo, o glúten. É usada como substituição à carne animal por muitos vegetarianos, por causa de seu gosto, sua textura e principalmente sua proteína. Pode ser preparada de diversas formas, assada, grelhada, empanada, etc. A carne de glúten pode ser encontrada pronta em lojas de produtos naturais ou pode ser feita em casa, o que dá bastante trabalho quando feita com a farinha de trigo. Basicamente a carne de glúten é conseguida com a lavagem persistente da farinha de trigo em água corrente, várias vezes e por muito tempo. Com isso a farinha de trigo irá perder as gorduras e o amido, restando somente uma massa consistente e pegajosa. Essa massa deve ser cozida com molho shoyo para adquirir gosto, cor e uma consistência desejável, fibrosa, que deve ser cortada em fatias ou em lâminas. Com 1 kg de farinha de trigo obtêm-se 250 g de carne de glúten.

O que é seitan

O que é seitan ou carne de glúten

O preparo também pode ser feito diretamente com a farinha de glúten. É um preparo mais fácil, rápido e com menos desperdício de água e farinha. Misturando-se 250 g de farinha de glúten com 250 ml de água obtêm-se 750 g de seitan, cerca de 14 bifinhos de glúten, que duram de 3 a 4 dias na geladeira, conservado em uma vasilha com a água do cozimento. Eles também podem ser congelados se for o caso, e duram por tempo indeterminado.

A carne de glúten é uma proteína vegetal livre de gordura saturada e colesterol, fonte de vitamina B e ferro. É um alimento originário da antiguidade oriental, assim como o tofu. Não se sabe se foi criado na China ou na Índia. Este alimento pode ser consumido acompanhando as refeições como uma guarnição, ou como ingrediente de outros preparos, como recheio de lasanhas, salgados e assados. É um alimento muito importante para os vegetarianos, pela sua versatilidade e pelo seu caráter nutricional.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Seitan ou carne de glúten”

  1. Mariana

    Olá, eu adoro porém toda vez que como minha barriga incha. Gostaria de saber se ele provoca esse efeito ou se ele pode engordar. Obrigada!

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Pode provocar esse efeito sim, se consumir em excesso.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)