Almôndegas veganas de legumes, almôndegas de lentilha, almôndegas de tofu. Há várias opções de receitas veganas para almôndegas, cada uma com o sabor e a combinação certa para as mais diversas receitas que você quer fazer. É possível fazer todos os tipos de almôndegas veganas com diversos ingredientes em receitas que também podem ser facilmente adaptadas para fazer bifes de hambúrguer. Mas antes de começar, que tal conhecer melhor as almôndegas e seu cozimento?

Entenda como são feitas as almôndegas veganas

Não importa o tipo de almôndega você faz, há uma receita geral que deve ser seguida. Há o principal ingrediente, que pode ser tofu, tempeh, seitan, proteína texturizada de soja, feijão, legumes, e até mesmo oleaginosas e sementes. Há o tempero que pode ser desde simples ervas e especiarias, misturas específicas de uma cozinha étnica ou uma mistura para fazer as almôndegas terem um sabor parecido ao da carne vermelha ou frango. Outros ingredientes podem ser adicionados, como molhos veganos. Por último, existe algum tipo de aglutinante, tais como grãos, migalhas de pão e / ou substitutos de ovos, incluindo sementes de linhaça ou chia. Tudo é misturado e enrolado em bolas. Cada receita é diferente, mas estes princípios vão ajudar a dar às almôndegas o bom gosto e textura, além de impedir que elas desmanchem.

Como cozinhar almôndegas veganas?

Há muitas maneiras de cozinhar almôndegas, mas a tradicional é ainda a melhor. Você deve fazer as almôndegas e gentilmente deixá-las cair no pote grande de molho no fogão onde elas vão ferver até ficarem cozida. Almôndegas também pode ser fritas, assadas, grelhadas ou cozidas em caldo. É uma questão de preferência e a receita que está sendo usada. Também é útil que as almôndegas veganas possam ser congeladas e, em seguida, cozidas diretamente do congelador ou após serem descongeladas na geladeira.

Almôndegas veganas de soja, tofu e tempeh

As almôndegas podem ser feitas de quase qualquer coisa. Se houver uma receita de hambúrguer vegano que você ama, você pode convertê-la em uma receita de almôndegas simplesmente por enrolar os bifes em bolas ao invés de esmagar. Como a maioria das almôndegas veganas que você pode comprar no mercado, você poderia usar algum tipo de soja na receita. Tofu vai assumir o sabor de qualquer outra coisa que você colocar na receita e por isso é uma escolha versátil. Ele também mantém juntos os ingredientes devido à sua umidade. Tempeh pode ser moído em um processador de alimentos e é um pouco mais saboroso do que tofu e com uma textura mais rica. Vamos então à receita.

Receitas de almôndegas

Almôndegas de soja, tempeh, e tofu são as mais fáceis de fazer e estão entre as mais saborosas. (Foto: Connoisseurus Veg)

Ingredientes:

  • 450 g de tempeh de soja
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de tamari
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de miso
  • 1 colher de sopa de tomate
  • 2 colheres de chá de tempero italiano (orégano + manjerona + tomilho + manjericão + alecrim + sálvia)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara de pão ralado
  • 1 colher de sopa de salsa picada fresca, opcional

Modo de preparo:

Quebre o tempeh em migalhas, que não tem que ser muito pequenas, apenas para que o bloco seja quebrado. Adicione a um pote junto com a água, tamari, e azeite. Misture todos juntos para tentar revestir o tempeh com o tamari e óleo. Leve para ferver e depois reduza o fogo, e cozinhe até a água seja absorvida, o que demora cerca de 20 minutos. A cada poucos minutos use com uma colher de pau e quebre o tempeh ainda mais.

