Não podemos generalizar e falar que necessariamente a dieta vegetariana traz benefícios a saúde. Isso porque existe a dieta vegetariana bem feita e a dieta vegetariana mal feita. De nada adianta abolir a carne da alimentação, crendo estar salvando os animais e a saúde, sem se preocupar com uma substituição que cumpra as necessidades nutricionais que a carne antes fornecia. Muitas pessoas se tornam vegetarianas, principalmente jovens, e acabam entrando em casos de desnutrição e obesidade, pois se restringem às massas, pães, salgados e macarrões instantâneos. Deixam de comer carne mas não passam a comer frutas, legumes, verduras, grãos e soja, o principal substituto da proteína animal. Neste caso, quando respondemos a pergunta se parar de comer carne faz mal à saúde, a resposta é: depende. Na verdade, até para a dieta com carne a resposta é igual, pois uma alimentação restrita à carne e que não usufrua dos outros alimentos e vitaminas é uma dieta carente que trará prejuízos à saúde.

Deixar de comer carne faz mal?

A dieta vegetariana faz mal para a saúde?

Mas se bem administrada, a dieta vegetariana fará muito bem à saúde, ajudando a prevenir certas doenças e trazendo bem estar e leveza ao organismo. A única atenção que os vegetarianos devem tomar é em relação à Vitamina B12, uma vitamina que está presente majoritariamente na carne e muito pouco em outros alimentos. O recomendado é que os vegetarianos façam todos os anos exames de sangue para controlarem a taxa dessa vitamina, e dependendo do resultado, será prescrita uma injeção anual. Ainda assim, a diminuição dessa vitamina no organismo começa em média a partir do quinto ano de vegetarianismo, sendo que muitas pessoas não tem qualquer problema em relação à B12.

A anemia acontece com aqueles que não fazem uma boa dieta. Folhas escuras e feijão são alimentos ricos em ferro, e por isso devem ser ingeridos sempre que possível. Um vegetariano que se alimenta bem não será um indivíduo anêmico.

Mas a grande pergunta que envolve o vegetarianismo é em relação à proteína. Além da proteína animal qual é a outra fonte? A soja é um alimento revolucionário neste sentido. Pode substituir plenamente a proteína animal além de trazer outros benefícios. O seu consumo duas vezes por semana já é suficiente para manter normalizada a taxa de proteína no organismo.

Em resumo: o vegetarianismo não faz mal à saúde se a alimentação for administrada com vários alimentos, como frutas, verduras e legumes. A restrição à massas e comidas industrializadas certamente trarão problemas futuros, mas não só na dieta vegetariana, não é mesmo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

16 comentários para “Deixar de comer carne faz mal à saúde?”

  1. Thalyson Borges

    NOssa.! Eu estou adorando esse site, muito bom, por ser claro e abordar assuntos que realmente são fundamentais a nós que estamos começando a adotar esse novo estilo de vida… PARABÉNS.

    Responder
  2. Simão

    Olá. Parei de comer carne tem oito dias. Minha alimentação é muito boa. Como granola, iogurte, queijo, frutas, soja, legumes, verduras, ovo, leite, pão integral, massas, arroz integral e feijão… Como bem todos os dias. Mas tenho me sentido com um cansaço meio que inexplicável. Me sinto mesmo morgado… Será apenas uma fase de adaptação? Obrigado.

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Oi Simão,

      Sem dúvida há um momento de adapatação ao modificar a dieta. Como você fez esta pergunta aqui no site, acredito que não tenha conseguido respondê-la diretamente com um profissional que esteja lhe acompanhando nessa mudança!
      A minha sugestão é: não faça uma dieta por conta própria, sem acompanhamento de uma médico ou nutricionista.
      Nosso corpo é bem mais complexo do que parece e os sintomas como este que está sentindo podem ser mesmo da adapatação ou podem ser algo mais importante.
      Não deixa de procurar um médico para ter certeza do que se trata e conseguir uma indicação de dieta mais profissional e balanceada.
      Espero ter ajudado na sua decisão!

      Responder
  3. Cristiane

    Olá, parei de comer carne a uns 20 dias, ouvi dizer que cogumelos também tem proteína, é verdade?
    Eu emagreci dois quilos nesse período, será que tem alguma relação com a ausência da proteína animal.
    Eu tomo diariamente (a três anos) um Shake com proteína do leite, também vale como substituição?

    Obrigada!

    Responder
  4. Dario D Santos

    Sou vegetariano a 20 anos e nunca senti falta de vitaminas, pratico esportes, corrida de rua e ciclismo a 15 anos, meu desempenho melhorou e muito.pois me sinto mais leve e com mais energia, hoje tenho 50 anos e 69 kg.antes pesava 99kg seja vegetariano e sua vida vai mudar…

    Responder
  5. Paulo Brazil

    Parece já estar mais que provado que o consumo de soja em qualquer quantidade, com exceção da fermentada, faz muito mal à saúde. É Possível, em uma alimentação vegetariana, abolir a soja também?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Paulo, nada em excesso faz mal. Abolir a soja da sua dieta é um risco de perder uma excelente fonte de nutrientes e proteínas. Não recomendamos

      Responder
  6. Andressa

    Eu só como carne, n como frango, nem ovo e nem peixe.Faz mal comer carne? Como também legumes

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Andressa, há controvérsias sobre o assunto. O que as pesquisas mostram é que algumas vitaminas realmente não existem foram das proteínas animais, como algumas vitaminas do complexo B. Por isso é importante fazer uma dieta vegana ou vegetariana sempre acompanhada de um nutricionista.

      Responder
  7. Pedro

    Não como carne vermelha a um ano. A vitamina B12 só está presente na carne vermelha? Como frango ou peixe pelo menos 2 vezes por semana,

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Pedro, a B12 está presente só na carne, num geral.

      Responder
  8. Fernanda

    Amigos, parei de comer carne tem mais ou menos isso três meses e vez ou outra me sinto cansada e um pouco tonta… É Normal? Faz parte da adaptação? Obrigada

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Fernanda, vá a um nutricionista. Está faltando algo em sua dieta, e isso não é normal.

      Responder
  9. Venderlei

    Li em vários artigos que a soja faz mal a saúde, eu sou ovolactovegetariano realmente a soja faz mal?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Venderlei, cada pesquisa diz uma coisa, mas, a maioria delas diz que é a soja alterada geneticamente ( transgênica) pode causar problemas.

      Responder
  10. Laila Feitosa

    Estou sem comer carne há um mês e seis dias, como bastante proteína, verduras, legumes, frutas, até as pessoas daqui de casa passaram a consumir vegetais depois desta minha mudança. E foi umas das melhores coisas que já fiz esse ano. É Importantíssimo também ir ao médico, como dito nesta matéria. Abs

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)