Os talos, as cascas e as folhas de muitas frutas, legumes e verduras carregam até mesmo mais nutrientes do que a fruta ou vegetal por si só. Se você já está procurando comprar produtos frescos, orgânicos, então por que desperdiçar partes tão nutritivas do alimento? A menos que você esteja fazendo compostagem em casa, jogar fora talos, folhas e casca dos vegetais pode ser um desperdício.

Talos de vegetais como a couve, salsa e acelga são carregados com vitaminas, fibras e nutrientes porque o talo é o componente que está enraizado ao solo. A casca da maioria das frutas e legumes, como maçãs, laranjas, batatas, abóboras e até mesmo kiwi contém antioxidantes, fibras e outras propriedades de promoção da saúde. As partes superiores vegetais, incluindo beterrabas, cenouras, ou todos os vegetais que tem folhas junto ao legume contém vários nutrientes, sendo úteis e podem ser uma grande contribuição para sua dieta. O importante é saber o que fazer com essas chamadas “sobras” de alimentos, com receitas saborosas o suficiente para aproveitar ao máximo cada um desses componentes.

Reaproveitamento de alimentos: receitas fáceis

Os caules ou talos são uma excelente base para adicionar a fritadas. Adicione brócolis e acelga no início, juntamente com cebolas e aipo. Desta forma eles podem suavizar e absorver mais sabor delicioso. Prepare numa air fryer e você ainda terá o benefício de menos gorduras no seu prato.

Talos de couve ou salsa são ótimas para fazer a base de uma sopa. Deixe-os infundir em água por uma hora ou mais e, em seguida, remova-os da mistura. Eles irão deixar todos os nutrientes na sua deliciosa e saborosa sopa

As cascas frutas cítricas contêm bioflavonoides que são incríveis antioxidantes. Polvilhe a casca ralada de uma laranja em uma receita de bolo, um smoothie, ou outra sobremesa qualquer para um toque cítrico. A casca do limão ralada pode ser uma ótima adição a saladas.

Coloque os talos e cascas de qualquer fruta e vegetais em um processador ou fazedor de suco (juicer), incluindo couve, brócolis, acelga, cenouras, beterrabas e maçãs. O resultado pode ser um suco verde altamente nutritivo, se misturado com suco de limão ou de laranja.

Asse suas batatas e abóbora com a pele. A pele da batata tem potássio, ferro e vitamina C, assim como a pele da abóbora também contem bons nutrientes.

Use os topos da beterraba e caules de acelga para fazer um acompanhamento maravilhoso e colorido. Os topos de beterraba são carregados com cálcio, magnésio e ferro para sua dieta.

Como reaproveitar alimentos

Sopas são um ótimo destino para sobras de alimentos como hastes, folhas, e cascas. Além do sabor extra, essas partes adicionam ótimos nutrientes à sua dieta. (Foto: Food52)

Receitas de reaproveitamento de sobras de alimentos: sopa

Uma das primeiras coisas que vem à mente para usar com vegetais é jogá-los todos em uma panela com água e ferver. A sopa caseira é uma maneira fabulosa de tirar mais das partes que seriam jogadas fora. Uma grande estratégia para armazenar essas sobras de vegetais é manter um pote no freezer com algumas sobras que não foram usadas em uma sopa, ou preparar a sopa e congelar para poder jogar foram os restos.

A proporção de vegetais para água pode variar, mas você deve ter aproximadamente o suficiente para encher um pote de 4 litros. Prepare a sopa com folhas de cenoura, a parte verde do alho poró e cebolas, núcleos de repolho e couve-flor. Qualquer parte vegetal vai funcionar. Basta adicionar legumes, água, ervas e alho, ferver por uma hora, e drenar o líquido. Você pode bater tudo no liquidificador com temperos também, e fazer um delicioso creme. Quanto menos água você usar na sua sopa, mais cremoso ficará o creme.

Receitas com cascas, talos, e folhas de alimentos: prato principal

Hastes de brócolis podem se garantir sozinhas em uma salada. Primeiro remova a casca externa e, em seguida, rasgue finamente. Quando cortada em pedaços menores, os talos de brócolis e couve flor assados com suas partes maiores terão um sabor similar. Brotos de brócolis podem fazer um ótimo substituto para couves. As folhas de brócolis e couve flor são definitivamente comestíveis, e devem ser combinadas em saladas ou fritadas. A beterraba e os nabos não precisam de tratamento, basta usar em qualquer prato que possa pedir folhas verdes.

Reaproveitamento de cascas, talos, e folhas de frutas e verduras: molhos

Faça uma salada verde usando topo de cenoura finamente picado como um substituto para a salsa. Pode ser um pouco amargo o gosto, então prove antes de adicionar uma grande quantidade. Você pode fazer um bom molho ao ferve e transformar em purês os núcleos no lugar de manjericão ou outros verdes. Hastes e Talos também são boas combinações. Se você está assando vegetais inteiros para uma refeição, por que não criar um molho com vegetais em vez de comprar mais para fazer um molho separado?

Faça compotas com as sobras dos alimentos

Embora nem todo mundo goste de compotas, este é um grande meio para tornar as partes de vários vegetais mais comestíveis. Dá pra fazer compota com basicamente tudo, desde casca de melancia para uma deliciosa compota doce, até talos de couve e brócolis, em uma receita de compota salgada usando vinagre e sal.

Quais são suas maneiras favoritas de usar restos de vegetais? Deixe-nos saber nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)