O que é crudivorismo
O crudivorismo é uma prática alimentar que não consome nenhum tipo de alimento de origem animal e nenhum tipo de alimento cozido, frito ou assado. É uma dieta vegan ainda mais restrita e tem este nome por privilegiar alimentos crus ou com um preparo que não altere suas propriedades, pois o cozimento acarretaria a perda de seus nutrientes. A dieta crudívora é também chamada de “comida viva” pois é consumida tal como se encontra na natureza ou preparada de algumas maneiras específicas que a mantenha crua. Vegetais, sementes, brotos, grãos germinados, algas, cogumelos, frutas e sementes compõem a alimentação crudívora.
Leia também
- 14 dicas sobre germinação de sementes!
- Quais frutas, verduras e legumes você pode congelar sem problemas?

Brotos e sementes na dieta crudívora
O problema do cozimento dos alimentos está na destruição das enzimas que ocorrem a partir dos 40 graus. As enzimas são as responsáveis por transportar os nutrientes para as nossas células e quando destruídas não permitem o aproveitamento completo dos nutrientes dos alimentos, dificultando a digestão e gastando nossas próprias reservas. Os alimentos podem ser aquecidos, mas não cozidos. Um modo de medir a temperatura apropriada é sentir o calor da panela. Ele não pode queimar a mão, pois se isso acontecer queimará também o alimento. Uma temperatura adequada para a pele é também adequada para a comida.
O grande segredo da alimentação crudívora é a germinação de sementes. Isso é conseguido deixando a semente de molho na água durante a noite. A semente alcançará a maior potência de nutrientes após germinada, e pode ser consumida após este período de molho. Este é o sentido de “comida viva”, ao contrário da despotencialização da comida cozida, considerada “morta”. Outros tipos de preparo também podem ser privilegiados, como:
- Hidratação dos alimentos: serve basicamente para amolecer os alimentos duros, como nozes, feijão, sementes e grãos em geral. Deixe-os de molho até que sua consistência fique mais amolecida. Permite preparar purês e papas.
- Extração de suco: É necessário ter uma centrífuga para extrair o suco de certos alimentos. Serve para fazer pastas, caldos e molhos.
- Desidratação: É uma técnica usada para concentrar o sabor dos alimentos e deixá-los crocantes. Pode ser feito somente com um aparelho chamado “desidratador de alimentos”.
Recomenda-se que a dieta crudívora seja uma alimentação complementar ou circunstancial, mas muitos adeptos se alimentam com exclusividade da “comida viva” e fazem dela sua única fonte de nutrição.
Veja também

Quais são os tipos de vegetarianismo?

Almoço vegano rápido, como congelar?

Lista de ingredientes não veganos no rótulo de alimentos! Cuidado!

Onde comprar sementes para produção de brotos?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias, dietas ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.