Uma vez associada quase que exclusivamente a hippies, a dieta vegana já não é tão frágil quanto era, digamos, há 30 anos, mas ainda desperta o olhar dos curiosos e a desconfiança. Para esclarecer muito bem a dieta vegana, vamos explicar a alimentação dessas pessoas e como a atitude vegana pode ir para sua vida.

O que é alimentação vegana?

Uma dieta vegana concentra-se em alimentos e bebidas à base de plantas e elimina todos os produtos de origem animal. Seu objetivo é eliminar o uso e o dano aos seres vivos. Enquanto os vegetarianos ainda consomem lácteos e ovos, os veganos removem todos e todos os subprodutos animais, ou alimentos que envolvem animais em seus mecanismos de processamento. Carnes, aves, peixes e lácteos são retirados do prato e substituídos por vegetais, frutas, grãos e oleaginosas.

Estamos nos concentrando no aspecto alimentar de vegano aqui, mas o veganismo é considerado um estilo de vida inteiro. Muitas pessoas aplicam os princípios além dos alimentos, evitando roupas, maquiagem, itens de cuidados pessoais, medicação e até mesmo opções de entretenimento que exploram animais ou usam produtos de origem animal. Também devemos notar que uma dieta vegana não é automaticamente uma dieta baixa em carboidratos ou com pouca gordura. Trata-se de cortar a carne aqui, não outros nutrientes.

Alimentos veganos que você pode comer

Um vegano pode comer os seguintes alimentos:

  • Vegetais
  • Frutas
  • Grãos
  • Legumes
  • Oleaginosas
  • Tofu e tempeh
  • Óleos à base de plantas

Adoçantes naturais: o mel não é permitido pois vem das abelhas, mas você pode usar o açúcar de coco, xaropes, agave, etc.

Para obter alguma ajuda em termos de ingestão de vitaminas, absorção de minerais ou saúde intestinal, adicione alimentos fermentados como algas marinhas, kimchi, chucrute e miso, além de uma fonte de vitamina B12, como fermento nutricional.

Dieta vegana

A dieta vegana não admite nenhum produto de origem animal, nem mesmo o mel. (Foto: Reader’s Digest)

Alimentos que veganos não podem comer

Os alimentos abaixo estão fora da dieta vegana:

  • Proteínas animais: carne, porco, aves e frutos do mar estão todos fora da mesa.
  • Ovos
  • Produtos lácteos
  • Produtos de abelha.
  • Óleos / gorduras animais

Substitua estes alimentos por alternativas veganas bem equilibradas, o que significa muitas leguminosas, quinoa, manteigas de oleaginosas e tofu. Confie em nós, você ainda terá muita proteína.

O que come um vegano em algumas situações

Alguns alimentos podem ser consumidos por veganos, mas eles podem acabar levando ingredientes não veganos e é importante tomar cuidado. São eles:

Certos pães: o topo brilhante vem dos ovos, enquanto as massas podem ter mel, gemas de ovo ou até mesmo proteínas de penas de aves.

Condimentos, molhos: anchovas no molho de Worcestershire, ovos na maionese, produtos lácteos em molhos, queijo no macarrão pronto.

Açúcares: o processo para fazer açúcar branco refinado envolve o osso animal e definitivamente não é vegano.

Alimentos fritos: seus anéis de cebola podem ser cobertos de ovos ou fritos em gordura animal.

Doces gelatinosos, marshmallows: estes doces pegajosos geralmente recebem sua textura da gelatina, que vem do osso de animais.

Alimentos/bebidas com coloração vermelha: Essa cor vermelha “natural” vem do extrato de besouros esmagados e fervidos.

Amendoins torrados com salada: gelatina (proteína dos tendões de vacas ou porcos) é usada para ajudar o sal a agarrar no amendoim.

Certos álcoois: as bebidas claras são geralmente seguras. Cervejas importadas e vinhos que podem ser feitas com uma gelatina de peixe não são.

Sucos: o ômega-3, em forma de vitamina D, pode obter o impulso “saudável para o coração” através de ingredientes como o óleo de peixe e a lanolina derivada de lã de ovelha.

Dieta vegana: o que é preciso para ter sucesso?

Para que haja sucesso em uma dieta vegana, é preciso de alguns procedimentos para se ter sucesso.

Leia os rótulos para as bandeiras vermelhas.

Verifique os rótulos de alimentos embalados para palavras como castoreum, caseína, lactose, coalhada, goma-laca e soro. Todos referem-se a proteínas, espessantes e outros aditivos provenientes de animais.

