A maneira mais rápida e fácil para preservar seu produto fresco do jardim é congelar ele. Você precisa de um mínimo de tempo de preparação e o risco de intoxicação alimentar é baixa. Tudo que você precisa são os sacos plásticos ou recipientes que vão ficar intactos quando congelados no espaço em seu freezer.

Quase todas as frutas, especialmente frutas vermelhas como morangos, cereja, framboesa e mirtilo congelam muito bem. Já quanto a legumes, o mais adequado para o congelamento são aqueles que são cozidos antes de servir. Não congele os vegetais que são normalmente consumidos crus, como aipo, pepino, alface e rabanete.

Por que congelar os vegetais?

Vegetais, já que vêm da horta, tem enzimas que trabalham neles. As enzimas quebram a vitamina C em um curto espaço de tempo e convertem açúcar em amido, deixando a degustação de alimentos parecendo como comer papelão. Para neutralizar as enzimas, é necessário fazer um processo chamado “branqueamento”. Frutas não precisam de branqueamento antes do congelamento. Elas são geralmente congeladas com açúcar seco ou misturados em forma de um xarope de açúcar e água, o que é bem simples de fazer e só precisa de um pouco de cuidado com a lavagem dos alimentos. Por isso, nossas dicas vão se concentrar mais nos legumes hoje.

Posso congelar todos os vegetais?

Com a exceção das folhas, como alface, almeirão e couve, você pode congelar tudo sim. Alguns tem o gosto um pouco alterado com o congelamento, mas quando feito da forma correta, mantém o gosto e o frescor por longos tempos.

Congelando vegetais

Uma delícia saborosa que pode ser conservada por um bom tempo! (Foto: www.wikihow.com)

Como congelar e fazer o branqueamento dos legumes?

  1. Escolha jovens legumes para congelar: é melhor escolher produtos novos do que aqueles que sejam totalmente maduros. Além disso, evite vegetais machucados ou danificados. Faça a colheita ou compra dos mesmos no início da manhã;
  2. Alinhe tudo o necessário para o branqueamento e congelamento em primeiro lugar: nada conta mais do que a velocidade para manter a frescura dos alimentos e o sabor. Você vai precisar de água para ferver, sal e água bem gelada (com gelo, de preferência);
  3. Limpe; lave e corte bem os legumes: tenha certeza de cortar em pedaços iguais para que eles cozinhem igualmente durante o branqueamento;
  4. Branqueamento: para o branqueamento, use pelo menos um litro de água para cada quilo de vegetais, pré-aquecido a ponto de ebulição em uma panela tampada . Você pode usar um suporte de arame sobre uma polegada de água fervendo em uma panela. Você pode adicionar sal, se preferir adicionar gosto aos alimentos;
  5. Cozinhe e teste os vegetais a seu gosto: você já deve ter preparado ou viu alguém preparando uma sopa. Percebe que os vegetais perderam as cores originais? Isso é o branqueamento. Por isso, comece com os vegetais mais “brancos” e depois passe para vegetais mais escuros. Quando achar que está bem cozido, tire um pedaço, coloque na água gelada e coma para testar. Quando achar que eles estão prontos, tire-os da água quente e coloque-os na água gelada em um choque térmico para eles pararem de cozinhar;
  6. Seque e armazene os legumes: arrume -os em recipientes ou sacos de congelação bem compactados para deixar o menor espaço para o ar possível.
  7. Vede os recipientes ou sacos e rotule-os.

Cuidados especiais

Alguns legumes com alto teor de amido, como a batata, podem ter um gosto consideravelmente afetado por causa da ação das enzimas. Outros alimentos também podem passar pelo mesmo processo, mas você terá que testar para saber quais ficam a seu gosto ou não.

A melhor parte em poder congelar os alimentos está em poder poupar dinheiro ao fazer compras quando as frutas e legumes estão em suas respectivas temporadas de colheita. Porém, um cuidado importante a se tomar é respeitar o limite de seis meses de armazenamento para os alimentos. Muitas pessoas não respeitam e dizem que nunca tiveram problemas, mas intoxicação alimentar não é algo para se tomar como leviano.

Dito isso, esperamos ter ajudado nossos amigos vegetarianos, veganos ou aqueles que apenas querem uma vida mais saudável a preservar melhor seus alimentos. Se ainda ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar no espaço de comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

18 comentários para “Quais frutas, verduras e legumes você pode congelar sem problemas?”

  1. Lorrana

    Esse progama e bom por que para quem não sabe congela almenos e frutas

    Responder
  2. Andréa da Veiga

    Eu gosto de fazer pela manhã suco de laranja com couve. Lavo, seco, corto bem fininha, separo em pequenas porções e congelo. Na hora do suco coloco a couve ainda congelada no liquidificar e bato. Gostaria de saber se neste procedimento estou perdendo os benefícios da couve.

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Perde poucos nutrientes Andréa, desde que sejam feitos com alimentos frescos.

      Responder
  3. Suelen

    Tenho o costume de congelar legumes sem a etapa do branqueamento, crus mesmo. Isso teria problema? Além disso, posso congelar legumes com casca? Agradeço desde já!

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Não, mas é mais eficiente congelar após o branqueamento.

      Responder
  4. Ilona de Oliveira Ventura

    Jiló e quiabo..Congelo com a mesma técnica??

    Responder
  5. Edilson

    Gostaria de saber se posso congelar Acelga…Cenoura…repolho…e cebola…couve flor?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Pode, sem problemas.

      Responder
  6. Aline Juliano

    Gostaria de saber se a batata doce tem que fazer branqueamento para congelar?

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Sim Aline, como todos os legumes.

      Responder
  7. Elini

    Congelar verdura perde o nitruente

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Não muito se for feito pelo processo de branquamento.

      Responder
  8. Margarida Gonzags

    Posso congelar o chuchu sem branquiar? só faço tefogado e cozido em sua própria água.

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Pode, mas ele perderá nutrientes.

      Responder
  9. Cláudia

    Gostaria de saber se posso guardar porções tipo(batata, abobrinha, xuxu, cenoura…)juntos no mesmo pote para fazer sopinha para meu bebê.
    Cláudia Gomes

    Responder
    • Equipe Estilo Vegan

      Pode Cláudia, sem problema algum.

      Responder
  10. Maria da Penha Monteiro

    Boa noite gostei da maneira de congelar legumes e frutas, sou aposentada mais cozinho ha anos e tenho algumas amiga que quer, que eu faça comida congeladas e você me tirou muitas dúvidas, obrigada é tão bom as pessoas dividir o que saber ha espaço para todos que Deus lhe proteja

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)