Ao se desintoxicar por meio de uma alimentação crudívora, você pode sofrer alguns sintomas enquanto seu corpo expele toxinas. Isso é perfeitamente normal e não é um sinal de que você está adoecendo. Leia abaixo e descubra o que esperar da desintoxicação e aprenda algumas dicas para lidar com os sintomas.

Sintomas comuns da desintoxicação

A desintoxicação pode criar uma série de sintomas no corpo ao passo que este passa pelos estágios de purificação e eliminação das toxinas. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • dores de cabeça: geralmente não dura mais que dois ou três dias, mas parece insuportável.
  • letargia
  • dores musculares temporárias
  • coriza
  • língua branca e áspera
  • sintomas similares aos da gripe
  • irritabilidade
  • dificuldade em dormir
  • fraqueza
  • desejos por comida
  • náusea
  • constipação
  • diarréia
  • gases

Às vezes algumas pessoas chegam a achar que o processo de desintoxicação causa os velhos sintomas dos quais eles queriam se livrar em primeiro lugar ao adotarem uma dieta crudívora. Você pode até pensar que está ficando doente, mas é importante continuar com o processo de desintoxicação e não tomar remédios para lidar com os sintomas. A meta é expelir os químicos tóxicos do corpo, não introduzir mais!

Uma crise de cura ocorre quando o corpo tenta expelir toxinas mais rápido do que sua capacidade normal de eliminá-las – ou seja, o que acontece quando você faz uma desintoxicação. Quanto mais toxinas há em seu sistema, mais severa será a crise de cura. Crises de cura são caracterizadas pelo aumento temporário dos sintomas durante o processo de desintoxicação. Você pode até se sentir pior do que se sentia antes de começar e chegar à conclusão de que o processo não está funcionando. No entanto, o oposto é verdade. Os sintomas são a assinatura de que o tratamento está sendo efetivo e que o corpo está se limpando de todas as velhas toxinas acumuladas. Essa reação é temporária e geralmente passa de 1 a 5 dias.

Sintomas da desintoxicação

Saiba quais são e como lidar com os sintomas da desintoxicação

Para lidar com a crise de cura, é importante beber muita água fresca e limpa, sucos puros e chás herbais. Eles irão auxiliar o corpo a eliminar as toxinas. É melhor usar água mineral e beber entre 6 a 8 copos de água por dia. Se você se sentir letárgico ou cansado, o corpo está lhe dizendo que você precisa descansar. Coma também muitos brotos, pois eles contém muitos micronutrientes e antioxidantes dos quais o corpo precisa mais durante sua desintoxicação.

Banhos quentes também podem ser muito úteis. Tome banhos na temperatura máxima que sua pele conseguir suportar e esfregue-a bem com esponja macia. Isso ajudará a eliminar as toxinas através da pele.

Não coma muito durante as crises. Coma refeições leves que são de fácil digestão. Aumente a quantidade de fibras que você ingere e tome leite de magnésia para limpar o cólon. Tome suplementos vitamínicos e minerais para suprir suas necessidades nutricionais durante esse período.

Meditação pode ajudar com as mudanças bruscas de humor que você talvez experimente durante uma crise de cura, portanto, sempre que se sentir irritadiço, dispense uns 15 minutinhos para relaxar em um quarto escuro, fechando os olhos e tentando deixar a mente limpa, sem pensamentos.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a passar pela desintoxicação e que você saiba que tudo pelo que está passando é normal e esperado. Caso sinta que precisa de ajuda, tente entrar em contato com membro da comunidade crudívora que poderá lhe fornecer apoio durante esse período.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

10 comentários para “Sintomas da desintoxicação na dieta crudívora”

  1. Cardoso

    Estou no sexto dia e desde o 2 tenho crise de cólicas renais, isso também é normal, estou tomando buscopam composto se não não da pra suportar…pretendo seguir por 15 dias

    Responder
  2. Solineis

    Eu também estou tendo crise de renal a 3 dias e ontem eu tomei buscopan em comprimido pois não suportava mais a dor sinto muita canceira corpo ruim coriza e tosse como se eu estivesse gripada

    Responder
  3. Fausto

    No começo do mês resolvi tentar a dieta crudívora 100% Primeiro dia foi bem, segundo dia dor de cabeça forte, quinto dia pequena diarreia, mas me sentindo muito bem, fiquei quase 6 dias com pouquíssimo sal. Na segunda semana acabei relaxando e comi peixe que pesquei e alguns legumes cozidos. Para quem fica uma semana 100% cru, comer um chuchu ou aipim cozido é como se fosse um banquete, um churrasco. Ontem resolvi começar de novo e tentar 100% cru por mais tempo.

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Oi Fausto,

      Fazer dietas pode ser algo interessante, mas não faça dietas sem a indicação médica, ok?
      Em geral, dietas sem acompanhamento profissional acabam causando problemas à saúde!

      Responder
  4. Elisângela

    Estou no 5 dia, e estou com bolinhas no rosto é normal?

    Responder
  5. Camila Boletini

    Comecei ha 10 dias uma reeducação para um dia chegar ao crudovorismo de forma natural e menos radical. Passei a comer legumes orgânicos crus, beber cerca de 3 litros de água por dia, reduzi drasticamente açúcar, lacticíniose alcool e carne. Tomo suco de limão em jejum. Estou com o rosto repleto de espinhas, voltei pra adolescência, começaram a surgir aftas, gases e desconforto intestinal, tonturas e dores de cabeça. Ha cerca de 4 dias estou com estes sintomas. O quê posso fazer para melhorar e quanto tempo pode durar esses desagradáveis sintomas?

    Responder
  6. André

    Já era ovolactovegetariano a mais de 10 meses, e decidi cortar tudo, fiquei 100% crudívoro por 2 semanas inteiras e, apesar de estar consumindo frutas, verduras e algumas raízes, como cenoura e beterraba, continuo sentindo dores de cabeça, cansaço físico de moderado a severo, e um pouco letárgico. Agora não sei se devo manter a dieta até me adaptar ou voltar a comer alimentos cozidos (dieta vegana, não consigo mais voltar aos lactíneos e os ovos).

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      André, por isso sempre lembramos nossos leitores: só faça uma dieta vegana ou vegetariana com o devido acompanhamento profissional! Falamos um pouco disso no artigohttp://www.saudemelhor.com/por-que-dieta-sem-nutricionista-pode-ter-efeito-contrario/

      Responder
  7. Elisângela Pesqueira

    Eu comecei a fazer essa dieta, meus primeiros sintomas foi tontura, até sentia vontade de comer mas sempre algo diferente. O meu sofrimento maior é gases e um mau estar perto da minha garganta como se estivesse um bolo. Fiz um sumo de couve foi que melhorou. As vezes acho que estou com gastrite.

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Elisângela, o quanto antes você buscar o auxílio de um profissional para sua dieta, melhor para evitar esses problemas.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)