Alimentação saudável e nutrição andam a lado a lado. O grão de chia é uma novidade que poder ser um excelente aliado para manter a saúde. O grão de chia ou também “semente de chia” como é conhecido é a semente da sálvia hispânica, originária do México e muito consumida pelas civilizações antigas.

Assim como a semente de linhaça, a semente de chia tem o Omega 3 como um de seus principais componentes, mas em concentração ainda maior. É rica em fibras, magnésio, potássio e proteínas.

Chia

Semente salvia hispanica

Dentre os principais benefícios da semente de chia estão o emagrecimento e a perda de peso, obtido com uma dieta adequada e com a ajuda de exercícios. Segundo nutricionistas, a semente de chia causa saciedade pois são ricas em fibras e ao entrarem em contato com a água formam uma espécie de gel no estômago. Isto faz a digestão se tornar mais lenta e o indivíduo, satisfeito passa a consumir porções menores.

A quantidade de fibras presente no grão de chia também tem um papel importante na regulação do instestino e no controle do apetite. Assim como a linhaça a alimentação a base da semente de chia é apenas um auxílio em uma dieta de emagrecimento, que em todos os casos precisa ter o acompanhamento médico adequado.

Como comprar semente de chia?

A semente de chia é vendida em três formas principais: grãos, óleo e farinha. O preço médio varia muito com a marca e se é importado ou não. É mais caro que a semente de linhaça, mas tem muitos nutrientes também.  Para comprar, você pode ir em lojas de produtos naturais, alguns supermercados maiores ou mesmo no Mercado Livre, onde há grande variedade de opções.

O vídeo abaixo fala um pouco mais a respeito dos benefícios do grão de chia!

Apenas como curiosidade, veja alguns dos nutrientes presentes na semente de chia.

  • 2 vezes mais potássio do que a banana
  • 3 vezes mais ferro do que o espinafre
  • 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
  • 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
  • 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
  • 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

Gostou de ver mais um exemplo do poder da alimentação vegetariana? Compre e veja se a semente de chia fará bem à sua saúde também!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)