O crudivorismo é uma prática alimentar que não consome nenhum tipo de alimento de origem animal e nenhum tipo de alimento cozido, frito ou assado. É uma dieta vegan ainda mais restrita e tem este nome por privilegiar alimentos crus ou com um preparo que não altere suas propriedades, pois o cozimento acarretaria a perda de seus nutrientes. A dieta crudívora é também chamada de “comida viva” pois é consumida tal como se encontra na natureza ou preparada de algumas maneiras específicas que a mantenha crua. Vegetais, sementes, brotos, grãos germinados, algas, cogumelos, frutas e sementes compõem a alimentação crudívora.

Dieta crudívora

Brotos e sementes na dieta crudívora

O problema do cozimento dos alimentos está na destruição das enzimas que ocorrem a partir dos 40 graus. As enzimas são as responsáveis por transportar os nutrientes para as nossas células e quando destruídas não permitem o aproveitamento completo dos nutrientes dos alimentos, dificultando a digestão e gastando nossas próprias reservas. Os alimentos podem ser aquecidos, mas não cozidos. Um modo de medir a temperatura apropriada é sentir o calor da panela. Ele não pode queimar a mão, pois se isso acontecer queimará também o alimento. Uma temperatura adequada para a pele é também adequada para a comida.

O grande segredo da alimentação crudívora é a germinação de sementes. Isso é conseguido deixando a semente de molho na água durante a noite. A semente alcançará a maior potência de nutrientes após germinada, e pode ser consumida após este período de molho. Este é o sentido de “comida viva”, ao contrário da despotencialização da comida cozida, considerada “morta”. Outros tipos de preparo também podem ser privilegiados, como:

  • Hidratação dos alimentos: serve basicamente para amolecer os alimentos duros, como nozes, feijão, sementes e grãos em geral. Deixe-os de molho até que sua consistência fique mais amolecida. Permite preparar purês e papas.
  • Extração de suco: É necessário ter uma centrífuga para extrair o suco de certos alimentos. Serve para fazer pastas, caldos e molhos.
  • Desidratação: É uma técnica usada para concentrar o sabor dos alimentos e deixá-los crocantes. Pode ser feito somente com um aparelho chamado “desidratador de alimentos”.

Recomenda-se que a dieta crudívora seja uma alimentação complementar ou circunstancial, mas muitos adeptos se alimentam com exclusividade da “comida viva” e fazem dela sua única fonte de nutrição.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)