Deixe o tempeh assentar e esfriar. Corte uma cebola em pequenos cubos e pique o alho. Coloque em uma panela e água ou óleo e refogue até ficar macio. Em uma tigela pequena, misture o miso e a pasta de tomate. Adicione ao tempeh juntamente com as cebolas e o alho, o tempero italiano, sal, pão ralado, e salsa se estiver usando. Misture bem.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma assadeira com papel manteiga. Forme bolas com as palmas das mãos. Coloque as almôndegas na assadeira e leve ao forno por 30 minutos. Deixe esfriar completamente.

Neste ponto, você pode armazenar no refrigerador e/ou no freezer. Quando pronto para servir, aqueça uma pequena quantidade de óleo de alta temperatura em uma frigideira de ferro fundido. Se você não tiver um, uma frigideira antiaderente vai fazer o trabalho. Uma vez que o óleo está quente, adicione as bolas e role-as pela panela para cobri-las de óleo. Cozinhe por alguns minutos até aquecer completamente. Se você estiver fazendo um spaghetti e um molho, comece a preparar antes que as almôndegas estejam prontas e sirva cobrindo as almôndegas com o molho ou colocando-as diretamente no molho.

Almôndegas de lentilha, feijão, e legumes

Feijão, lentilhas e legumes são todos boas escolhas para almôndegas. Eles são baratos, fáceis de cozinhar e uma grande fonte de proteína e fibra. Todos podem ser triturados ou processados ​​para ficarem mais suaves ou encorpados. Eles são pegajosos e se ligam bem a outros ingredientes, o que é especialmente importante quando não se usam ovos. Outro benefício é a variedade de escolhas, cada uma com um gosto distinto e textura. Lentilhas são uma escolha especialmente boa para almôndegas, uma vez que têm um sabor rico de “carne”. Vejamos como fazer essa receita, que pode ser adaptada para qualquer outro tipo de feijão ou grão.

Receita de almôndega de feijão

Almôndegas de feijão ou lentilhas ficam saborosas e encorpadas, excelentes opções para os mais diversos pratos. (Foto: Meatless Monday)

Ingredientes:

  • 2 xícaras de lentilhas secas, enxaguadas e escorridas
  • 4 xícaras de água
  • Sal e pimenta
  • Óleo
  • 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 abobrinha bem picada
  • 1 cenoura grande ralada
  • 2 talos de aipo bem picados
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
  • 1 xícara de migalhas de pão sem glúten ou migalhas de flocos de milho
  • 2 colheres de sementes de linhaça moídas
  • 3 colheres de sopa de molho vegano de sua escolha (preferencialmente molho inglês) ou 2 colheres de molho shoyu
  • Vinagre balsâmico
  • 1 colher de chá de páprica, alho em pó, tempero italiano (1 colher de cada)
  • 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico mais 2 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

Comece a preparar o molho de sua preferência para combinar com as almôndegas. Combine a semente de linhaça ea água morna em uma caneca ou tigela pequena. Misture e deixe repousar por 10 minutos até que se torne um gel. Este será seu substituto de ovo.

Prepare as lentilhas. Leve 4 xícaras de água para ferver em uma panela grande. Adicione as lentilhas e uma pitada de sal e volte a ferver. Abaixe o calor, cubra e cozinhe por aproximadamente 20 minutos até que a água seja absorvida. Deixe esfriar e mova as lentilhas para um processador de alimentos. Processe até suavizar a textura.

Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione as cebolas e refogue-as por cerca de 4 minutos até ficarem translúcidas. Adicione as cenouras, aipo, alho, sal e pimenta. Refogue por cerca de 5 minutos até que os legumes estejam amaciados, deixando esfriar depois.

Adicione os legumes às lentilhas no processador de alimentos. Adicione o molho vegano ou shoyu, a salsa e as especiarias. Adicione o gel de linhaça à mistura de lentilhas e processe até ficar homogêneo. Transfira a mistura de lentilhas para uma tigela grande.

