A prática de exercícios físicos e o atletismo profissional combina perfeitamente com o vegetarianismo. Está desinformado quem pensa que os atletas devem ter uma alimentação carnívora para obter os nutrientes e proteínas necessárias para a plena realização dos exercícios. Inclusive existem muitos vegetarianos famosos e bem sucedidos em seus esportes, que provam a boa relação com a dieta vegetariana. Dentre eles estão Éder Jofre, o maior pugilista brasileiro e Carl Lewis, o maior corredor do mundo, que possui uma alimentação vegana. A lista é enorme, incluindo tenistas, fisiculturistas, nadadores, corredores, jogadores de basquete, etc.

Atletas e nutrição vegetariana

Atletas vegetarianos

Com planejamento adequado e ingestão de alimentos variados que cubram os nutrientes necessários ao organismo, o vegetarianismo é uma dieta adequada à vida atlética. A dieta vegetariana é rica em carboidratos, fibras, água e possui baixa taxa de gorduras saturadas. As proteínas necessárias podem ser obtidas mediante a variação de alimentos que a contenham, como o tofu, as leguminosas, o leite de soja, castanhas, sementes e frutas secas.

Um atleta pode planejar sua alimentação tendo por base os exercícios. O que deve ser comido antes, logo depois e um tempo após a atividade física. Esse planejamento é importante para evitar perdas de nutrientes e manter o corpo com energia. Confira as dicas:

  • Antes do treino: Deve ser ingerido carboidrato (massas) e vitaminas em geral. Pães, torradas, macarrão. Suco de frutas cítricas ou vitaminas de banana e mel. Cereais matinais também são recomendados, menos a granola que é de difícil digestão e pode não cair bem durante o treino.
  • Logo após a atividade (não deve ultrapassar 30 minutos após o exercício): Para compensar o glicogênio gasto e não perder massa muscular, se alimente de barrinhas de cereais, ameixa seca, damasco, uva-passa, banana, etc.
  • Algum tempo após a atividade, como almoço ou lanche: Uma refeição com soja, feijão e arroz integral; macarrão à bolonhesa com soja; vitamina de frutas e leite de soja, pão integral com requeijão ou queijo; sanduíche natural com queijo, salada ou pasta de grão de bico, acompanhado de suco natural.O único nutriente que realmente precisa ser suprido na dieta vegetariana, seja para atletas e não atletas, é a vitamina B12, ainda assim após no mínimo 5 anos de dieta vegetariana. Faça exames regularmente para medir a taxa da vitamina, e caso seja necessário será prescrito pelo médico a sua suplementação.

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