Produtos de soja são muito versáteis. Os fabricantes têm encontrado diversas maneiras de transformá-los em leite de soja, hambúrgueres vegetarianos, cachorros-quentes, sorvetes, iogurte, chocolate e muito mais. Um dia, eles provavelmente vão transformar soja em pneus de tratores até.

Como os produtos de soja são tão amplamente consumidos, algumas pessoas levantaram a questão de saber se eles são seguros. O maior ponto de interrogação é se elas afetam o risco de câncer de mama e, para as mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, se eles iriam ajudar ou prejudicar suas chances de sobrevivência.

Após anos de pesquisa, a ciência está começando a pesar e mostrar resultados. Aqui reunimos apenas o que os estudos mostram sobre os mais famosos mitos e verdades sobre a soja.

Prevenção e sobrevivência ao câncer

Mulheres que incluem produtos de soja em suas rotinas são menos propensas a desenvolver câncer de mama em comparação com outras mulheres. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia descobriram que as mulheres que consumiam uma média de um copo de leite de soja ou cerca de meia xícara de tofu por dia têm cerca de 30 por cento menos risco de desenvolver câncer de mama, em comparação com as mulheres que consomem pouco ou nenhum produto de soja nas suas dietas. No entanto, para ser eficaz, o consumo de soja podem ter que ocorrem cedo na vida, já que o tecido da mama começa a se formar durante a adolescência.

E as mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama?

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association mostra que produtos de soja podem reduzir o risco de recorrência. Em um grupo de aproximadamente 5 mil mulheres previamente diagnosticadas com câncer de mama que estavam participando do Breast Cancer Survival Study de Xangai ao longo de um período de quatro anos, aqueles que consumiam regularmente produtos de soja, como leite de soja, tofu, ou edamame, tiveram um risco 32 por cento menor de recorrência e uma diminuição de 29 por cento o risco de morte, em comparação com as mulheres que consumiam pouca ou nenhuma soja.

Por que produtos de soja reduzem o risco de câncer?

A maioria das pesquisas se concentra em fitoestrógenos encontrados na soja. Estes compostos são de certa forma semelhantes aos estrógenos (hormônios femininos) na corrente sanguínea de uma mulher, mas são muito mais fracos. Alguns sugeriram que os fitoestrógenos se anexam aos receptores de estrogênio no corpo de uma mulher, bloqueando seus estrogênios naturais para se prender e parar efeitos indutores de câncer pelo estrogênio.

Miomas

Produtos de soja podem reduzir o risco de miomas, nós do tecido muscular que se formam dentro da camada muscular fina que se encontra abaixo do revestimento do útero. Um estudo sobre as mulheres japonesas descobriu que quanto mais as mulheres comeram soja, menos provável é que elas precisassem da histerectomia (remoção do útero e ovários), o que sugere que miomas foram menos frequentes. Em um estudo de mulheres no estado de Washington, a soja não parecia ajudar ou prejudicar, talvez porque as mulheres americanas comem muito pouca soja em comparação com as suas homólogas japonesas. O que tem um grande efeito no presente estudo foram as lignanas, um tipo de fitoestrogênios encontrados nos grãos de linhaça e grãos integrais. As mulheres que consumiram a maior quantidade desses alimentos tem menos da metade o risco de miomas, em comparação com as mulheres que geralmente não consomem esses alimentos.

Consumindo a soja com responsabilidade

Não deixe de consumir a soja por ter dúvidas. Tente esclarecer todas elas com seu profissional de saúde para não cortar estes nutrientes de sua dieta. (Foto: divulgação)

Soja e hormônios masculinos

Embora compostos em produtos de soja ter sido comparados a hormônios femininos muito fracos, eles não têm efeitos adversos sobre os homens e pode realmente ajudá-los a prevenir o câncer. Uma análise publica em “Fertility and Sterility”, com base em mais de 50 grupos de tratamento, mostrou que nem os alimentos de soja, nem suplementos de isoflavonas de soja afetam os níveis de testosterona em homens. Uma análise de 14 estudos, publicados no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o aumento da ingestão de soja resultou em uma redução de 26 por cento no risco de câncer de próstata. Os pesquisadores descobriram uma redução do risco de 30 por cento com produtos de soja não fermentados, como leite de soja e tofu.