Adicione as migalhas de pão, 1/4 xícara de cada vez para a mistura de lentilhas e misture com a mão. A melhor maneira de misturar é molhar as mãos e usar uma mão para misturar suavemente as migalhas às lentilhas. Você provavelmente precisará de mais migalhas, então adicione mais 1/4 de xícara e misture de novo. Você quer que a consistência se sinta firme, como é  de se esperar para uma almôndega. Se ela parecer muito úmida, adicione o último 1/4 de xícara de migalhas de pão.

Coloque a mistura de lentilhas na geladeira por cerca de 30 minutos. Tire a tigela da geladeira e usando uma colher, colha da mistura de lentilha e enrole em uma bola com as mãos. Deve ser o tamanho de uma bola de golfe. Role até que fique resistente. Coloque em um prato e continue a fazer as almôndegas até que você use toda a mistura de lentilhas.

Aqueça as colheres de óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione as almôndegas de lentilha à frigideira e frite-as. Dependendo do tamanho da sua frigideira, você pode precisar fritá-las em conjuntos. Certifique-se as almôndegas corem em todos os lados. Quando elas estiverem bem douradas, transfira as almôndegas para uma vasilha forrada com papel toalha.

Adicione suavemente as almôndegas de lentilha ao molho fervendo. Deixe-as cozinhar, em fogo baixo, cerca de 10 minutos até que elas fiquem bem aquecidas. Sirva com massa.

Nota: dá pra processar os alimentos em um liquidificador ou na mão, mas vai dar mais trabalho do que usar um processador.

Almôndega vegana sem glúten

Quando você ouve a palavra almôndega, você provavelmente pensa em comida italiana. As almôndegas italianas são feitas geralmente com carne moída, alho, salsa, migalhas de pão ou pão encharcado de leite, e queijo. Espaguete e almôndegas é um prato do sul da Itália que se tornou popular na cozinha mundial. As almôndegas italianas veganas podem ser feitas com qualquer ingrediente principal que você escolher. Dê a elas esse sabor italiano, adicionando ervas e especiarias, como orégano, salsa, manjericão, erva-doce e flocos de pimenta vermelha. Adicione também fermento nutricional ou parmesão vegano ralado para a mistura. Mas para quem quer esse mesmo sabor italiano só que sem glúten, nós temos a solução.

Receita de almôndega sem glúten

Com os ingredientes certos, mesmo uma almôndega sem glúten pode ficar extremamente saborosa. (Foto: Healthy. Happy. Life.)

Ingredientes:

  • 2 xícaras de lentilhas cozidas
  • 1/2 xícara de cebola em grandes pedaços
  • 3 a 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de linhaça moída
  • 1/3 castanha de caju (melhor se forem cruas, não torradas e sem sal)
  • 1/2 colher de sopa de tomilho fresco ou 1/2 colher de chá de tomilho seco
  • 1/2 colher de chá de sementes de funcho (opcional)
  • Suco de um limão (opcional)

Para o molho de tomate italiano:

  • 1/4 xícara de cebola picada muito fina
  • 1 dente de alho em pedaços
  • 1 a 2 colheres de azeite (o suficiente para cobrir o fundo da panela que você está usando)
  • 800 g de tomates cozidos
  • Sal

Modo de preparo das almôndegas:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque os ingredientes no processador de alimentos e pulse várias vezes até que tudo esteja bem misturado. Forme as almôndegas e coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe-as no forno por cerca de 10 minutos. Gire a travessa e deixe por mais 5 minutor, mas tenha cuidado para não deixar as almôndegas secarem. A ideia é que elas fiquem firmes, não secas e difíceis de comer.

Modo de preparo do molho de tomate:

Coloque o azeite em um pote de fundo pesado. Coloque a cebola com uma pitada de sal para cozinhar sem dourar. Em seguida, o alho por cerca de 2 minutos, mas não o deixe mudar de cor, apenas cozinhar. Adicione os tomates, uma pitada de sal e deixe descobertos por cerca de 15 minutos. Experimente antes de servir. Combina muito bem também com saladas veganas e muitas outras saborosas receitas!

Quais foram suas combinações com essas receitas? Quais adaptações vocês fizeram?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)