Que tal aproveitar a casca e as sobras de frutas, legumes, e outros vegetais na sua casa para receitas deliciosas? É completamente possível e, inclusive, recomendado, já que a casca de muitos desses alimentos contém diversos nutrientes essenciais para uma dieta saudável e nutritiva. Para os veganos e vegetarianos, ainda é mais uma opção de nutrição para o dia a dia, incrementando ainda mais o livrinho de receitas!

Receitas com cascas de alimentos: casca de laranja e limão cristalizada

Um excelente petisco para matar sua vontade de comer doces, sem conter a mesma quantidade de calorias que brigadeiros, chocolates veganos e outros doces hiper calóricos que tanto gostamos. Além disso, ainda tem vitaminas e nutrientes para não ser um doce vazio dentro da sua dieta.

Ingredientes

5 a 6 limões ou 2 a 3 laranjas

1 xícara e meia de água fria

2 xícaras de açúcar

Açúcar refinado (opcional)

Modo de preparo

Descasque os limões ou laranja com um descascador de legumes, tirando tiras longas e finas. Encha uma panela com 3/4 de água e 1/2 colher de chá de sal. Adicione as cascas de limão ou laranja e leve para ferver. Cozinhe por 10 minutos e depois escorra. Repita, usando o outro 1/2 colher de chá de sal. Isto vai suavizando as cascas de limão e da laranja e tirar o amargor residual do miolo.

Escorra as cascas uma segunda vez e reserve. Adicione dois copos de água fria e o açúcar para a panela e leve para ferver, mexendo até dissolver o açúcar. Enquanto estiver dissolvendo, adicione as cascas de limão ou laranja e cozinhe em fogo baixo por 45-60 minutos. Cuidado para não deixar caramelizar.

Levante imediatamente as cascas com um garfo e deixe esfriar em um pedaço de papel ou em um prato. Se você quiser comê-los como doces, passe em açúcar refinado enquanto a casca ainda estiver molhada. Quando elas estiverem secas e esfriadas coloque em um recipiente fechado na geladeira, onde irá durar por um longo tempo. O xarope pode também ser armazenada na geladeira e ser usado para várias outras receitas.

Aproveitando restos de alimentos para receitas em casa

Que tal aprender a aproveitar as cascas e sobras de suas frutas e vegetais para ter mais nutrientes na sua dieta? (Foto: www.thecandidadiet.com)

Conserva casca de melancia

Quem diria que a casca da melancia poderia dar um excelente e delicioso prato?

Ingredientes

2 kg de casca de melancia

2 xícaras de vinagre branco

2 xícaras de água

4 xícaras de açúcar

3 paus de canela

1 colher de chá de cravo inteiro

1 colher e chá de pimenta da Jamaica

1 limão cortado em fatias finas

Para a salmoura: 1/4 de xícara de sal, 4 xícaras de água

 

Modo de preparo

Retire todas as partes rosadas da casca da melancia, e remova a casca externa. Corte a casca em pedaços de 1 x 2 polegadas e com cerca de 1 polegada de espessura. Mergulhe a casca em água salgada durante a noite, dissolvendo 1/4 de copo de sal em cada litro de água (fazer salmoura suficiente para cobrir todos os cubos).

No dia seguinte, escorra a casca, lave em água corrente, e drene a água. Misture os ingredientes e ferva por 5 minutos. Adicione um pouco da casca de cada vez e deixe cozinhar até a casca ficar mais clara (algo em torno de 30 minutos). Enquanto isso, esterilize potes de vidro para colocar sua melancia em conserva (coloque em água quente os potes de vidro, e deixe eles lá).

Coloque os cubos nos potes de vidro esterilizados ainda quentes. Preencha até o topo com o xarope, e tampe. Deixe esfriar naturalmente e depois, você pode guardar na geladeira.

Abaixo, uma receita deliciosa de hambúrguer de casca de banana!

Aprendendo a secar a casca de vegetais para chá

Qualquer casca de fruta orgânica dá pra usar para fazer um bom chá. Geralmente, é mais fácil fazer esse preparo a partir da casca de frutas cítricas, mas há outras cascas que podem obter o mesmo resultado.

Usando um bom descascador de legumes e bem afiado, corte apenas sob a superfície da casca e remova as tiras de cima para baixo. Principalmente em frutas cítricas, evite pegar qualquer parte do miolo, a parte “branca” da fruta.

Empilhe algumas tiras juntos por vez e corte transversalmente em em pedaços finos. Espalhe em uma única camada em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno a 100°C até que a casca se enrole e endureça ligeiramente (entre 25 e 30 minutos). Algo semelhante ocorre com todos os tipos de casca de frutas Retire do forno e deixe esfriar completamente. Armazene em um recipiente hermético na geladeira por até 3 meses. Para preparar o chá, basta esquentar a água e fazer uma infusão.

Que tal vocês compartilharem algumas ideias com as sobras dos vegetais e frutas de suas casas? Talvez uma deliciosa sopa? Aguardamos pelas ideias de vocês!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)