Nós normalmente associamos bananas com pratos doces, certo? Mas bananas também podem ser versáteis, dando um delicioso sabor a pratos salgados. Seja combinando a banana com outros ingredientes ou usando como ingrediente principal de um prato salgado, existem diversas formas de preparar a banana de um jeito diferente do que você já está acostumado, sem ter que abandonar aquele delicioso sorvete caseiro vegano de banana. Vamos então fazer algo diferente e incrementar seu livrinho de receitas vegano.

Receitas salgadas com banana verde: chips salgados de banana

Um petisco crocante e saboroso de banana, muito fácil de fazer.

Ingredientes

  • 2 bananas verdes ou quase maduras
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • Sal em grãos grossos e pimenta preta

Modo de preparo

Primeiro corte as bananas finas. Cubra com um um pouco de açúcar mascavo em ambos os lados, sem exagerar. Coloque as fatias de banana em uma assadeira untada com azeite e/ou manteiga vegana. Polvilhe o sal e pimenta preta.

Asse em forno a 200° C por 16 a 20 minutos, tomando cuidando para não deixar queimar. Você quer que as bordas fiquem crocantes mas os centros fiquem suaves e mastigáveis. É melhor comer na hora, mas você pode armazenar todas as sobras em um recipiente hermético por um dia ou dois. Não há necessidade de refrigerar. É um excelente petisco vegano!

Opções de petiscos saudáveis para veganos

Que tal esses chips de banana? Ótimo e saudável para assistir um filme! (Foto: www.abeautifulmess.com)

 

Receitas salgadas com banana madura: pão de banana vegano e salgado

Existem várias receitas de pão de banana, poucos deles são salgados. Por isso, conte com a gente para te dar a receita de um bom pão de banana salgado.

Ingredientes

  • 1 + 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal kosher
  • 3 banas médias muito maduras batidas em purê
  • 1/2 copo de iogurte de soja
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Oleaginosas (castanha de caju, amendoins, pistache, etc)

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180° C. Forre o fundo de uma assadeira com papel manteiga, deixando um pedaço de 2 polegadas para as bordas. Unte com manteiga vegana ou azeite.

Misture a farinha, o bicarbonato e o sal em uma tigela média. Bata a banana, o açúcar, o iogurte, o óleo e a baunilha juntos em outra tigela média. Misture delicadamente os ingredientes molhados aos ingredientes secos com uma espátula de borracha até que apenas a massa venha. Transfira a massa para a forma de pão preparada, colocando as oleaginosas por cima da massa, e leve ao forno. Deixe por 50 a 60 minutos, até que um garfo saia limpo ao furar o pão. Cubra com papel alumínio se o pão estiver dourando muito rápido.

Esfrio pão sobre uma grade por 30 minutos e, em seguida, levante-o da assadeira pelas saliências do papel manteiga e deixe esfriar completamente sobre o suporte (pode ser um prato também, ou outra assadeira fria). Armazenar o pão em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 5 dias.

Pão de banana salgado

Nada como um bom pão, com uma boa dose de Ômega 3, para manter sua saúde em dia não é? (Foto: www.twopeasandtheirpod.com)

Receita de bife de casca de banana

Não é só de soja que vive o vegano. Dá pra fazer um delicioso bife com a banana e sua casca. Vamos à receita?

Ingredientes

  • 5 bananas médias com casca
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de chá de farinha de rosca vegana ou farinha de linhaça
  • 1 xícara de chá de gel de linhaça (deixe a linhaça de molho na água de um dia para o outro, coe o gel)
  • Ervas e tempero a gosto

Modo de preparo

Com as bananas ainda com a casca, corte as pontas e tire a casca, cortando ao meio. Lave as bananas com água corrente e remova os fios brancos da banana completamente.

Em uma tigela separada, coloque um copo de água filtrada e misture os temperos à gosto. Coloque as cascas da banana de molho, deixando por pelo menos 30 minutos.

Depois desse tempo, retire as cascas da água e passe na farinha de trigo, depois passe no gel de linhaça, e volte a passar na farinha de rosca ou linhaça.

Frite em óleo não muito quente e sirva. Fica uma delícia servido com um feijão tropeiro vegetariano!

Gostaram das receitas? Tem alguma sugestão? Deixem nos comentários suas ideias e sugestões de receitas veganas salgadas com bananas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)