Os brotos e sementes/grãos germinados são alimentos extremamente nutritivos e benéficos à saúde. Para uma dieta vegetariana eles são essenciais, pois concentram muitas das vitaminas que o corpo necessita. Para obtê-los basta uma ação simples: as sementes germinadas são obtidas através do contato com água, do qual se forma uma pequena raíz. Os brotos são as sementes um pouco mais desenvolvidas, quando a raíz cresce e se formam as primeiras folhas.

Brotos e sementes germinadas

Grãos germinados e brotos

As sementes germinadas podem ser feitas em casa e são geralmente consumidas em sucos e saladas; os brotos também podem ser feitos em casa, e são encontrados para a compra em diversas feiras e locais de venda de produtos frescos, e podem compor muitos pratos e receitas, como saladas, molhos, recheios de sanduíche, farofas frias, etc. A única condição para o consumo do broto é ele estar in natura, sem ser cozido ou congelado. Sua duração é de aproximadamente 7 dias na geladeira. Existe uma grande diversidade de brotos disponíveis para o consumo: o broto de alfafa, broto de feijão, broto de girassol, broto de bambu, etc.

Para fazer em casa:

  1. separe primeiramente as sementes desejadas, como gergelim, linhaça, girassol, alfafa, trevo, rabanete. Ou então separe os grãos desejados: lentilha, soja, aveia, ervilha, arroz, quinoa, etc.
  2. Em seguida coloque três colheres de sopa da semente ou grão desejado em um vidro limpo. Deixe-os de molho em água por uma noite inteira e com o vidro fechado por um filó e elástico.
  3. No dia seguinte escorra a água através do filó e lave as sementes, repetindo essa operação duas vezes ao dia. Deixe o vidro em posição inclinada e com a boca virada para baixo, em local arejado e com sombra. Em 48 horas os primeiros sinais de germinação podem aparecer.

    Como cultivar brotos em casa

    Brotos comestíveis feitos em casa!

  4. Depois de uma semana o broto pode ser consumido. Basta colher e acrescentar em suas receitas!

4 comentários para “Benefícios do consumo de brotos comestíveis”

  1. nildete

    Gostie da informeção , só preciso de uma complementaçao .´E necessario lavar os grãos duas vezes ao dia durante oito dias ou é só nos dois primeiros?

  2. Iane Roberta Vienc Kurz

    Como faço para adquirir as sementes de broto. quanto é?

  3. Iane Roberta Vienc Kurz

    Como faço para adquirir as sementes de broto?

  4. Daniel bubolz

    Onde é possível adquirir as sementes para produção de brotos? Especialmente brotos de bambu.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)