Viver no estilo vegan é algo que muitas vezes traz algumas dores de cabeça, como a obtenção de brotos comestíveis frescos e de boa qualidade ou mesmo alimentos saudáveis. Para que sua vida fique mais fácil, nada melhor que começar a fazer sua própria comida em casa. E fazer brotos comestíveis, com todos os benefícios agregados pode ser muito fácil.

Mas é necessário todo um cuidado especial na hora de adquirir as sementes para germinar. Sem exceções, as sementes que irão germinar os brotos devem ser de origem completamente orgânica, sem agrotóxicos ou qualquer tratamento químico. Isso é necessário porque a pessoa que consumir os brotos pode ser facilmente intoxicada por estes produtos, uma vez que a planta não teve tempo para crescer o suficiente para filtrar e expelir tais substâncias.

Para germiná-las com qualidade e todos os nutrientes, você deve selecionar as melhores sementes do pacote, ou seja, só selecionar aquelas que você terá certeza que irão germinar. Evite qualquer semente com deformidades, sinais de que estão murchas, podres, doentes ou qualquer coisa que demonstre que ela não tem uma saúde perfeita.

As melhores sementes para o cultivo

Cultivar brotos em casa é a melhor opção para garantir que eles estejam completamente livre de químicos e agrotóxicos. (Foto: ecopartilhar.blogspot.com)

Preferencialmente, no cultivo dos brotos, utilize apenas água mineral de boa qualidade, principalmente na fase em que as sementes permanecem de molho para iniciar a absorção dos sais minerais e líquidos necessários para sua germinação. Você pode ferver a água, caso não tenha água mineral em casa, para retirar as impurezas. Mas o cloro excessivo e o tratamento da água encanada pode prejudicar uma boa germinação.

Os brotos demoram aproximadamente uma semana para germinar e podem ser armazenados por até 7 dias na geladeira. Ocupam muito pouco espaço e precisam de um controle de luminosidade legal para que também recebam a luz do sol parte do dia e possam crescer saudáveis.

Abaixo, seguem alguns sites na internet onde você pode adquirir sementes completamente orgânicas para seus brotos:

Sementes Agroecológicas.

Cultivo familiar de sementes agroecológicas no interior da Serra Gaúcha.

Família de descendência alemã que produz sementes naturais e ervas medicinais na Serra Gaúcha.

Empresa especializada na produção e comércio de plantas, mudas e sementes desde 1992 no mercado.

Em sua cidade, você pode e deve buscar lojas de produtos naturais e tentar conseguir sementes com pessoas que trabalhem com agricultura familiar, que tem um foco maior no cultivo ecológico. Além disso, você estará participando de um conceito muito mais amplo, que envolve não só ecologia, mas toda uma responsabilidade cidadã para com a sociedade e essas pessoas que cultivam com poucos recursos mas com muita qualidade.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

7 comentários para “Onde comprar sementes para produção de brotos?”

  1. Roberto Grison

    Gostaria de comprar sementes para produzir brotos, quais as especies que vocês comercializam, e o preço,

    Responder
    • Oliveira

      Quero comprar sementes par fazer blotos

      Responder
      • Equipe Estilo Vegan

        Oliveira, compre em lojas de produtos orgânicos ou por fontes confiáveis pela internet.

  2. Rosane

    Sabe onde posso encontrar sementes para brotos de feijão?
    Obrigada

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Rosane, tente comprar diretamente pela internet, ou usar feijões comprados no mercado mesmo.

      Responder
  3. Diovana Vieira

    Pode me indicar um site de confiança para comprar sementes orgânicas?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Diovana, existem muitas opções online disponíveis. A melhor fonte de informações são fóruns e grupos de discussão de veganismo, amplamente disponíveis na internet.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)