Não vamos enrolar muito. Se você acabou parando neste artigo é porque está já com água na boca e com muita vontade de experimentar uma mousse vegana. E como somos muito bonzinhos, não encontramos apenas uma receita de mousse. Temos mais de uma receita aqui, desde uma mousse mais básica até mousses mais chiques para agradar a todos os diferentes paladares.

Vamos então às receitas?

Mousse Vegana de Chocolate

Nossa receita mais básica e rápida da lista. Feita sob medida até para os paladares não veganos, sendo também a mais simples e fácil de fazer.

Ingredientes

  • 400 ml de creme de coco;
  • Meia xícara de cacau cru em pó;
  • 1/4 copo de xarope de malte de arroz;
  • 1/4 sementes xícara de chia;
  • Pedaços de cacau ou canela, opcionais.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande. Misture-os bem até ficar suave. Despeje em 4-6 copos/tigelas para servir. Polvilhe com pedaços de cacau/canela, se quiser. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até ficar firme.

Mousse de Chocolate com Coco Torrado

Um pouco mais requintada do que a receita anterior, mistura o sabor gostoso do coco com sabor forte e marcante do chocolate.

Ingredientes para a mousse

  • 170 g de chocolate vegano de boa qualidade;
  • 3/4 xícara de leite de amêndoas.

Ingredientes para a cobertura

  • Chantilly de coco;
  • Flocos de coco torrado;
  • Chocolate raspado.

Modo de Preparo

Preencha uma tigela grande com cubos de gelo e reserve. Coloque quatro frascos pequenos (ou 6, se você preferir pequenas porções), perto de sua área de trabalho. Derreta completamente o chocolate em banho maria. Uma vez derretido, retire do fogo e coloque sobre a bacia preparada com cubos de gelo. Adicione o leite e mexa com uma espátula até incorporar em sua maioria. Não se esqueça de raspar o fundo e as bordas enquanto você está misturando. Usando uma batedeira em velocidade média-baixa, bata a mistura por 3-5 minutos. Durante este tempo ele vai ser super borbulhante, em seguida, as linhas finas vão começar a aparecer. Uma vez que as bolhas diminuem e tudo que você pode ver são as linhas, misture por mais 10 segundos e depois trabalhe rapidamente para despejar o mousse nos frascos. Bata levemente cada frasco em cima da mesa para retirar as bolhas de ar aprisionadas, cubra com a tampa e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, ou até endurecer. Mousse irá manter-se na geladeira por até 5 dias. Se acontecer de você misturar demais a mousse e não puder ser colocado em frascos, volte a panela para banho maria, derreta a mistura completamente e, em seguida, repita o processo com o gelo. Quando estiver pronto para servir, cubra com chantilly de coco, flocos de coco torrado e raspas de chocolate.

Mousse vegana

Uma delícia dessas é ótima para os domingos de sol com a família. (Foto: www.thetomatotart.com)

Mousse de Chocolate Branco Vegana

Uma receita leve e deliciosa alternativa para sua sobremesa vegana de mousse favorita.

Ingredientes

  • 1 lata de creme de coco, refrigerada durante a noite na geladeira;
  • 4 colheres de sopa de chocolate branco vegano derretido esfriado completamente;
  • 3 colheres de sopa de açúcar em pó;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, remova cuidadosamente o conteúdo da lata com uma colher, deixando de fora o líquido na parte inferior. Com a batedeira, comece a misturar em velocidade média. Adicione o restante dos ingredientes e agite por mais 2-3 minutos, até formar um creme.
Coloque em um recipiente hermético e frio na geladeira por 2 ou mais horas ou sirva imediatamente, só que quanto mais tempo ele é resfriado, a mais consistente com a textura mousse fica. Se você não tem creme de coco à mão, você pode usar o leite de coco. Basta ter em mente que você pode não obter o máximo proveito dela como você faria com o creme. Pode ser armazenado na geladeira por até uma semana em um recipiente hermético.

Mousse de Chocolate Vegano

Não gostou da primeira versão? Trazemos mais uma para garantir que conquistaremos seu paladar.

Ingredientes

  • 1 abacate grande maduro;
  • 1/4 de xícara de cacau em pó bruto;
  • 1/4 de xícara de leite de amêndoas;
  • 2 colheres de chá de agave;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha natural.

Modo de Preparo

Bata o abacate até ficar homogêneo. Misture o cacau em pó e leite de amêndoas juntos até combinados e, em seguida, adicione o abacate. Acrescente o agave, extrato de baunilha, e qualquer um dos seus ingredientes favoritos. Acrescente fatias de amêndoas torradas; sementes de chia; framboesas, mirtilos ou amoras. Misture e, em seguida, transfira o mousse para taças e guarde na geladeira até a hora de comer.

Festas veganas com receitas gostosas

Com a decoração certa, a mousse vegana pode até incrementar o menu de suas festas. (Foto: www.vegancookingwithlove.com)

Mousse de Manteiga de Amendoim

Simples, rápida e fácil de fazer, além de ser uma excelente forma de conquistar o paladar das crianças.

Ingredientes

  • 1 lata de leite de coco ou 1/2 lata de creme de coco;
  • 3-4 colheres de sopa de manteiga de amendoim natural, cremosa;
  • 2-3 colheres de sopa de néctar de agave, xarope de bordo ou açúcar em pó (ou mel, no caso de você não ser vegano).

Modo de Preparo

Esfrie o seu leite de coco durante a noite. Na parte da manhã, sem agitação ou tombamento, retire a tampa e retire o creme sólido de cima em uma tigela gelada. Deixe o líquido no fundo da lata e reserve-o para uso em smoothies, assados​​, etc. Em uma batedeira, bata até ficar em creme claro e macio (cerca de 45 segundos). Adicione a manteiga de amendoim, começando com 2 colheres de sopa e adicionando daí para o sabor desejado. Adicione o adoçante desejado, observando-se que, quanto mais líquido você adicionar, menos firme a mousse será. Leve à geladeira por várias horas para deixá-lo firmar como uma mousse ou sirva já na hora, com uma boa cobertura. Na geladeira, dura por até uma semana.

Contem nos comentários como foi experimentar essas receitas de mousse e quais incrementos vocês fizeram!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)