Esteja preparado

Se você está na estrada ou apenas comendo fora, planejar antecipadamente pode ser a diferença. Faça um pacote de lanches portáteis amigáveis ​​ao veganismo e não se sinta tímido de ligar para os restaurantes com antecedência sobre opções veganas.

Substitua os alimentos

Em vez de saltar do extremo profundo para o território totalmente desconhecido do veganismo, faça a transição mais fácil ao encontrar formas veganas para recriar seus pratos favoritos.

Pegue um suplemento.

Ser vegano tem muitos benefícios para a saúde, mas cortar produtos de origem animal também pode deixar algumas lacunas nutricionais em sua dieta. Impeça deficiências em ferro, vitamina D e B12, ômega-3, iodo e zinco tomando suplementos ou coma alimentos veganos ricos em nutrientes, como algas, leveduras nutricionais, lentilhas e nozes.

Concentre-se em adicionar, não subtrair.

Ninguém gosta de dizer o que não pode ter. Os produtos de animais podem não mais ser “permitidos”, mas se o seu carrinho de compras estiver cheio de batata doce, quinoa, espinafre, banana, frutas vermelhantes, tofu, feijão e leite de amêndoas, será muito difícil se sentir privado.

Seja gentil com você mesmo.

O veganismo é tudo sobre ser amável com os animais e com o planeta, mas qual é o ponto se você também não é amável com você. Dê uma pausa se você escorregar de vez em quando, seja paciente se o seu paladar demorar um pouco para se adaptar a novos alimentos e não estresse se achar que não pode ser 100% comprometido em ser 100% vegano , 100% das vezes.

Arrume parceiros

Nenhuma mudança de estilo de vida é fácil de fazer sozinho. Junte-se a comunidades veganas online ou em pessoa através de mídias sociais, encontros ou fóruns. É muito mais divertido e útil quando você tem outros herbívoros para ajudá-lo a se manter motivado, trocar receitas, responder a perguntas e geralmente se sentir menos como o único vegano do mundo.

Por que se tornar um vegano?

Há muitas evidências anedóticas e científicas sobre os benefícios que mudam a vida das dietas veganas, e vai muito além dos números mais baixos na balança. De reduzir a sua pegada de carbono para aumentar potencialmente o seu bom carma, há muitas razões pelas quais as pessoas se tornam veganas

Para você mesmo

Supondo que você não esteja comendo doces veganos o dia todo ou dependa exclusivamente de alimentos processados, a pesquisa mostra que uma dieta vegana variada e saudável pode desempenhar um papel importante na melhoria da saúde geral. Aqui estão apenas alguns dos efeitos de comer alimentos reais e integrais ao longo do tempo:

  • Perda de peso
  • Pressão sanguínea melhorada
  • Baixar o colesterol
  • Menor risco de diabetes / doença cardíaca
  • Melhor digestão
  • Inflamação mais baixa
  • Ótimo sono
  • Pele mais clara
  • Tempo de vida mais longo

Para Outros Animais

Além dos benefícios nutricionais, muitos acham um sentimento de gratificação a nível moral ao se tornarem veganos. Há um elemento de compaixão para se tornar vegano, sendo o argumento de que a ingestão de carne não só poupa os animais do abate ou sofrimento, como também os trabalhadores humanos obrigados a trabalhar em condições de matadouros menos do que ideais.

Para o Planeta

Quer fazer algo bom para o planeta? Deixar a carne pode ajudar. Dietas à base de plantas como o veganismo demonstraram contribuir o mínimo para as emissões de gases de efeito estufa, o desperdício de água, o desmatamento e as mudanças climáticas, todos os quais são efeitos colaterais da produção de carne em grande escala.

Veganismo é pra você?

Se você está fazendo seus exercícios, dormindo como um bebê, geralmente se sente muito bem e seu último exame físico esteve ótimo, você provavelmente quer ficar com sua dieta atual, vegana ou não. Por outro lado, se você tem deficiências nutricionais severas como ferro, vitamina B-12, etc., mudar para uma dieta que torna ainda mais difícil obter esses nutrientes pode não ser a melhor ideia.

Dito isto, se você está cansado de sentir-se lento, suas expectativas de colesterol são um pouco preocupantes, ou você simplesmente está curioso sobre o que uma dieta inteiramente baseada em plantas pode fazer por você, considere dar uma chance ao veganismo. Você pode amar tudo sobre isso. Você pode perceber que você se sente melhor sem lácteos, mas você também ficará muito feliz bebendo uma bebida não vegana de vez em quando. Você provavelmente descobrirá que os veganos são tudo menos chatos. Você nunca sabe até tentar.

Como foi sua transição para o veganismo? Está tentando a dieta agora pela primeira vez? Como está sendo? Compartilhe conosco sua experiência!

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