Quando falamos em vegetarianismo, não estamos falando de uma dieta una. Dentro dessa especificação estão contidos diversas modalidades, existem diversos tipos de vegetarianismo, dos mais moderados aos mais radicais, dos menos aos mais restritivos. Entenda a nomenclatura e os tipos de vegetarianos existentes!

  • Vegetariano:É um indivíduo que segue uma dieta que não admite tirar a vida de um animal para a alimentação humana. Deste modo o vegetariano rejeita a carne (de vaca, porco, peixe, frango, etc) e seus derivados (presuntos, embutidos, etc). O vegetariano não se alimenta exclusivamente de vegetais, mas pode vir a comer outros alimentos, desde que não contenham carne. O vegetariano pode ou não ser vegano (excluir qualquer tipo de produto de origem animal).

    Quais são os tipos de vegetarianismo?

    Diversas modalidades de vegetarianos

  • Ovo-lacto-vegetariano: É o tipo mais comum de vegetariano. Exclui a carne mas continua a se alimentar de ovos e leite. Vulgarmente, quando dizemos “vegetariano”, estamos nos referindo a essa modalidade.
  • Lacto-vegetariano: Exclui a carne e os ovos mas consome leite e derivados do leite.
  • Vegano: Exclui de sua dieta qualquer alimento que seja derivado de animais, como carnes, ovos, leite, mel e gelatina. Além da alimentação esse indivíduo não consome e utiliza nenhum produto que tenha sido testado em animais. O uso de couro, lã, seda e outros produtos que tenham alguma derivação de animais é igualmente repudiado. O veganismo é não só uma opção alimentar masuma postura ética diante da exploração animal.
  • Crudívoro: É o indivíduo que se alimenta somente de alimentos crus ou com um preparo que não envolva cozimento acima de 40 graus.
  • Frugívoro: É o indivíduo que se alimenta somente de frutas, frescas ou secas.
  • Freegan ou Freegano: É um indivíduo curioso. Nega-se a contribuir economicamente com empresas que exploram os animais mas são capazes de comer carne quando elas são descartadas ou jogadas no lixo. Eles se recusam a comprar qualquer tipo de alimento com carne ou derivado de animais, mas comem aquilo que lhes é doado, ofertado ou que será jogado fora. O que está em jogo nesse estilo de vida é não contribuir economicamente com a indústria da exploração animal.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)