Enquanto você pode estar indecisa ou indeciso se prefere ficar loiro ou loira, moreno ou morena, ruivo ou ruiva, ou até com um cabelo mais exótico, mudar a cor dos cabelos pode ser um hábito nem um pouco vegano. Várias tinturas contém substâncias que foram testadas em animais ou que são provenientes de fontes animais. Além disso, muitas das tinturas de cabelo não orgânicas possuem substâncias químicas suspeitas, que tem sido ligadas a problemas de saúde, que vão desde alergias até mesmo ao câncer.

Se você quer ser um vegano responsável, cuidar da sua saúde e, ao mesmo tempo, deixar seus cabelos na cor que tanto deseja, existem várias opções de tintas cabelo não-tóxicas e ambientalmente amigáveis. Escolher qual usar depende principalmente sobre os efeitos que você está esperando conseguir.

Tonalizantes veganos: henna

Se você está procurando por variações sutis de cor e não se importa com uma mistura com um cheiro mais forte e um pouco viscosa, a henna é uma ótima opção. A substância derivada da planta tem sido usada há milhares de anos, desde a era de Cleópatra.

A aplicação da henna deve seguir às instruções da marca específica, mas geralmente, a recomendação é em manter a henna nos cabelos entre 1 e 6 horas, de acordo com a tonalidade que você deseja (quanto mais tempo, mais escuro. A coloração com a henna dura entre 4 e 8 semanas.

Dá para personalizar a cor da henna com algumas misturas, como café, chá preto, ou suco de limão. Como benefício adicional, a henna ainda é um excelente hidratante natural – e vegano – para os cabelos.

Cores de tinturas veganas

Tinturas veganas tem até cores mais exóticas, que podem agradar aos gostos mais peculiares e modernos. (Foto: www.storenvy.com)

Descolorante vegano caseiro

As receitas abaixo são para descolorir os cabelos. Tenha em mente que cabelos mais escuros precisam de mais tempo para serem clareados, ou repetições do processo.

Misture 1 xícara de suco de limão e 3 xícaras de chá de camomila. Aplique em em seu cabelo e passe algum tempo no sol. Cuidado com o limão na pele: é para aplicar nos cabelos, não no couro cabeludo. E se o sol estiver muito forte, não use.

Misture 3/4 xícara de mel com 1 1/2 de iogurte vegano nos cabelos úmidos. Massageie em seu cabelo e enrole com uma touca ou toalha. Deixe descansar por até oito horas e enxague.

Misture 4 colheres de sopa de canela com iogurte vegano. Massageie nos cabelos e deixe de molho por 30 minutos.

Vale lembrar que água oxigenada é um bom descolorante, e é vegano.

Tons avermelhados em tinturas veganas para os cabelos

Se você quiser adicionar um tom avermelhado para os cabelos, as receitas veganas são bem variadas.

Misture 1/2 xícara de suco de beterraba orgânica e 1/2 xícara de suco de cenoura. Massageie nos cabelos e deixe descansar por uma hora.

Ferva 3 sacos de chá de hibisco em 2 xícaras de água até que tenha apenas 1 a 1/2 xícara de líquido. Massageie nos cabelos. Pode ser deixado ou lavado depois.

Ferva 1/3 xícara de flores de calêndula em 2 xícaras de água. Coe e adicione 1 xícara de vinho tinto. Massageie nos cabelos e deixe por 30 minutos.

Escurecedores veganos para os cabelos

Para escurecer os cabelos, algumas receitas interessantes:

Ferva um forte chá de folhas de chá preto e casca de cereja. Deixe na água quente até a cor ser tão escura quanto puder. Massageie nos cabelos limpos e deixe em até o próximo dia de lavagem.

Prepare um café forte e deixe esfriar. Massageie no cabelo e deixe descansar por 15 minutos. Enxaguar o cabelo com água morna.

Como obter outras cores para os cabelos veganos?

A melhor forma de obter cores naturais e veganas é através de ingredientes naturais misturados a shampoos, condicionadores, e outros cremes de hidratação veganos para os cabelos após uma descoloração.

Por exemplo, se você quer tons de roxo no cabelo, pode bater alguns mirtilos com uma máscara de hidratação para os cabelos. Para a cor laranja, você pode deixar alguma flor laranja de molho em álcool, e depois que o álcool ficar colorido aplicar sobre os cabelos. Basta criatividade nas misturas para conseguir uma cor ideal aos seus cabelos.

Você tem outras sugestões de tinturas veganas para os cabelos? Conhece alguma boa marca de tintas para cabelos veganas? Quais?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Tinta de cabelo vegan e orgânica! Tonalizante!”

  1. Sheila Malickas

    Mel? Eu não entendi essa parte

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)