Saúde da tireóide

Estudos clínicos mostram que produtos de soja não causam hipotireoidismo. No entanto, isoflavonas da soja podem pegar um pouco do iodo que o corpo normalmente usaria para fazer o hormônio da tireoide. O mesmo acontece com os suplementos de fibras e alguns medicamentos. Em teoria, então, as pessoas que consomem soja podem precisar de um pouco mais de iodo em suas dietas (iodo é encontrado em muitos alimentos de origem vegetal e, especialmente, em algas e sal iodado). Um aviso para pessoas com hipotireoidismo: Produtos de soja podem reduzir a absorção de medicamentos utilizados para tratar a doença. As pessoas que utilizam estes medicamentos devem verificar com seus médicos para ver se as doses precisam ser ajustadas.

Outros efeitos à saúde

Produtos de soja parecem reduzir o LDL, também conhecido como “mau colesterol”. Eles também podem reduzir o risco de fraturas de quadril relacionadas com a osteoporose. Em um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, mulheres que consumiram pelo menos um quarto de xícara de tofu por dia tiveram, em média, uma redução de 30 por cento no risco de fratura.

Proteína da Soja

Muitos produtos de soja são ricos em proteínas. Os fabricantes têm explorado este fato, embalando a proteína isolada de soja em shakes e transformando-o em substitutos da carne. Mas alguns levantaram a preocupação de que empurrando a ingestão de proteína muito alta, seja de qual fonte for, pode não ser sábio. A preocupação é que uma dose demasiadamente elevada de proteínas pode aumentar a quantidade de insulina no sangue. Os níveis elevados do IGF-I, um tipo de insulina que as proteínas precisam, estão ligadas ao risco de câncer mais elevado. Alguma tranquilidade vem do fato de que a ingestão de soja está associada a menor, não maior, risco de câncer, e produtos de soja simples, como tempeh, edamame, ou grãos de soja, não são suscetíveis de afetar os níveis de IGF-I.

Então, soja faz bem ou mal?

Em resumo, as evidências até o momento são reconfortantes. Produtos de soja podem reduzir o risco de câncer de mama e de recorrência do câncer de mama. Eles não parecem ter efeitos adversos sobre a função hormonal masculina (salvo redução na quantidade de espermatozoides) ou na glândula tireoide, mas podem reduzir a absorção de medicamentos da tireoide.

Dito isto, produtos de soja, certamente, não são essenciais. Muitas pessoas que começam uma dieta vegana saudável, parecem sentir que eles devem ter produtos de soja. Mas o fato é que uma dieta vegan pode seguir com foco em vegetais, frutas, feijão e macarrão. Ou pode seguir uma tradição de feijão, arroz e tortillas de milho. Produtos de soja vêm de uma tradição asiática com muitas delícias saudáveis ​​e as estatísticas de saúde mais invejáveis ​​no registro. Assim, a soja é útil, mas certamente não é essencial. Se você optar por incluir produtos de soja em sua rotina, você vai ter a ciência do seu lado, enquanto mais pesquisas são divulgadas analisando o longo prazo da soja nas dietas dos brasileiros.

Gostou deste artigo? Tem alguma sugestão? Comente abaixo e faça suas perguntas. Sua ajuda será muito bem vinda!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Soja faz bem ou mal? Mitos e verdades!”

  1. Tânia Novaes

    Gostaria de saber mais sobre produtos saudaveis para menopausa e convivendo com nódulos tiróide

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Tãnia, nosso artigohttp://www.saudemelhor.com/menopausa-pra-sempre-erealmente-menopausa/ poderá te ajudar nesse assinto.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)