Brownies são conhecidos por serem difíceis de acertar na receita e no preparo. Ainda mais para quem é vegano, pode ser difícil encontrar certos substitutos para algumas receitas. Não ter o ovo na receita torna mais difícil obter a textura perfeita. Por isso, pesquisamos bastante antes de encontrar a receita do brownie perfeito, incluindo aquela casquinha gostosa que todos amam.

Brownie vegano fácil

Brownies tem que ser densos, com uma deliciosa crosta crocante. Brownies que mais se parecem com bolos não merecem o nome de brownie. O pior é que a maioria das pessoas não entende isso, e sai preparando o brownie vegano com qualquer coisa, sem se preocupar com o resultado final. E o melhor de tudo, é que a receita pode agradar a qualquer paladar, com um gostinho bem semelhante à versão original do brownie.

Na versão vegana do brownie, você vai usar uma mistura de farinha de trigo e farinha de amêndoas. A textura e gosto ficam muito melhores dessa forma. Para uma versão sem glúten, você pode usar uma mistura de farinha de arroz integral e farinha de amêndoas. E ambas as versões terão a textura e sabor que um brownie de verdade merece.

Vamos então à receita!

Brownie vegano

Veja só como pode ficar a textura do seu brownie vegano. Dá até pra deixar mais molhadinho, adaptando a receita ao seu gosto! (Foto: The Veg Mom)

Brownie vegano integral

Vamos aprender a preparar essa deliciosa receita.

Ingredientes do brownie vegano:

  • 1 colher e meia de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água
  • 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de amêndoas inteiras, moídas em farinha
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 xícara e 2 colheres de sopa de substituto de manteiga de sua preferência
  • 1/2 xícara e 1/4 xícara de chocolate
  • 1 xícara e 1/4 xícara de açúcar orgânico. Cuidado, pois reduzir o açúcar vai deixar o brownie mais parecido com um bolo
  • 1/4 xícara e 2 colheres de sopa de leite de amêndoas
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1/2 xícara de nozes picadas

Antes de irmos para nossa receita, veja uma forma alternativa de preparo do brownie vegano, para abrir o apetite!

Modo de preparo do brownie vegano

Pré aqueça o forno a 180º. Separe uma travessa de pelo menos 25 cm, forrando com papel antiaderente para cozinhar e óleo. Em uma tigela pequena, bata em conjunto a linhaça moído e a água e reserve.

Em um liquidificador ou processador, triture as amêndoas em farinha. Peneire os pedaços grandes ou use uma farinha de amêndoas pronta. Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos (farinhas, cacau, sal, bicarbonato).

Em uma tigela grande, adicione chocolate e o substituto de manteiga, derretendo no microondas por cerca de 30 a 45 segundos até derreter, ou em banho maria. Mexa bem e adicione a linhaça, açúcar, baunilha e leite. Bata a mistura.

Despeje a mistura molhada sobre a mistura seca e misture bem. A mistura vai ficar muito seca, mas não se preocupe, e continue misturando. Agora adicione as nozes restantes e o 1/4 xícara de chocolate. A chave para o sucesso brownie é uma massa muito grossa. É tão grossa, que você acha que fez algo errado.

Coloque a massa no tabuleiro preparado e colocar um pedaço de papel antiaderente no topo. Espalhe com as mãos ou um rolo de massa até ficar homogêneo.

Asse por 32 a 34 minutos a 180º e deixe os brownies esfriarem no tabuleiro por cerca de uma hora e meia. Não remova os brownies até ficarem completamente frescos ou eles vão rachar. Após uma hora mais ou menos, separe delicadamente a borda da brownie da bandeja com uma faca da manteiga e coloque-a em uma superfície para refrigerar. Esfrie completamente e corte com cuidado. Algumas rachaduras quando for fatiar o brownie são normais, mas é o que dá personalidade a eles. Armazene em recipiente hermeticamente fechado por até 3 a 4 dias.

Basta servir, agora. Dá até para fazer com uma calda de chocolate, se preferir.

O que acharam da receita? Quais foram as modificações que vocês fizeram na receita para atender ao seu gosto? Compartilhem conosco suas receitas feitas em casa!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)