Alguns vegetais são melhores para sua saúde quando comidos preparados em vez de crus. Cozinhar vegetais pode neutralizar enzimas que causariam problemas digestivos e removem anti nutrientes que podem interferir com a assimilação de vitaminas e minerais. Cozinhar também mata bactérias potencialmente nocivas. Mas quais vegetais precisam ser preparados antes do consumo?.

Vegetais que comemos cozidos: crucíferos

Repolho, couve, brócolis, couve-flor e outros vegetais crucíferos são bons para comer crus para a maioria das pessoas. Algumas pessoas, no entanto, experimentam gases e inchaço de açúcares difíceis de digerir encontrados em vegetais crucíferos crus. Estes açúcares tornam-se mais fáceis de digerir uma vez cozidos. Aqueles com condições da tireoide também devem evitar vegetais crucíferos crus. Até nos vegetais cozidos, os crucíferos contêm inibidores da tireoide que podem piorar as condições da tireoide.

Feijões e outros grãos estão entre os alimentos que precisamos cozinhar para comer

Os feijões não cozidos ou pouco cozidos contêm altas quantidades de lectina de glicoproteína, uma toxina que pode causar náuseas, vômitos e diarreia dentro de três horas após o consumo. A gravidade dos sintomas está diretamente relacionada à quantidade de toxina ingerida. O consumo de apenas cinco feijões crus podem resultar em uma doença. Uma porção de feijão não cozido pode ter até 70.000 unidades da toxina, mas totalmente cozidos eles tem menos de 400 unidades. Cozinhar exclusivamente feijão é um processo simples: molhe-os em água por pelo menos cinco horas, mude a água e ferva os feijões até ficarem macios em uma panela de pressão.

Quais vegetais devem ser cozidos

Apesar de alguns vegetais manterem mais nutrientes quando consumidos crus, alguns deles devem ser obrigatoriamente cozidos para os melhores resultados. (Foto: NutritionFacts.org)

Evite as batatas cruas

As batatas cruas, particularmente as verdes, podem ter uma alta concentração de uma toxina perigosa conhecida como solanina. As batatas cruas também contêm anti nutrientes. Embora você possa remover a maioria dos anti nutrientes descascando as batatas, alguns ainda permanecem dentro da batata. Além disso, o amido não cozido em batatas pode resultar em problemas digestivos, gases e inchaço. Para obter o maior benefício e o menor risco de suas batatas, asse, prepare no vapor, refogue ou cozinhe de outra forma.

Cozinhando outros legumes

Alguns vegetais são mais benéficos para a sua saúde quando comidos cozidos, apesar de serem perfeitamente seguros de comer crus. Por exemplo, os aspargos tem mais antioxidantes que combatem câncer uma vez cozidos, e o cozimento de tomates permite que você absorva mais licopeno. Os cogumelos cozidos possuem potássio mais biodisponível. O beta-caroteno em cenouras cozidas é mais fácil de absorver, e seu corpo deriva mais ferro, cálcio e magnésio de espinafres cozidos. A menos que você tenha uma razão específica para evitar a forma crua de um vegetal, inclua variedades cruas e cozidas em sua dieta.

Quais vegetais vocês consomem crus e cozidos? Como preparam melhor os vegetais em suas dietas?

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